O que a falta de responsabilidade afetiva pode causar?

Perguntado por: dfarias6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

A responsabilidade afetiva com os outros envolve o respeito aos próprios limites e aos limites de quem se relaciona com você. O sofrimento de um impacta o sofrimento do outro. Ações degradantes consigo mesmo desconsideram que isso provoca mágoa nas pessoas mais próximas, que gostam de você.

De acordo com a psicologia, o significado de responsabilidade afetiva é ser cuidadoso com os sentimentos de outras pessoas, respeitar os limites e saber que você tem um papel e influência sobre as expectativas que cria. E isso vale para todos os tipos de relação, seja ela romântica ou não.

Características das pessoas carentes

  1. Elas possuem necessidade estar perto de pessoas. ...
  2. Elas estão sempre em busca de aprovação. ...
  3. Elas não assumem responsabilidade pela própria vida. ...
  4. Elas buscam um ombro amigo em todo lugar. ...
  5. Elas são ciumentas. ...
  6. Elas estão sempre namorando ou em busca de alguém. ...
  7. Elas são ansiosas.

A pessoa com carência emocional visa oferecer tudo de melhor, pois acredita que se desagradar, acabará perdendo seu parceiro. É comum quando se gosta de alguém, não querer desagradá-lo; mas quem sofre de carência afetiva sente essa necessidade em nível extremo e até ao ponto do doentio.

O que é bloqueio emocional? É um mecanismo de defesa inconsciente que tem como objetivo evitar dor e sofrimento em situações futuras como reflexo de experiências negativas passadas e não processadas.

O que é carência afetiva? A carência afetiva caracteriza-se por uma dependência acima do normal de outra pessoa. O indivíduo carente sente que precisa do outro para ser feliz e sentir-se amado. Por isso, aceita qualquer tratamento, bom ou ruim, por medo de ficar sozinho.

Responsabilidade Afetiva – Não construa uma casa no coração de alguém se você não tem intenção de morar. O IRRESPONSÁVEL AFETIVO é aquele que planta algo em você, te deixa cheio de sementes, fertilizado, mas não fica para a colheita. Em 1 Tessalonicenses 4:4-8 Ap.

Quando não temos responsabilidade afetiva? Quando a pessoa deixa de exercer sua função na relação. É o caso de um casal divorciado, em que o pai só se preocupa em fornecer a pensão, mas não proporciona afeto e cuidado aos filhos, por exemplo.

Atitudes como não deixar claro o que queremos em um relacionamento — ou simplesmente sair da vida de uma pessoa sem dar uma explicação — vão em total contramão à chamada responsabilidade afetiva.

Quando não há reciprocidade, não tem como manter uma relação saudável e duradoura. Precisamos dizer que não é apenas em relações amorosas que a reciprocidade tem um papel tão importante. Em todo e qualquer tipo de relacionamento é necessário agir com respeito, demonstrando responsabilidade emocional.

Confira algumas dicas de como lidar com pessoas “sem sentimentos”:

  1. Não absorva. Não leve para o lado pessoal quando o indivíduo se comportar de maneira distante ou sem empatia e compaixão. ...
  2. Perdoe. ...
  3. Tenha empatia. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Os dois especialistas pontuam quais sinais indicam que uma pessoa pode estar em um relacionamento por carência e não por amor: Abrir mão de coisas importantes para você para atender o que o outro exige. O desejo do parceiro é sempre o mais importante. Não expor sua opinião com medo de desagradar o outro.

Sintomas da carência

  1. Depender excessivamente do outro para ser feliz. ...
  2. Não apresentar critérios quanto ao relacionamento. ...
  3. Aceitar qualquer condicionamento para ficarem juntos. ...
  4. Ame-se em primeiro lugar. ...
  5. Goste de sua companhia e aprenda a ficar só ...
  6. Encontre e reconheça a si mesmo.

A maioria de nós já sentiu uma certa carência afetiva em nossos relacionamentos. Até certo ponto esse é um sentimento normal, mas pode ser um período relativamente desafiador em nossa vida. Todos ansiamos por ser compreendidos, apoiados, amados e aceitos. E tudo bem se sentir assim de vez em quando.

Relacionamentos de rebote são aqueles onde se “emenda” uma nova relação logo após o término da anterior. Muitos psicólogos dizem que um rompimento pode, de fato, ser traumático, especialmente quando ocorre após muitos anos de relacionamento. Relacionamentos de rebote serviriam para curar essas feridas emocionais.

Dicas para superar a carência afetiva

  1. Aprenda a ficar sozinho. Como amar o outro quando você ainda não sabe se amar? ...
  2. Valorize quem você é ...
  3. Saiba enxergar o amor nos pequenos movimentos. ...
  4. Estabeleça metas para sua vida. ...
  5. Reconheça os sinais e busque se ajudar.

Dito isso, a dificuldade de se apaixonar é real não quando praticamos essa emoção de forma diferente do resto do mundo, mas quando simplesmente não conseguimos estabelecer ou entrar em contato com o amor por ninguém. Esse “bloqueio” é um sinal de que algo pode estar errado.

Assim, veja 6 maneiras de fazer uma limpeza emocional:

  1. Separe um tempo para o autocuidado.
  2. Fique longe das redes sociais por um tempo.
  3. Faça o mesmo com as notícias.
  4. Desenvolva hobbies ou passatempos saudáveis.
  5. Faça um detox de reclamações.

Como ajudar um amigo carente de atenção
Incentive a pessoa a se relacionar com ela mesma, gostar de sua própria companhia e preencher seu vazio interior. Mostre que suas companhias devem ser escolhidas a partir do desejo de estar acompanhado, e não da necessidade de suprir suas carências.