O que a gente respira?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Nós respiramos o oxigênio do ar ambiente para os pulmões, que entra na corrente sanguínea para ajudar no bom funcionamento de nossos tecidos e órgãos. Também respiramos como uma maneira de expelir gás dióxido de carbono, que é um tipo de desperdício que nosso corpo produz.

Através da ventilação inspiramos ar rico em oxigênio e expiramos o gás carbônico produzido em nossas células durante o processo de obtenção de energia.

Em média o ar seco é composto por Nitrogênio (78%), Oxigênio (21%), Argônio (0,9%), Gás Carbônico (0,3%) e ainda pequenas quantidades de gases inertes, Na atmosfera se encontra também o vapor de água em quantidade variável, dependendo de fatores meteorológicos.

Os responsáveis pela produção de oxigênio são as algas - seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton. Acredita-se que o fitoplâncton produza cerca de 98% do oxigênio atmosférico.

O ideal também é não falar durante a prática, para que não saia e não entre mais ar do que preciso. Uma prática que não pode ser feita em hipótese alguma é a de prender a respiração, o que pode gerar aumento de pressão arterial e risco de infarto e AVC.

7 - 8 litros de ar por minuto. Isso representa 550 litros de oxigênio puro ao dia. Suficiente para encher 3 banheiras! Um adulto saudável apresenta15 respirações por em repouso.

Isso acontece porque, em algum ponto de nossa evolução, os seres humanos perderam a capacidade de fazer isso - o canal por onde respiramos é o mesmo por onde engolimos, inclusive é por isso que conseguimos respirar “pela boca”. Não tente fazer isso - é realmente impossível.

A inspiração e expiração
A respiração pulmonar deve-se aos movimentos do diafragma. O diafragma é um músculo que altera o volume da caixa torácica, conforme o seu movimento. Durante a expiração, saída do ar, o diafragma relaxa e diminui o volume da caixa torácica.

Para que ocorra o processo de respiração, é necessária uma ação conjunta de músculos intercostais e do diafragma, que permitem a entrada e a saída do ar. O ato de respirar pode ser dividido em dois movimentos básicos: inspiração e expiração. Inspiração é o conjunto de movimentos que permite a entrada de ar nos pulmões.

O ar é composto por cerca de 78% de gás nitrogênio (N2), aproximadamente 20% de gás oxigênio (O2), aproximadamente 1% de gás argônio (Ar) e cerca de 1% de outros gases, como o gás carbônico (CO2) e vapor de água.

Para que possamos estudar os gases, é necessário antes de qualquer coisa definir três tipos de gases: O gás real, o gás ideal e o gás perfeito.

oxigênio

Na respiração, os organismos utilizam oxigênio e liberam gás carbônico, o qual é utilizado pelos organismos fotossintetizantes no processo de fotossíntese. Nesse processo, observa-se a liberação de oxigênio.

O oxigênio é muito importante para a existência da vida no planeta Terra. Além de ser estudado pela química, o elemento é fundamental para a biologia. Afinal, humanos e outros seres aeróbicos necessitam do gás para a respiração celular e, consequentemente, a produção de energia.

A grande maioria dos seres vivos necessita do oxigênio para realizar o metabolismo celular e precisa eliminar o gás carbônico (dióxido de carbono) resultante desse processo. A essa troca desses gases damos o nome de respiração.

São várias as causas de não termos esta capacidade, mas uma das principais é de que na água há muito pouco oxigênio dissolvido, sendo que o ar tem vinte vezes mais oxigênio.