O que a foliculite faz?

Perguntado por: egois . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

Foliculite é uma infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos. Geralmente, é motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica, mas também pode ser causada por vírus e, até mesmo, por uma inflamação de pelos encravados.

Da mesma forma, o uso de lâminas de barbear, de roupas muito justas ou que retêm umidade e calor, escoriações na pele, feridas cirúrgicas, picadas de insetos, enfermidades como a acne e a dermatite, uso tópico e contínuo de cremes esteroides e de antibióticos podem comprometer a integridade dos folículos pilosos.

Pode espremer Foliculite? Não se deve espremer, nem furar ou mesmo manipular as lesões causadas pela foliculite, principalmente se as mãos não estiverem higienizadas corretamente. Isso pode agravar o quadro e espalhar a infecção para outras áreas do corpo ou agravar a infecção do local afetado.

Em alguns casos, a foliculite poderá ser contagiosa, ou seja, transmissível de pessoa para pessoa, pelo que indivíduos afetados não deverão partilhar toalhas de banho ou jacuzzis, por exemplo.

Existem dois tipos de foliculite, ou seja, ela pode aparecer em dois graus, a superficial ou profunda. A foliculite superficial é a mais comum, ela afeta apenas a parte superior do folículo piloso e pode ser: Foliculite Estafilocócica – é o tipo mais comum, em que há vermelhidão, coceira e possivelmente pus.

No caso de foliculite infecciosa estafilocócica, o tratamento nem sempre é necessário quando existem poucas lesões já que, geralmente, desaparecem espontaneamente. Os pacientes com numerosas pápulas e pústulas ou com comprometimento de mais de uma área corporal são bons candidatos para serem tratados.

Geralmente, o tratamento recomendado para o tratamento da foliculite é o uso de antibiótico tópico, oral ou uma combinação de ambos. Além disso, também recomenda-se o uso de loções calmantes para aliviar sintomas como coceira, além de cuidados caseiros, como evitar raspar a área.

"Pessoas que apresentam foliculite devem usar pomadas antimicrobianas e anti-inflamatória, sempre prescritas por um dermatologista, até que o processo cicatrize", explica a dermatologista Mônica Linhares, que recomenda, ainda, hidratantes com ativos como ureia,lactato de amênia e aquaporinee, como prevenção, para ...

Geralmente de quatro a dez dias.

O tipo mais frequente de foliculite bacteriana é causado pelo Staphylococcus aureus, uma bactéria gram positiva que está naturalmente presente na nossa pele. Clinicamente, a aparência da foliculite estafilocócica é semelhante a de espinhas, com pus e circundadas por uma área inflamada avermelhada.

Procure sempre um médico dermatologista a fim de avaliar o quadro e prescrever o tratamento mais adequado.

Assim como as espinhas, as lesões de foliculite não devem ser manipuladas, principalmente se suas mãos estiverem sujas. Isso só vai agravar cada vez mais o quadro de inflamação, o que pode causar manchas escuras e cicatrizes na região afetada.

Apesar da aparência incômoda, a foliculite não costuma ser grave, mas pode ser dolorida, irritante e bem desconfortável.
...
Saiba como evitar o problema

  1. Evite roupas apertadas e sintéticas. ...
  2. Mantenha a pele limpa e seca. ...
  3. Atenção na hora de se barbear. ...
  4. Invista na esfoliação. ...
  5. Evite espremer espinhas.

Comum em adolescentes e homens adultos, ela é causada por um fungo que causa a acne, pápulas avermelhadas e coceira. Além disso, pode acometer também o dorso, tórax anterior, pescoço, ombros, braços e o rosto, principalmente. Em casos mais graves, a foliculite pode evoluir para furúnculos.

Foliculite é uma infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos. Geralmente, é motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica, mas também pode ser causada por vírus e, até mesmo, por uma inflamação de pelos encravados.

Foliculite é uma inflamação na unidade de onde sai o pelo, chamada de folículo piloso. Embora sua aparência lembre muito a acne, são condições diferentes. A acne é uma dermatose inflamatória que tem componente genético e é causada por uma bactéria específica.

Para os casos de foliculite profunda, temos:

  • nódulo com pus no folículo;
  • extensa área avermelhada ao redor do folículo;
  • inchaço no local;
  • dor no local;
  • coceira;
  • possíveis cicatrizes e até mesmo a destruição do folículo (ou seja, não vai mais crescer pelo no local).

Sem folículo, não há onde a foliculite se instalar, não é verdade? Por isso a depilação a laser é o método de depilação mais recomendado para quem sofre com pelos encravados e foliculite.

esfoliar o corpo com movimentos circulares suaves ajuda a evitar a que os pelos encravem e, consequentemente, a foliculite. isso porque as células mortas presentes na nossa pele entopem os folículos capilares, resultando no encravamento. com a esfoliação, essas células são removidas, evitando a obstrução dos folículos.

O tratamento vai depender do estágio em que a foliculite se encontra. “Existem casos que o uso tópico de antibióticos acaba sendo útil ou produtos com ácido salicílico podem ajudar. Dependendo da intensidade do problema, o médico indica uma medicação através de comprimidos”, concluiu.

Faça uma solução de duas partes de água morna para uma de vinagre branco e misture bem. Mergulhe uma toalha limpa na solução, torça-a e aplique na área afetada. Segure a compressa no lugar por 5 a 10 minutos, umedecendo de vez em quando a toalha na solução conforme a necessidade.