O que a falta de vitamina P pode causar?

Perguntado por: rbelem . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Cefaleia, cansaço, distúrbios digestivos, insônia, anorexia, anemia, dificuldade de memorização, apatia, falta de ar, fraqueza e problemas de crescimento são alguns dos sintomas causados pela falta da vitamina B9, também conhecida como ácido fólico.

Algumas vitaminas, como a biotina, riboflavina, B3, B5, B12 e ácido fólico, que compõem o chamado complexo B ajudam a prevenir o envelhecimento dos fios e a queda capilar.

A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo. Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, uma das causas pode ser a deficiência desta vitamina.

Entre os nutrientes que combatem o cansaço físico e mental, 7 se destacam:

  • Vitaminas do complexo B. ...
  • Vitamina C. ...
  • Coenzima Q10. ...
  • Magnésio. ...
  • Óleo de semente de uva. ...
  • Cafeína. ...
  • Fosfatidilserina.

A deficiência de vitamina B12 gera, por exemplo, cansaço, falta de ar, tonturas e palidez da pele.

As vitaminas B7 (biotina), C e D são as melhores para fazer o cabelo parar de cair. A deficiência destes três nutrientes está relacionada com o desenvolvimento da alopecia, que é uma condição caracterizada pela queda repentina e excessiva de cabelo.

A Rutina, ou vitamina P, é um bioflavonóide que pode ser encontrado na natureza em vegetais folhosos, frutas cítricas ou no trigo-sarraceno.

As vitaminas como biotina, riboflavina, B3, B5, B12 e ácido fólico que compõem o complexo B ajudam o couro cabelo a prevenir o envelhecimento dos fios e a queda. Enquanto, a vitamina B3 ajuda no aumento da circulação no couro cabeludo, a B5, por exemplo, previne também a perda de coloração natural dos fios.

Vitaminas do complexo B, em especial a B12, estimulam as células a produzirem energia. Mesmo que não seja possível afirmar uma correlação entre uso de suplementos de B12 e ganho de performance, é comprovado que a deficiência dessa vitamina provoca fadiga muscular e cansaço.

A principal causa de sensação de cansaço nas pernas é a má circulação, também chamada de insuficiência venosa crônica, pois nesta doença as válvulas das veias estão enfraquecidas, o que dificulta o fluxo de sangue, provocando o surgimento de varizes e sintomas como peso nas pernas, formigamento, dor e cãibras.

Sinto tontura e uma fraqueza nas pernas, o que pode ser? Boa tarde, existe um número enorme de diagnósticos possíveis com esses sintomas. Desde gravidez, covid, deficiência de vitamina B12, deficiência de ácido fólico, anemia... procure um médico para investigar a causa.

Os três hormônios que afetam principalmente o crescimento do cabelo são tiroxina, estrogênio e progesterona.

Como o cabelo está sempre se renovando, é normal que alguns fios se soltem quando você lava, penteia ou simplesmente passa a mão pelo cabelo. Isso acontece porque os fios têm um ciclo de vida e, depois de algum tempo, eles caem para dar espaço para novos fios crescerem.

Além de ser uma fruta com alto teor de água, a pera apresenta ação antioxidante, anti-inflamatória, fornece fibras, vitaminas C, K, cálcio, fósforo e manganês. Por isso, ela ajuda a fortalecer os ossos e o sistema imunológico. Outras frutas com P: pêssego, pitanga, pitaia, pitomba, pequi e pomelo.

Confira a lista de comidas e alimentos iniciados com a letra J: Jabuticaba. Jaca. Jambo.

A deficiência de vitamina D causa cansaço, sono exagerado, enxaqueca e resfriados e gripes frequentes, as quais interferem na qualidade de vida. Da fadiga crônica surge a preguiça, frustração, desânimo e sensação de estar no piloto automático.

Pois uma das principais causas desse cansaço é a má circulação. Ou também, chamada de insuficiência venosa crônica. Nesta condição, as válvulas das veias ficam enfraquecidas, desta forma dificulta o fluxo de sangue que provoca o surgimento de varizes e sintomas como: cansaço nas pernas, formigamento, dor e cãibras.