O que a fofoca pode causar a uma pessoa?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 9 votos

Uma fofoca recorrente, mentirosa e/ou grave pode levar o colaborador a desenvolver sintomas como estresse, ansiedade, baixa autoestima, e até depressão.

Ignore a fofoca se ela for superficial e não afetar outras áreas de sua vida. Um rumor afirmando que você dorme com a boca aberta provavelmente não é um grande negócio em comparação com fofocas acusando-o de usar drogas. Mantenha a sigilo sobre sua vida pessoal. Não fale sobre ela no trabalho ou na escola.

Segundo os autores “a fofoca é a maneira de obter informações sobre os outros que pode orientar sobre como a pessoa pode conduzir sua própria vida ou garantir maior autoestima por meio de comparação com os demais” (Gouveia e colaboradores, 2011, p.

Além disso, a fofoca gera sensação de alívio, como se um peso estivesse saindo das costas da pessoa, principalmente se vier gerando uma mobilização positiva. Como por exemplo, ajudar terceiros ou avisá-los de algum “perigo”, ou até como forma de desabafo.

Os boatos arruínam amizades: “O homem perverso espalha contendas; e o difamador separa amigos íntimos” (Provérbios 16:28). Os boatos baseiam-se em rumores: “O que anda mexericando revela segredos; mas o fiel de espírito encobre o negócio” (Provérbios 11:13).

18 sinônimos de fofoqueira para 2 sentidos da palavra fofoqueira: Mulher intrometida e fofoqueira: 1 lambisgoia, intrometida, mexeriqueira, assanhada, sirigaita, enxerida, fuxiqueira, langroia, metediça, curiosa, xereta, bisbilhoteira, coscuvilheira, indiscreta, abelhuda.

Quando falamos da vida de alguém, dizendo falsamente que ele fez algo que é considerado crime, estamos cometendo uma calúnia. Se aquilo que dizemos que a pessoa fez não configura crime, mas ofende a reputação da pessoa, o crime por nós cometido é a difamação.

Confira e faça os ajustes que considerar necessários na sua postura profissional:

  1. Não ouvir. Controle a curiosidade em ouvir a mais recente fofoca que começa a circular no escritório. ...
  2. Não revele. ...
  3. Não seja o difusor de informações que podem virar fofoca. ...
  4. Não se omita. ...
  5. Não se comprometa.

Estabeleça limites para os fofoqueiros. Caso precise passar muito tempo na companhia de pessoas que falem mal dos outros pelas costas, procure manter alguma distância. O fato de que precisa tê-los por perto não significa que você precise agir como melhor amigo dos fofoqueiros.

Não faça comentários negativos e reclamações pelas costas. Se tiver algum tipo de queixa, procure falar diretamente com os envolvidos. Realize pequenas gentilezas para estimular a reciprocidade e a boa vontade dos colegas. Se acidentalmente ouvir ou ficar sabendo de algo, não passe o boato adiante.

O fofoqueiro ativo geralmente é inseguro e busca se promover por meio de fofocas, obtendo atenção e falando mal dos colegas para isso. Você não quer carregar para si a imagem de uma pessoa que denigre o próximo para se beneficiar, não é verdade? Pois, saiba que é isso que acontecerá caso você se envolva com a prática.

Conte a eles os fatos da situação. Se o rumor não for verdadeiro, eles com certeza vão combater sua disseminação contradizendo a informação sempre que a ouvirem de alguém. Se o boato for verdadeiro, eles ainda podem ajudar a conter a sua propagação defendendo o seu lado e reprimindo as pessoas que o espalham.

A fofoca é relacionada a falar mal. “Se o comentário é positivo, baseado em admiração ou inspiração, é só um comentário. Ou se é apenas uma opinião sem julgamentos, ressaltando uma forma de pensar, também não é condenável”, opina Gabriela.

A boca que trás uma fofoca é a mesma que leva um comentário.

Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei. Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.

Embora muitos a negligenciem como um "pecadinho", a doutrina moral da Igreja ensina que, objetivamente, se trata de um pecado grave – parvidade de matéria à parte. A "fofoca", em termos técnicos, abrange dois pecados: o da maledicência e o da murmuração.

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.

Fabíola Reipert
A venenosa -como é chamada- ganhou poder na mídia após chegada com seu blog ao portal R7, do Grupo Record. Lá, Fabíola conseguiu incomodar meio mundo e conquistar milhares de fãs por todo o Brasil.

Mexerico ou bisbilhotice: 1 mexerico, bisbilhotice, fuxico, futrica, cochicho, indiscrição, dito, intriga, intromissão, difamação, maledicência, calúnia, detração, detratação.

O fofoqueiro necessita muitas vezes de ajuda para compreender o que é o mundo imaginário e o mundo real, principalmente se levarmos em consideração que a fofoca é, muitas vezes, fomentada por fantasias", observa.