O que a fumaça pode causar ao ambiente?

Perguntado por: iduarte5 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

A fumaça provoca poluição da atmosfera, mudando a qualidade do ar, causando danos à saúde das pessoas locais. Dificulta a visibilidade nas rodovias ocasionando acidentes de trânsito. O hábito das queimadas aumenta o lançamento de gases de efeito estufa, contribuindo para as alterações climáticas.

Aumento do nível do mar; Desaparecimento de rios; Poluição do ar; Diminuição da qualidade de vida.

As queimadas são problemas ambientais que ocorrem durante o ano todo, tendo na estiagem que segue até o mês de outubro, a época com maior incidência, destruindo vegetações e matando animais. Pode também, destruir áreas produtivas como lavouras e pastagens, provocando grandes prejuízos.

Smog corresponde a um tipo de poluição atmosférica em que se forma uma nuvem escura e venenosa constituída por fumaça, neblina, ar, gases poluentes e material particulado.

Essa emissão é composta de gases como: monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), etc. O monóxido de carbono (CO) é um gás resultante da queima incompleta do combustível e, inalado, reduz a capacidade do sangue de transportar oxigênio.

Lesão térmica pela fumaça. As lesões térmicas pela fumaça, ou seja, as queimaduras causadas pelo calor da fumaça nas vias aéreas, geralmente se limitam à região da orofaringe. O contato das vias respiratórias com ar muito quente estimula o fechamento da glote, diminuindo a passagem de calor para dentro dos pulmões.

Fumaça Azulada
Este tipo de fumaça é a mais preocupante. Quando azulada, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão.

Fumaça Preta
Isso ocorre porque a chamada mistura rica ou excesso de combustível acaba sendo queimado com o aquecimento do escape. Provavelmente, a fumaça vem acompanhada com um cheiro forte. Para resolver o problema, faça a revisão do carburador ou do sistema de injeção eletrônica.

Os 5 principais problemas ambientais que podem aparecer na prova e na redação

  1. Poluição do ar. A poluição do ar é um dos principais problemas ambientais a nível mundial. ...
  2. Desmatamento. ...
  3. Degradação do solo. ...
  4. Extinção de espécies. ...
  5. Superpopulação.

Tipos de impactos ambientais

  • Diretos e Indiretos.
  • Temporários, Permanentes e Cíclicos.
  • Imediatos, de Médio e Longo Prazo.
  • Reversíveis e Irreversíveis.

Piora da qualidade do ar devido à fumaça. Destruição de microorganismos do solo. Redução do teor de matéria orgânica no solo. Redução da capacidade de infiltração de água no solo.

Agravamento do efeito estufa e aquecimento global: durante as queimadas acontece uma intensa liberação de dióxido de carbono da atmosfera, o que agrava estes dois fenômenos; Problemas respiratórios: o aumento de monóxido de carbono no ar causa doenças respiratórias na população; Entre outros.

Após a queimada, ocorrem ainda mudanças nestas propriedades, podendo levar ao aumento da densidade do solo na camada superficial. O aumento da densidade dificulta a infiltração da água e penetração das raízes, afetando a umidade e a vida dos microrganismos do solo.

Principais causas: Excesso de gases tóxicos nas atividades industriais, veículos de transporte, e incineração de lixo; desmatamento; queimadas e vulcões. Poluição atmosférica tem alcances globais, já que o ar se desloca.

Os tipos de poluição que podem ser citados são: poluição atmosférica, poluição das águas, poluição dos solos, poluição sonora e poluição visual.

A poluição do ar afeta a água e o clima local
O material particulado pode reduzir a quantidade de radiação solar que atinge a superfície do planeta, afetando a taxa na qual a água evapora e se move para a atmosfera. Também influencia a formação de nuvens e a capacidade de transporte de água.

Para se proteger da fumaça de cigarro é preciso parar de fumar, ou de se expor a locais onde há grande concentração de fumantes. Evitar o contato com esse tipo de substância tóxica é essencial para prevenir o organismo de condições graves como o câncer.

A fumaça é uma mistura de milhares de substâncias tóxicas diferentes que constituem-se de duas fases fundamentais: a particulada e a gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão.