O que a figueira nos ensina?

Perguntado por: apimenta3 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

A grande lição mostrada na figueira, é o fato de que precisamos nos voltar para Deus e produzir, urgentemente, frutos dignos de arrependimento. Na figura do viticultor, vemos que Deus é paciente, mas Sua espera tem limite.

Ela tem conexão com o sagrado, simbolizando prosperidade, abundância, castidade, segurança, fecundidade, imortalidade e paz.

Na Bíblia, a figueira aparece como um elemento muito utilizado no ensino de Deus para nossas vidas, no propósito, no arrependimento e no cuidado. Através dela, podemos conhecer princípios importantes relacionados ao nosso relacionamento com o Deus.

[Figurado] Ter resultados positivos, favoráveis (ex.: o investimento deu frutos a curto prazo).

Jesus amaldiçoou a figueira, para nunca mais dar fruto.
No dia seguinte, a figueira estava completamente seca, desde a raiz! Os discípulos ficaram admirados, porque a figueira tinha secado muito rapidamente. Jesus lhes explicou que, se tivessem fé, poderiam fazer coisas muito maiores que isso (Mateus 21:20-22).

A figueira era um símbolo comum para Israel, e também pode ter esse significado aqui, ou a árvore da parábola pode referir-se à liderança religiosa. Em ambos os casos, a parábola reflete Jesus oferecendo a seus ouvintes uma última chance para o arrependimento.

indicada como símbolo de paz e prosperidade em 1Reis 4.25. Mateus 24,32 lembra que a figueira passa o tempo de frio sem folhas, brotando, na Palestina, em fevereiro ou março.

O tipo de constituição: uma videira para dar fruto precisa de temperaturas mais baixas, serenas. Já uma figueira produz em temperaturas mais quentes, no calor.

Com o passar dos anos esta árvore ganhou um significado, transmutando-se para Símbolo de Prosperidade, Abundância, Castidade, Segurança, Imortalidade e Paz, uma vez que acredita–se ter conexão com o Sagrado.

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. ”

Tais resultados vêem corroborar os obtidos no presente trabalho, onde se observou que grande parte das raízes de figueira se concentraram numa faixa de 0-40 cm de profundidade e distância do caule.

Fruto certo no tempo certo
Não se pode viver de aparências. Temos que “ser” em essência. Para tudo há um tempo determinado. O erro da figueira seca, não foi estar desprovida de frutos, pois não era tempo de dar frutos naquele momento.

Até a colheita, leva-se cerca de um ano para a planta produzir, prazo ideal para contar com oferta na época de menos figo no mercado no ano seguinte. As espécies de figueira variam no tamanho e na forma. Algumas delas podem chegar a 10 metros de altura.

Em Mateus 24:32-33, Jesus explicou que a figueira se renovava, crescendo novas folhas, quando o verão estava próximo. Assim, quando as pessoas viam a figueira florescendo, sabiam que o verão estava chegando.