O que a Igreja Católica defende?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Os católicos acreditam na Santíssima Trindade, três pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo - que formam um só Deus. Creem na intercessão da Virgem Maria e nos santos, que eram pessoas que viveram de acordo com os ensinamentos bíblicos.

Caracteriza-se a Igreja, como principal finalidade a propagação e a expansão da doutrina católica, objetivando a salvação da humanidade. E como Igreja, é instituição responsável pelos católicos espalhados pelo mundo1.

Até mesmo dentro dos assuntos relacionados à Igreja Católica, temos diversas categorias de doutrinas, por exemplo, a Doutrina Social da Igreja, a doutrina sobre o pecado original, a doutrina ascética, a doutrina sobre Deus, sobre o Batismo, sobre a imposição das mãos, a doutrina das indulgências e outras centenas mais.

O catolicismo crê que Deus salva através destes sacramentos. Na Igreja Protestante existem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (Santa Ceia).

Jesus Cristo foi o grande profeta. Para os cristãos, é o filho de Deus e a segunda pessoa da Santíssima Trindade que veio ao mundo para pregar o Evangelho. O cristianismo concretizou a importância de Jesus Cristo ao datar a contagem do tempo a partir de seu nascimento.

Os Dez Mandamentos também incluem a proibição de idolatria, blasfêmia, trabalhar no sábado, desonrar pai e mãe, assassinato, adultério, roubo, falsos testemunhos e cobiça. Em outros livros do Antigo Testamento, profetas como Isaías, Jeremias e Ezequiel clamavam por justiça e compaixão pelos oprimidos.

As práticas da religião católica são de viés cristão, ou seja, acredita apenas em Deus como ser onisciente, onipotente e onipresente: tudo sabe, tudo pode e tudo vê. Existem duas rezas que revelam bem a fé e prática do católico: elas são a Ave Maria e o Credo.

Ser católico é fazer parte da Igreja Católica, que também considera Cristo como o messias e salvador, mas conta com doutrinas e dogmas a serem seguidos pelos fiéis. Logo, um católico é cristão, mas nem todo cristão é católico. Neste sentido, os católicos veem a religião segundo a interpretação da Igreja Católica.

A Igreja Católica, por sua longa experiência e tradição na prática de ajuda à população em situação de carência, qualquer que seja ela, desenvolve, através de seus membros, ações voltadas para o atendimento a essa população, seja a partir de ações individuais ou de instituições assistenciais.

católica apostólica romana

Art. 15 - A religião da nação brasileira é a católica apostólica romana, única mantida pelo estado. Art.

A doutrina da Bíblia inclui os mandamentos, os ensinamentos, as leis e os princípios que pertencem à fé que salva e nos ajuda a viver uma vida em vitória. Neste sentido, um livro que expõe estas verdades da Bíblia, tem ocupado, e sempre deverá ocupar um lugar importante entre o povo de Deus.

Os evangélicos, portanto, são aqueles que procuram seguir o Evangelho de Jesus Cristo tornando a doutrina mais próxima dessa perspectiva. Por essa razão, cristão e evangélico tornaram-se termos intercambiáveis. O segundo momento para entender o termo evangélico está na Inglaterra.

Sua principal característica é a crença nas boas-novas de Jesus Cristo pelo evangelho. Atualmente, o termo mais utilizado para essa vertente é “Movimento Evangélico”, visto que evangelismo normalmente é usado como sinônimo de evangelização, que significa espalhar os ensinamentos de Jesus.

No documento "Lumen Gentium", promulgado pelo concílio em 1964, firmou-se a posição de que "a verdadeira Igreja de Cristo subsiste na Igreja Católica".

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.

A Bíblia é uma coleção ou compilação de livros sagrados, contendo as histórias, doutrinas, códigos e tradições que guiam os cristãos, com base na tradição judaica (Antigo Testamento) e na divulgação do Evangelho (Novo Testamento).

apóstolo Pedro

A Igreja Católica, também conhecida como Igreja Católica Apostólica Romana é uma igreja fundada de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo e que tem o apóstolo Pedro como figura de destaque, pois foi através dele que a Igreja começou a ser edificada (Mateus 16:18).

Deixemos que a Bíblia fale por nós, mostrando-nos que Jesus, realmente, não é todo-poderoso ou onipotente como o é o Deus Pai, absoluto e único, enquanto que Jesus é também Deus, mas relativo. E isso não o diminui em nada, pois, como Ele mesmo ensinou, Ele é Deus Filho, enquanto que o Deus mesmo é o Deus Pai.

O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.

A Igreja Católica Romana e a Igreja Católica Ortodoxa são vertentes do Cristianismo que se diferem em questões de costumes e doutrina.