O que a gente sente quando tem hemorroida?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Dor e/ou ardência: é de fato um sintoma muito comum. Ocorre principalmente durante e/ou depois da evacuação. Inchaço e/ou nódulos: é comum que apareçam pequenas saliências que se assemelham a nódulos e que podem aumentar ou sumir com o tempo. O inchaço na região também é, de fato, muito comum.

A hemorroida é uma doença que faz com que as veias ao redor do ânus ou reto inflamem e dilatem causando dor e sangramento. Existem dois tipos de hemorroidas: internas e externas.

Os sintomas mais comuns de hemorroida são:

  1. Prurido anal;
  2. Dor anal, principalmente enquanto se está sentado;
  3. Sangue vermelho vivo no papel higiênico, fezes, vaso sanitário ou roupa íntima;
  4. Dor ao evacuar;
  5. Um ou mais nódulos endurecidos sensíveis próximos ao ânus;
  6. Inchaço ao redor do ânus.

Especialistas alertam que as hemorroidas, caracterizadas por nódulos ou inchaço das veias no ânus, e o câncer de cólon podem desencadear sintomas semelhantes. No entanto, o tumor gera outros sinais de alerta, distintos das hemorroidas, incluindo diarreia, cólicas frequentes e perda de peso inexplicável.

Fazer um banho de assento de 15 a 20 minutos várias vezes ao dia pode aliviar muito o inchaço e a dor. Algumas ervas medicinais podem ser usadas na água morna como camomila, lavanda e arnica. Deve-se dispensar a água utilizada em cada banho. Deve-se lavar a região anal após as evacuações.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

HEMORROIDA: O QUE NÃO SE DEVE FAZER EM CASA

  • Nunca fure a hemorroida com agulha ou outro instrumento cortante. ...
  • Nunca use medicamentos locais por conta própria. ...
  • Não tente aliviar a crise com alternativas que podem machucar a região. ...
  • Não acredite em receitas milagrosas com ingredientes caseiros.

Qual anti-inflamatório que tenho em casa posso usar para aliviar crise de hemorroida? Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

Além do inchaço, os pacientes sofrem com sintomas como sangramento, dor e prolapso, mais comuns ao momento de defecação.

Ocasionalmente, o sangramento é grave e pode levar à anemia. Hemorróidas mais avançadas se projetam para fora do ânus. Em casos extremos, essa inflamação é permanente e não pode ser empurrada para dentro do ânus (prolapso de hemorróidas). Você pode ter um coágulo de sangue na dilatação da veia anal.

O médico proctologista, durante o exame físico, realiza a inspeção anal, onde se detecta as hemorroidas externas e os plicomas. Também é realizado o exame digital e a anuscopia, quando se insere um pequeno endoscópio anal e se examina o canal anal, onde se localizam as hemorroidas internas.

Refrigerantes e bebidas açucaradas
Refrigerantes e sucos de caixinha têm muito açúcar, conservantes e outros elementos químicos que podem atrapalhar o trabalho natural do intestino.

O nome dado para dor no reto é proctalgia. Trata-se de uma dor de moderada a forte intensidade que se origina de contrações espásticas dos músculos que envolvem a parte externa do reto, mais especificamente o músculo puborretal.

Os principais sintomas do câncer de ânus incluem:

  1. Sangramento retal.
  2. Coceira local.
  3. Nódulo ou massa no ânus.
  4. Dor na região anal.
  5. Alteração na forma e/ou consistência das fezes.
  6. Deposições anormais.
  7. Incontinência fecal.
  8. Aumento de tamanho dos gânglios linfáticos na área do ânus ou virilha.

Os sintomas mais comuns são: Presença de sangue nas fezes. Dores abdominais. Dores ao evacuar.

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.

Se controlada a partir dos primeiros sinais, a “crise de hemorroida” dura de cinco a seis dias. Pomadas e supositórios prescritos pelo médico ajudam a aliviar a dor e o inchaço.

Tratar hemorróida em casa: o que devo fazer
O tratamento caseiro consiste, basicamente, em repouso e banhos mornos diários de assento com chás como tanchagem, folha de algodão, hamamélis ou outros recomendados pelo seu médico.

Diarreia persistente; Sangramento anal ou nas fezes; Dor, ardência ou coceira no ânus ou reto; Histórico familiar de câncer intestinal ou retal.