O que a gripe faz com o pulmão?

Perguntado por: vramos . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Por outro lado, a incidência de pneumonia decorrente da gripe é mais expressiva. Isso acontece porque além do vírus da gripe ser mais deletério às células pulmonares, a infecção viral torna o organismo mais suscetível a uma contaminação bacteriana no pulmão.

“A gripe normalmente é uma infecção de via aérea superior que pode evoluir para uma pneumonia quando infecta os pulmões, um exemplo é a pneumonia pelo H1N1, ou pode ocorrer uma infecção bacteriana secundária, que também pode levar à infecção dos pulmões”, esclarece.

O vírus da gripe é responsável por provocar uma infecção do sistema respiratório, afetando a faringe, laringe e até mesmo os pulmões.

A inalação de vapores poderá ajudar a limpar as vias aéreas superiores, pois favorece a fluidificação do muco e o seu “desprendimento” das vias respiratórias. Poderá ferver algumas folhas de eucalipto ou usar o seu óleo essencial, inalando depois os vapores com uma toalha sobre a cabeça.

Quando atinge os pulmões, os sintomas mais frequentes são tosse persistente, falta de ar e dor na região do peito. O tratamento para essa doença incurável varia, dependendo da gravidade do caso.

Portanto, fique atento à evolução dos sintomas, especialmente após os primeiros cinco dias. E para os pacientes de risco, a indicação é buscar um profissional em casos de febre, prostração e falta de apetite (que pode levar a uma rápida e perigosa desidratação).

Chiado no peito
A respiração ideal de qualquer pessoa deve ser leve e silenciosa. Isso mostra que o processo adequado do pulmão está em plena ocorrência. No entanto, é comum que algumas pessoas passem a ouvir chiados ao inspirar ou expirar, tal como se houvesse algum tipo de bloqueio na saída ou entrada de ar.

Catarro esbranquiçado ou transparente
O mais comum é que a cor do catarro seja branca ou cinza clara, em alguns casos a secreção pode até ser transparente. Esse é um sinal de que a inflamação atinge principalmente o sistema respiratório superior, ou seja, vai das narinas até a garganta.

Às vezes a pneumonia pode ser atípica, ou seja, aparecer sem tosse, por exemplo, ou com uma tosse seca, sem catarro — ou até sem febre. Esse tipo de pneumonia pode causar pequenas epidemias familiares ou na escola, e costuma ser causado por vírus ou bactérias mais incomuns, como a clamídia e o micoplasma.

Um dos principais sintomas de pneumonia é a presença de catarro grosso e amarelado. “Muitas vezes o catarro fica amarelo por causa do acúmulo de glóbulos brancos no muco.

A gripe é uma infeção vírica ou viral (causada por vírus Influenza) que atinge o sistema respiratório - nariz, garganta e pulmões, provocando sintomas como dor de cabeça, dores musculares, fadiga e fraqueza, febre, tosse seca, entre outros.

Comidas muito condimentadas ou processadas. O excesso de condimentos em alimentos pode agravar a irritação da garganta inflamada, favorecendo o aparecimento de lesões e dificultando a recuperação, além de serem mais difíceis de digerir ou capazes de irritar também o estômago da pessoa gripada.

Isso acontece com qualquer uma das gripes: H1N1, H2N3 e a covid-19, que se manifestam igualmente. Então, o sinal de alerta é a falta de ar. É aí que se deve correr para o hospital”.

O importante é eliminar a secreção, que não pode ficar retida no pulmão", comenta o médico. De acordo com ele, engolir a secreção não desencadeia problema de saúde ao organismo. "Há mitos de que, se o paciente a engole, a substância pode causar reumatismo ou pneumonia. Isso não é verdade.