O que a gema apical produz?
Nas plantas, a gema apical exerce um efeito inibidor sobre o desenvolvimento das gemas laterais. De fato, a maior concentração de IAA (ácido indolil-3-acético) na gema apical inibe o desenvolvimento das gemas laterais (Taiz & Zeiger, 2002), por atuar como um dreno de nutrientes e citocininas para a gema apical.
Quem produz auxina?
As auxinas são hormônios vegetais produzidos pelas células meristemáticas, principalmente no ápice do caule.
O que acontece quando tira a gema apical?
A remoção da gema apical provoca a brotação das gemas basais, o que evidencia esse tipo de inibição correlativa, observada, por exemplo, quando se efetuam podas ou a decapitação de uma planta.
Onde é produzida a giberelina?
Giberelinas são hormônios produzidos nas raízes e folhas jovens de uma planta, com diversos efeitos sobre o funcionamento de um organismo vegetal, tais como: o alongamento celular, quebra da dormência das gemas presentes no caule, promoção da germinação e desenvolvimento dos primórdios foliares e frutos, contudo pouca ...
Pode cortar a gema apical?
- Podar somente um lado da copa, ocasionando deficiências no desenvolvimento estrutural da árvore; - Podar a parte superior da copa, eliminado a gema apical; - Não pode cortar os galhos na parte superior da copa.
Onde se localiza a gema apical?
Na porção terminal do caule encontra-se a gema apical, formada por uma região meristemática, primórdios foliares e gemas axilares em desenvolvimento. A dominância da gema apical em relação à gema lateral o caule vai ter um crescimento monopodial, ou seja, cresce sem que haja ramificações.
O que são meristemas ou gemas apicais?
Meristemas apicais: são aqueles que estão posicionados na região do ápice da raiz, do caule e de suas ramificações e são responsáveis pelo crescimento longitudinal da planta. A partir desse tipo de meristema, é formado o meristema fundamental, a protoderme e o procâmbio.
Onde é produzida a citocinina?
Citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular. Acredita-se que esses hormônios são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, além de sementes em desenvolvimento. O transporte de citocinina para as diversas partes do vegetal é feito principalmente pelo xilema.
Para que serve a auxina?
A principal função da auxina é realizar movimento na planta, permitindo que a ação do sol sobre ela seja bem aproveitada. Além de atuar promovendo essa movimentação, a auxina é uma substância fundamental para o desenvolvimento do caule, raízes e frutos.
O que a auxina provoca?
A auxina é um importante hormônio vegetal que atua regulando o crescimento e desenvolvimento da planta. É produzida em folhas jovens e primórdios foliares, sendo também encontrada em sementes, flores e frutos.
Qual o hormônio responsável pela dominância apical?
hormônio auxina
A dominância apical é o fenômeno através do qual o eixo central da planta é dominante em relação aos ramos laterais. Isso ocorre em consequência da quantidade do hormônio auxina que o meristema do ramo central produz. Que inibe a formação de outros ramos perto do mesmo.
Qual a função das gemas no caule?
Estruturas do caule
As gemas são responsáveis por originar novos ramos, folhas e flores. Estão localizadas no ápice ou nas laterais dos ramos. A zona de alongamento é a região que ocorre o alongamento dos entrenós.
Para que serve a gema lateral?
Os meristemas laterais ou gemas laterais são encontrados paralelamente ao maior eixo da planta e crescem nesse sentido. O meristema lateral é responsável pelo crescimento secundário da planta, que é o aumento da largura. Os tecidos meristemáticos secundários são o câmbio e o felogênio.
Qual a principal função da giberelina e da Citocinina?
Elas atuam no alongamento do caule, no crescimento de raízes e frutos e na germinação de sementes.
Qual função da giberelina?
As giberelinas são substâncias produzidas naturalmente pelas plantas e possuem diversas funções, como alongamento do caule, crescimento do fruto e germinação de sementes. A giberelina é um hormônio vegetal que pode ser encontrado nas raízes e folhas jovens, nas sementes em fase de germinação, nos frutos e meristemas.
Onde o etileno é produzido nas plantas?
Elas são produzidas nas raízes e transportadas para a parte aérea juntamente com a seiva do xilema. Observar os efeitos do etileno e do acetileno em plantas intactas de monocotiledôneas, de eudicotiledôneas e em ramos destacados de flamboyant.