O que a gente sente quando tem a bactéria H. pylori?

Perguntado por: ugonzaga . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

enjoo e vômito; sensação de estufamento; presença de arrotos frequentes; fezes com a presença de sangue.

Uma alimentação de boa qualidade, com consumo preferencial de vegetais, carne branca e evitando excesso de molhos, condimentos e industrializados, já é uma boa maneira de controlar o desconforto trazido pelo quadro”, informa a gastroenterologista Fernanda Oliverio.

O tratamento de primeira linha deve ser feito com amoxicilina 1g + claritromicina 500 mg + omeprazol 20 mg (ou outro IBP – por exemplo: pantoprazol 40 mg, lansoprazol 30 mg, esomeprazol 20 mg, dexlansoprazol 60 mg), todos os medicamentos a cada 12 horas, por 14 dias.

Um estudo da Universidade de Surrey, no Reino Unido, indicou que componentes presentes no chá verde podem ser úteis no combate a bactérias super resistentes. Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico médico Journal of Medical Microbiology.

Carnes processadas e alimentos enlatados, pois são ricos em conservantes e aditivos químicos que irritam o estômago e intestino, aumentando a inflamação.

Exames de histologia, teste respiratório com ureia marcada, teste de antígeno fecal e sorologia também são indicados para a detecção da bactéria. Normalmente, o tratamento envolve a prescrição de antibióticos e, após isso, é realizado um novo exame para verificar se a bactéria foi mesmo eliminada.

“A contaminação do H. pylori ainda não é totalmente conhecida, mas sabe-se que a principal forma de contágio é por via oral, pelo contato com água ou alimentos contaminados, ou seja, quando estes não são higienizados adequadamente”, explica o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

1 – Gengibre
Um dos remédios mais potentes que funciona incrivelmente bem para o tratamento do resfriado comum e gripe, naturalmente, é a raiz de gengibre fresco. Ela contém antioxidantes, é anti-inflamatória, antibacteriana, antiviral e possui propriedades medicinais para aliviar a dor.

Inflamação na parede do estômago: A infecção pelo H. pylori pode irritar seu estômago e causar inflamação (gastrite). Ela causa a maioria das gastrites crônicas não erosivas.

Dor ou desconforto, como uma queimação na parte superior do abdômen; Sensação de inchaço na barriga; Rápida saciedade da fome, normalmente depois de comer uma pequena quantidade comida.

De acordo com a médica, o surgimento do câncer secundário à infecção por H. pylori começa pela formação da gastrite crônica. Por isso, quanto antes for iniciado o tratamento contra a bactéria, melhores são as chances de evitar a doença.

Pylori: dor intensa no estômago é um dos sintomas da infecção por essa bactéria. Helicobacter pylori, também conhecida como H.

QUAIS OS SINTOMAS? Na maioria dos casos, as pessoas infectadas pela H. pylori não apresentam sintomas. Porém, algumas delas podem sofrer com enjoos, perda de peso, indigestão, azia e, até mesmo, gastrite.

Mais evidências mostram que a alimentação pode ter relação com a infecção, graças ao estudo realizado em Barein. Estudos encontraram que o consumo de mel, café e chá verde tinham relação com a proteção contra a infecção por H. pylori, por conta do poder antibacteriano desses alimentos.

“Para potencializar o tratamento, devemos diminuir o consumo de alimentos e bebidas que aumentam a secreção ácida do estômago. É indicado evitar a ingestão de café, chá preto, chá mate, chocolate, bebidas alcoólicas, bebidas com gás, sucos artificiais e frutas ácidas, como laranja, limão e morango.