O que a glicerina faz na pele?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

A glicerina possui propriedades hidratantes excecionais, ao ponto de a podermos considerar um íman para a água. A glicerina pertence a um tipo de agentes hidratantes conhecidos como humectantes, que são apreciados pela sua capacidade para atrair e reter a humidade.

Por possuir propriedades hidratantes, emolientes e umectantes, a glicerina melhora a hidratação, maciez e elasticidade da pele e cabelos, sendo, por isso, muito usada na fabricação de cremes hidratantes, shampoos, sabonetes e batons.

Segundo a dermatologista Carla Bortoloto, a glicerina, além de hidratar a pele, confere proteção, maciez e preserva sua elasticidade. Isso porque, ao atrair água, as células ficam mais aderidas umas às outras, conferindo proteção extra e facilitando, inclusive, a absorção de outras substâncias.

Glicerina + Creme Hidratante na pele
Misture uma tampinha de glicerina com uns 30 ml (aproximadamente 3 tampinhas) do seu creme hidratante e mais 30 ml de água. Assim, ela potencializa a hidratação, além de não correr o risco de interagir com o ar seco, já que estará diluída na água e no creme.

"Os mais adequados são os de glicerina ou os específicos para higiene íntima, que agora são vendidos como um xampu (líquidos), especialmente para lavar a vulva."

Como fazer hidratação em pele oleosa ou mista com glicerina:
Coloque em um recipiente os ingredientes e misture bem, até que a consistência seja de uma pasta cremosa. Depois, é só aplicar no rosto limpo e deixar agir por cerca de 10 minutos.

Para manter os lábios sempre bonitos e livres de ressecamento, o ideal é fazer uma hidratação frequente, independente da estação do ano. O recomendável é investir em produtos feitos à base de aveia coloidal, vitamina E, pró-vitamina B5, glicerina, de manteigas de karité.

De facto, a Academia Americana de Dermatologia recomenda a glicerina para o alívio da pele seca, graças à sua capacidade para acalmar e hidratar, contribuindo para melhorar a sua aparência e elasticidade.

Quantas vezes posso usar glicerina no cabelo? Como normalmente a glicerina vai ser utilizada junto a uma misturinha para a hidratação do cabelo, ela pode ser utilizada uma vez na semana.

A glicerina pode ser utilizada como anticongelante. Também é usada como adoçante e como base na fórmula de fabricação de explosivos, tintas e lubrificantes. De um tempo para cá, também passou a ser usada em produtos para cuidados da pele e dos cabelos.

Sem dúvidas você já ouvir falar sobre glicerina ou já viu esse componente no rótulo de diversos cosméticos que usamos hoje em dia, como shampoos e sabonetes. Mas, você sabia que usar glicerina no cabelo pode potencializar os efeitos da hidratação? Pois é!

A glicerina é um ingrediente seguro e não irritante para os fios, frequentemente usada em produtos para cabelos secos, danificados e também para o controle de frizz, pois ajuda a hidratar sem causar irritação.

Modo de preparo/aplicação: Misturar o Bepantol, a glicerina e as 2 colheres de máscara até adquirirem uma consistência homogênea. Depois, aplicar nos fios já lavados! É recomendado usar uma touca térmica para potencializar o efeito do produto, deixando agir por 20 minutos. Depois, é só enxaguar!

A glicerina farmacêutica é um produto com excelente atividade sobre a pele, exercendo o efeito demulcente, isto é, quando aplicada sobre locais irritados ou lesados, tende a formar uma película protetora contra estímulos resultantes do contato com o ar ou irritantes ambientais.

A glicerina pode ajudar a bloquear a umidade natural da pele e evitar o ressecamento excessivo. Isso pode ser especialmente benéfico para quem sofre com problemas de acne, psoríase e rosácea. E, como a glicerina, não é gordurosa, ela acaba sendo uma boa escolha para quem tem pele oleosa ou mista.

Anote aí: 1 vidro pequeno de glicerina líquida, 1 vidro de água oxigenada para curativo (10 volumes), 3 comprimidos de Melhoral adulto. Faça um creme misturando tudo e conserve em local fresco. Para usar, não tem mistério: basta aplicar na região, como um creme normal.

Ela pode agir como um hidratante, reduzir a irritação da pele, proteger contra infecções e aumentar a cicatrização de feridas. Também pode ajudar a aliviar a constipação e melhorar a hidratação e o desempenho físico.

A manteiga de coco feita com ingredientes naturais brasileiros é indicada para hidratar o corpo e a região pélvica. O óleo de coco é um excelente bactericida e ajuda no combate dos fungos e bactérias da região.

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

O Sabonete de Glicerina Granado Tradicional é formulado com glicerina vegetal, que tem ação emoliente e hidratante. Ele limpa suavemente a pele, deixando-a macia e perfumada, ideal para ser usado diariamente.