O que a fissura longitudinal divide?

Perguntado por: aAvila4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

O cérebro é dividido em dois hemisférios, o direito e o esquerdo, separados por um sulco conhecido como fissura longitudinal do cérebro.

Os sulcos são importantes porque garantem um aumento do volume cerebral, e os sulcos muito profundos são chamados de fissuras. Entre essas fissuras, podemos citar a longitudinal, que garante a divisão do cérebro em dois hemisférios.

corpo caloso

Os dois hemisférios cerebrais são incompletamente separados pela fissura longitudinal do cérebro, cujo o assoalho é formado por uma larga faixa de fibras comissurais, denominada corpo caloso, principal meio de união entre os dois hemisférios.

Os sulcos, as fissuras e as cisternas subaracnóideas são vias naturais de circulação do líquido cefalorraquidiano que podem ser utilizadas pelo cirurgião para alcançar regiões mais profundas do cérebro e da base do crânio. Dessas vias, as mais utilizadas na prática neurocirúrgica são a fissura e a cisterna silvianas.

O cérebro é dividido por uma fissura longitudinal em 2 hemisférios, cada um contendo 6 lobos distintos: Frontal.

Principais tipos de fissuras na parede

  • Fissura na vertical.
  • Fissura na horizontal.
  • Fissura na diagonal.
  • Fissura de elementos estruturais.

O diencéfalo compreende as seguintes partes: tálamo, hipotálamo, epitálamo e subtálamo, todas em relação com o III ventrículo.

Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.

Os fatores externos originam as fissuras devido, principalmente, a movimentações térmicas, higroscópicas (habilidade que o material tem de absorver a água do ambiente), sobrecargas, deformações no concreto armado e recalques diferenciais.

O hipotálamo, uma estrutura do tamanho de um amendoim no fundo do cérebro, contém grupos de células nervosas que atuam como centros de controle que afetam o sono e a vigília.

O sistema nervoso pode ser dividido em central e periférico. O sistema nervoso central é formado por encéfalo e medula, enquanto o periférico é formado por nervos e gânglios. O sistema nervoso é, sem dúvidas, um dos mais importantes sistemas do corpo.

Fissuras do Cerebelo:
Depois da língula temos a fissura pré-central. – Depois do lóbulo central temos a fissura pré-culminar. – Depois do cúlmen temos a fissura prima. – Depois do declive temos a fissura pós-clival.

Anatomicamente, o cerebelo é dividido em três lobos: lobo anterior, posterior e flóculonodular. Existem duas fissuras que realizam essa divisão, a fissura primária, que divide o lobo anterior e posterior, e a fissura póstero-lateral que separa o lobo flóculonodular do lobo posterior.

O cérebro humano é dividido em duas metades: lado direito e lado esquerdo. Embora essas metades tenham uma estrutura muito parecida, algumas funções são de responsabilidade de um único lado.

Ambos os nomes se referem a uma fenda, uma abertura estreita ou alongada; assim como uma espécie de ranhura ou greta na superfície de determinada estrutura. No entanto, podemos assumir que uma fissura corresponda a uma fenda mais aprofundada que o sulco.

Os sulcos caracterizam os espaços que se interpõem e delimitam os giros cerebrais. Quando estão dispostos mais profundamente na morfologia, podem ser denominados como fissuras.

Sulco lateral (também chamado de fissura de Sylvius e fissura lateral) é uma das mais proeminentes estruturas do cérebro humano. Separa o lobo frontal e o lobo parietal do lobo temporal. Está em ambos os hemisférios do cérebro, sendo de comprimento maior no hemisfério esquerdo.