O que a gente sente quando está com problema nos rins?

Perguntado por: agois . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Inchaço nas pernas ou no rosto. Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina.

Quando ela vem dos rins, a localização é mais específica e parte da região abaixo da caixa torácica, seja em um ou ambos os lados da coluna, em uma área próxima à virilha e no fundo das costas. Já a dor muscular pode ser bem mais abrangente, principalmente na lombar ou em locais que sofreram lesões recentes.

A ultrassonografia de rins e vias urinárias é utilizado para avaliar e o diagnosticar alterações no aparelho urinário (constituído por rins, ureteres, uretra e bexiga). Exames periódicos como este são indicados quando existe a suspeita de malformações anatômicas, refluxo e a presença de cálculos ou tumores.

O ultrassom de rins e vias urinárias é um exame extremamente valioso na avaliação renal. Nele é possível medir o tamanho dos rins, avaliar se existem cálculos, cistos ou dilatações do canal urinário, entre outros.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Urina rosada ou vermelha
Também pode indicar presença de sangue, infecção, problemas no rim, fígado, próstata e vesícula.

Também chamado de acetaminofeno, o paracetamol é um dos principais medicamentos para dor para pacientes renais crônicos, pois possui propriedades analgésicas e antipiréticas. Quando utilizado corretamente, apresenta bons resultados para o tratamento de dores e não tem efeitos colaterais significativos.

As causas das dores nessa região podem ser bem variadas, o que pode causar alguma confusão na identificação da origem do problema. A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas.

Os sintomas da infecção nos rins podem ser desencadeados pelo acometimento de apenas um ou ambos os órgãos. A dor pélvica e nas costas é intensa. Em determinados casos, provoca até febre.

A dor nos rins é muito difícil de ser aliviada, sobretudo quando o paciente está com cálculo renal. Nesse caso, independente da posição, a dor não desaparece. A dor nas costas possui características mecânicas, ou seja, piora com um determinado movimento e pode ser aliviada em outras posições.

Anatomia dos rins
O rim esquerdo fica, normalmente, localizado um pouco mais alto que o direito. Os rins são órgãos retroperitoniais, ou seja, ficam localizados mais próximos das costas, atrás da cavidade abdominal, protegidos pela porção posterior das costelas.

Tipo de dor:
Gases: Costuma vir em ondas e se movimentar pelo corpo. Varia muito de intensidade. Pode surgir também a sensação de “fisgadas” no peito. Cólica renal: É intensa, aguda e persistente.

Se alguns desses sintomas aparecerem e persistirem, é aconselhável procurar um médico para determinar se a lombalgia esconde algum problema mais grave: Dor nas costas que incomoda o sono. A dor se manifesta sem que haja movimento. A dor na coluna se agrava enquanto deitado.

Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

Insuficiência renal aguda: ocorre quando há alguma lesão nos rins provocando rápida queda nas suas funções. Principais causas: – choque circulatório; – sepse (infecção generalizada);

Uma infeção tratada de forma inadequada pode afetar os rins, de maneira que essa infecção comece a gerar cada vez mais problemas, chegando a outros estágios e levando a doenças como a Pielonefrite. A Pielonefrite é uma doença inflamatória infecciosa causada por bactérias.

Os alimentos ricos em gordura animal, incluindo óleo de coco, oleo de palma, frituras, ultraprocessados, banha, queijos amarelos, carnes gordurosas, entre outros, são ricos em gordura saturada que, em excesso, também interfere negativamente na saúde dos rins.

Com algumas medidas simples é possível cuidar bem dos rins

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. ...
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

A disfunção renal pode ser identificada pela análise da urina e pelo exame de sangue. No primeiro caso, o profissional poderá identificar a presença de uma proteína (albumina), enquanto no sangue, ele verificará a presença da creatinina, que indicará o mau funcionamento do rim.