O que a história de Isaque nos ensina?

Perguntado por: omarinho . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 20 votos

Isaque foi um filho da promessa de Deus para Abraão e Sara, e mesmo quando parecia impossível que eles sofreram um filho na velhice, Deus cumpriu a sua promessa. Isso nos ensina que Deus é fiel em cumprir as suas promessas, mesmo quando as circunstâncias parecem impossíveis.

Não é para Seu próprio conhecimento; pois Ele tem conhecimento prévio de todas as coisas. Ele conhece toda a nossa vida e tudo o que fazemos. Mas Ele nos prova para nosso próprio bem, para que conheçamos a nós mesmos.

A história de Isaque e Rebeca ensina que o casamento não se baseia apenas no amor, mas na fé. Gênesis 24 nos conta a história de como Abraão enviou seu servo para encontrar uma esposa para Isaque. O servo partiu e fez uma oração muito específica para ajudá-lo a identificar quem seria essa esposa em potencial.

Qualidades de Isaque na Bíblia

  1. Paciente. Isaque demonstrou paciência ao esperar pela esposa certa, mesmo depois de sua mãe tentar persuadi-lo a casar com uma mulher de sua própria escolha (Gênesis 24:1-4).
  2. Obediente. ...
  3. Respeitoso. ...
  4. Humilde. ...
  5. Próspero. ...
  6. Firme na fé

Isaac foi o único patriarca bíblico que não deixou Canaã e o único que não teve o nome mudado. Foi também o patriarca de vida mais longa, morreu aos 180 anos. Bibliografia: Bíblia sagrada.

Ele prometeu que faria de Abraão pai de uma nação. Isaque, seu filho, é fruto desta promessa, que se estende de geração em geração, até nossos dias. Ele promete não nos desamparar, não nos deixar sós, cuidar de nós e de nossa família.

Sua obediência inquestionável ao comando aparentemente confuso de Deus, deu a Deus a glória que Ele merece e nos deixou um exemplo de como devemos glorificá-Lo. Quando obedecemos da mesma forma que Abraão, confiando que o plano de Deus é o melhor possível, nós elevamos Seus atributos e O louvamos por eles.

Isaque também prosperou porque ele semeou naquela terra onde havia fome. Em tempos de seca, o preço das commodities sobe muito, e foi justamente num tempo assim que Isaque teve uma supercolheita. Ele colheu em um ano o equivalente a um século. E tudo isso em um ano de seca e fome.

O Deus de Isaque
Assim, toda a vida de Isaque foi um desfrute da herança de seu pai. Note que é impossível ter a experiência de Abraão sem ter a experiência de Isaque. Da mesma forma, é impossível ter a experiência de Isaque sem a de Abraão. Precisamos perceber que Deus é o Pai, e tudo procede Dele.

Ao conhecer Rebeca e tomá-la por esposa, Isaque não esperava o que viria pela frente. Quando ele descobre a esterilidade de Rebeca, a Bíblia diz que o patriarca orou ao Senhor para que a madre de sua esposa fosse aberta (Gn 25.21).

Confira algumas práticas que vão ajudar você nessa missão!

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Isaque e Rebecca sabiam que Jacó seria maior que Esaú. Mas Isaque amava a Esaú, enquanto Rebecca amava a Jacó. Sabendo da promessa, Rebecca e Jacó enganaram e mentiram para Isaque para receber sua benção.

Jesus diz: Buscai primeiro o Reino de Deus e todas as demais coisas vos serão acrescentadas. E a vontade dele na vida de cada um se manifestará e será o melhor, tenha certeza disso. Deus quer abençoar a sua vida sentimental. Deus quer que você seja feliz no seu relacionamento, seja o namoro, noivado ou o casamento.

Rebeca deu à luz gêmeos, Esaú e Jacó. Isaac tinha 60 anos de idade quando seus dois filhos nasceram.

Esaú concordou e vendeu seu direito à primogenitura para Jacó. Rebeca e Isaque queriam o que era melhor para seus filhos. Eles estavam tristes porque Esaú continuava a fazer as coisas que ele queria e não o que o Senhor queria. Isaque envelheceu e ficou cego.

Depois de uma espera de 25 anos, chega Isaque, o filho da promessa. É ele que possibilitaria o cumprimento das promessas de Deus a Abraão, de fazer uma grande nação a partir de sua descendência e de abençoar todos os povos da terra.

Por que Isaac não mudou de nome? Porque quem deu o nome para Isaac foi o próprio Criador. Os outros receberam seus nomes de seus pais.

Em Gênesis 22, está relatada a ocasião em que Deus pediu a Abraão que lhe entregasse seu único filho, Isaque. Conta o relato que Abraão imediatamente pegou o filho, a lenha e o cutelo, subindo o monte, para oferecê-lo em sacrifício ao Senhor.

Isaque é filho de Abraão, que foi escolhido por Deus para gerar uma nação escolhida por Deus. Isaque herdou essa promessa de seu pai. Ele viveu sua vida crendo no que Deus havia dito a seu pai e com isso foi o pai da nação escolhida.