O que a gratidão faz no cérebro?

Perguntado por: rmarinho8 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Traz bom sono: a gratidão nos coloca em um estado mais positivo, nos concentramos menos nas preocupações do dia e, consequentemente, dormimos melhor. Alivia a angústia e melhora o humor: o estresse e os pensamentos negativos são reduzidos, ao mesmo tempo que percepções positivas sobre si e o mundo vêm à tona.

Segundo a ciência, a prática constante de gratidão leva a transformações no cérebro que nos ajudam a tomarmos menos as coisas como pessoais e, assim, escutarmos melhor e agirmos com mais sabedoria e inteligência emocional.

A gratidão, inclusive, é uma chave fundamental para atrair boas energias no ano de 2021 que já está aí. É possível fazer uma retrospectiva dos fatos positivos do seu ano? Agradecendo por eles, você cultiva e atrai as boas energias para você. O sentimento de gratidão desperta determinado estado emocional e vibracional.

A falta de gratidão promove o desenvolvimento da comparação e este paralelo comparativo geralmente leva à inveja, competição e toda a gama de sentimentos que culminam em lamentações, reclamações, sentimentos de falta, escassez e de precariedade.

A gratidão pode ser definida como um estado emocional de agradecimento. É também a prática de reconhecer alguém ou alguma coisa por ter gerado algum benefício. Normalmente, somos gratos somente quando acontece alguma coisa, mas podemos praticar a gratidão diariamente sem necessariamente ter um motivo para isso.

São várias as possibilidades de prazer geradas pelos hormônios mais conhecidos como o quarteto da felicidade: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina. Esses hormônios estão sempre ativos no nosso organismo. Se eles se desequilibram, o corpo pode reagir com insônia, estresse, ganho de peso e, é claro, mau humor.

Hormônios da felicidade. Quem são eles.

  • Serotonina;
  • Dopamina;
  • Endorfina;
  • Ocitocina.

Conheça os benefícios da gratidão

  • A gratidão melhora a saúde física. Pessoas gratas sentem menos dores e se sentem mais saudáveis do que outras, de acordo com um estudo publicado na revista Personality and Individual Differences. ...
  • A gratidão aumenta a empatia e reduz a agressividade. ...
  • A gratidão melhora a autoestima.

Desenvolver uma “atitude de gratidãoé uma das maneiras mais simplesmente de aumentar a satisfação com o dia a dia e melhorar a qualidade de vida

  • Mais relacionamentos. ...
  • Saúde física. ...
  • Saúde mental. ...
  • Mais empatia e menos agressividade. ...
  • Fim da insônia. ...
  • Aumento da autoestima. ...
  • Força mental.

Uma pessoa grata está sempre de coração cheio, falando palavras preciosas e delicadas para todos que se aproximam dela, e tendo atitudes de compreensão, carinho e amor, devolvendo à vida e às pessoas todo o amor que recebe.

  1. Pare de reclamar. Experimente ficar apenas um dia inteiro sem reclamar de nada e você vai perceber como é difícil. ...
  2. Faça uma lista de tudo que não tá legal na sua vida. A próxima prática é bem simples. ...
  3. Faça um caderno da gratidão diário. ...
  4. Pratique o mindful eating. ...
  5. Se parabenize por alguma coisa.

1. Primeiro porque a Gratidão é a maior expressão do amor, é a grande multiplicadora da vida e porque é um verdadeiro plano de saúde. 2. Segundo porque o número 3 representa algo que se vê como um Todo…

Praticar a gratidão é uma atitude diária. É acordar e agradecer por mais um dia de vida. É dar graças por ter a capacidade de enfrentar uma multidão de pessoas todos os dias no metrô. É ser agradecido por aquele trabalho, que por mais chato que seja é o que te sustenta.

Paulo nos lembra em 1 Tessalonicenses 5:16-18, que podemos ser gratos em todas as circunstâncias, boas ou más. Ele escreve: “Alegrem-se sempre, orem continuamente, dêem graças em todas as circunstâncias; pois esta é a vontade de Deus para você em Cristo Jesus”.

Salmo 50:23
“Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos.”

Obrigado dá o sentido de obrigação, você fala aquilo porque é educado ou porque acha culturalmente certo falar isso. Ter gratidão é completamente diferente. É o desejo de realmente querer retribuir o favor que você recebeu.

A gratidão verdadeira é quando aprendemos a valorizar as coisas boas que acontecem em nossas vidas. Já a gratidão condicional é quando somos gratos porque estamos melhor que outra pessoa. Se a nossa gratidão depende da condição da vida alheia, nunca seremos realmente gratos e, consequentemente, felizes.

Dê tarefas adequadas, e também dê gratidão.

  1. Tenha gratidão também por você mesmo. Você é grato por quem é? ...
  2. Esquematize suas mensagens de gratidão. Um dos lados bons de tempos difíceis é que as pessoas são encorajadas a conversar. ...
  3. Não diga “pelo menos”