O que a geração Y valoriza?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 4 de abril de 2023
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Procuram informações imediatas e de modo fácil; Buscam sempre melhores oportunidades profissionais, por isso trocam mais de empregos; Valorizam o crescimento profissional e buscam novos desafios; Fazem aquilo que gostam (trabalham naquilo que gostam);

Apreço pelas novas experiências
Outro ponto muito característico da geração Y é a sua mente aberta às novas experiências. Eles não têm medo de se arriscar e de viver novas aventuras, o que é uma forma muito interessante de se relacionar com o mundo e, claro, muito oposta ao que é observado em outras gerações.

De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, a geração Y busca o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e isso significa tempo e espaço para si: as preferências são 'tempo de lazer suficiente para minha vida privada' (57%), seguido por 'horário de trabalho flexível' (45%) e 'reconhecimento e respeito ...

Como vimos, a Geração Y é a primeira geração a crescer com a internet, smartphones, comunicação digital, realidade virtual, software interativo e até inteligência artificial. Logo, são nativos digitais, ou seja, pessoas que somam à expansão da tecnologia.

Como motivar e preparar a Geração Y?

  1. incentivo para equilibrar vida profissional e social;
  2. treinamento e outras formas de desenvolvimento profissional;
  3. acesso direto aos líderes;
  4. oportunidade de contribuir com a comunidade;
  5. e sentimento de pertencimento.

Esta é composta por profissionais que nasceram a partir de 1980 e caracteriza-se por jovens espertos e ousados, que não esperam permanecer em um único emprego ou carreira por muito tempo. Ou seja, eles querem um trabalho que seja flexível, com opções de trabalhar de casa e com salários ambiciosos desde cedo.

Dentre os desafios apresentados a geração Y no mercado de trabalho destaca-se a dificuldade com a hierarquia, pois é comum que o profissional da geração Y enxergue seus superiores apenas como colegas de trabalho e tenha grandes dificuldades para se submeter à hierarquia tradicional.

A geração Y no mundo do trabalho, prioriza propósito a dinheiro. Isso significa que esta geração procura significado no trabalho. Em geral, pode-se dizer que são orientados por objetivos. Também fazem suas escolhas baseadas no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Como vimos, a Geração Y é a primeira geração a crescer com a internet, smartphones, comunicação digital, realidade virtual, software interativo e até inteligência artificial. Logo, são “nativos digitais ”, ou seja, pessoas que somam à expansão da tecnologia.

Por conta do imediatismo presente na Internet, a ansiedade é uma característica marcante da geração Y no mercado de trabalho. Essa necessidade de respostas rápidas e de planos a curto prazo, faz com que algumas barreiras sejam criadas. Se sentem que estão estagnados, já desejam começar a crescer em outro lugar.

1. Entenda como a Geração Y se comunica. Mostrar a eles um anúncio padrão com um rosto sorridente e slogan cativante não fará uma venda. O fator decisivo para uma compra entre os millennials é uma recomendação pessoal de amigos/familiares ou experiência social gerada por seus pares.

Lidar com várias atividades ao mesmo tempo virou quase uma regra dentro do mundo corporativo. E boa parte das pessoas que estão na faixa etária da geração Y conseguem encarar naturalmente esta demanda. O problema é que há também quem ser perca. “Algumas pessoas acabam não fazendo uma coisa nem outra”, observa Queiroz.

A geração Y gosta de ter sua posição esclarecida e, por isso, mostrar a eles onde erram e acertam é uma ótima maneira de fazer com que se aperfeiçoem. O feedback deve ser constante! Portanto, gestores comunicativos, uma equipe aberta e uma boa comunicação interna é o cenário mais assertivo para esta geração.

Conclui-se que para ambos os gestores entrevistados o maior desafio em lidar com a Geração Y no ambiente organizacional é mantê-los motivados, ou seja, proporcionar uma Page 10 evolução funcional considerando a busca de reconhecimento, crescimento e ascensão profissional e monetária; e ao mesmo tempo responsáveis por ...