O que a igreja evangélica diz sobre Maria?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Maria nos aponta a direção das virtudes evangélicas (Lc 1,26-38) Maria é a serva do Senhor. Hoje, celebramos Nossa Senhora Rainha coroada como rainha do Céu e da Terra.

Maria, mãe de Jesus, é uma das poucas mulheres mencionadas nas escrituras e a única cuja vida e cujo ministério foram profetizados séculos antes de seu nascimento (ver 1 Néfi 11:15, 18; Mosias 3:8; Alma 7:10).

Maria, em Caná da Galileia, é chamada de “mãe”: é o seu papel. Ela é a “Mulher”, símbolo de Israel, esposa de Deus.

Celebramos, hoje, o dia de Nossa Senhora de Guadalupe.

Biblicamente, Maria teria testemunhado a crucificação e morte de seu filho Jesus. E teria participado da primeira comunidade cristã, ou seja, integrado aquele grupo de seguidores que iniciaram a propagação do cristianismo.

Algumas passagens do Evangelho são, aparentemente, um culto a Maria. Uma se encontra no Evangelho de Lucas, no capítulo 11, 27-28. A uma moça que grita: “Bem-aventurado o ventre que te gerou e o seio que te amamentou”, Jesus responde: “Bem-aventurados ainda mais aqueles que escutaram a Palavra de Deus e a observaram”.

Nossa Senhora é proclamada “bendita entre todas as mulheres” (Lc 1,42) e feliz porque acreditou (Lc 1,45), e logo engrandece o Senhor porque olhou para sua humildade e fez nela maravilhas, por isso todas as gerações hão de chamá-la bem-aventurada (Lc 1,48-49).

Os Evangelhos sinópticos apresentam a figura de Maria em referência a Jesus em momentos diferentes. Na genealogia (Mt 1,16, Lc 3,23), na sua concepção virginal (Lc 1,26-38); na visita de Maria a Isabel e no Magnificat (Lc 2, 39-56).

Issa

Issa é o nome árabe de Jesus, considerado pelo Islão como um profeta.

Deus o havia escolhido para ajudá-lo na sua obra de salvação. Queria alguém com sua disposição para ficar com a humanidade, sentir suas dores, ter compaixão, saciar material e espiritualmente a fome e a sede dos seres humanos.

Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a executam.” (Lucas 8.21). Jesus nunca chamou Maria de mãe nem de senhora, mas de mulher, um tratamento inabitual, mas respeitoso.

O significado do nome Maria – De origem hebraica, Maria significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”. Segundo o Dicionário de Nomes Próprios, “é um nome de origem incerta, e provavelmente tenha vindo do hebraico Myriam, que significa 'senhora soberana, vidente'.

07/10/2020. Muito se fala sobre Nossa Senhora, em como foi escolhida para ser a Mãe de Jesus Cristo e todo o bem que a Imaculada faz por pessoas de todo o mundo. Seguir seus passos e ser coberto pelo seu manto é fortalecedor e uma forma de estar cada vez mais próximo de Deus.

Maria, a mãe de Jesus, recebeu uma missão muito especial: cuidar do salvador do mundo durante sua infância, junto com José. Ela era jovem mas aceitou o desafio. Maria engravidou ainda virgem e deu à luz Jesus em um estábulo. Ela viu os sinais que ele seria importante e guardou tudo no seu coração.

Não subiu ao Céu, como fez Jesus, com a sua própria virtude e poder, mas foi erguida por graça e privilégio, que Deus lhe concedeu como a Virgem antes do parto, no parto e depois do parto, como a Mãe de Deus.