O que a falta de amor dos pais pode causar?

Perguntado por: rleiria4 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Quando não há afeto na relação familiar, é possível que o indivíduo sinta-se solitário e abandonado. E isso pode ser apenas uma breve sensação ou se estender a um problema mais grave, como a depressão, que é comum acometer os familiares que mais sofrem com a falta do afeto.

Consequências A falta materna pode gerar: desequilíbrios emocionais insegurança sentimento de rejeição complexo de inferioridade irritabilidade depressão distúrbios do sono a sensação de não pertencimento dependência de relações amorosas Porém todos esses resultados podem ser evitados ou minimizados, o que dependerá do ...

A psicóloga Juliana Bogéa esclarece que abandono paterno pode trazer consequências invariantes, como a perda de autoestima, dificuldade na construção de novos vínculos, de estabelecer confiança com diversas pessoas, além dos desdobramentos na vida escolar dos filhos.

Caso você sinta que não é amado e está sofrendo com a rejeição familiar, é importante refletir sobre qual o real causador dessa sensação. Quem não se sente amado por seus pais pode estar sofrendo por conta de algum trauma emocional que foi gerado durante a infância e motivado por interpretações equivocadas.

Dentre os principais resultados destaca-se o impacto do distanciamento, seja físico e/ou afetivo, refletido em sentimentos de desvalorização, abandono, solidão, insegurança, baixa autoestima e dificuldades de relacionamento que começam a ser percebidos na infância e interferem no desenvolvimento até a idade adulta.

A falta de amor próprio pode provocar consequências que vão muito além da baixa autoestima. Aumento da ansiedade, depressão ou até mesmo problemas de relacionamento podem surgir à medida que os cuidados pessoais vão sendo deixados de lado.

Sinais de uma falta de amor próprio

  • Você questiona o que os outros dizem ou fazem por você ...
  • Você está sempre na defensiva. ...
  • Você tenta evitar o conflito fingindo que está tudo bem. ...
  • Você se compara com todos, mesmo que não haja nada para comparar. ...
  • Você considera suas conquistas uma questão de sorte.

Despersonalização, o distúrbio que impede pessoas de sentir amor.

Falta de empatia. Uma das principais razões para você não se dar bem com sua mãe é a falta de empatia entre ambas as partes, ou da parte dela em relação a você. Você se sente incompreendido(a) toda vez que fala com sua mãe?

“A atenção da mãe é de extrema importância para o desenvolvimento psicológico. A mãe é quem oferece o cuidado, o carinho, o aconchego, o acolhimento e a atenção às necessidades do bebê”, diz. “Com uma mãe cuidadosa o adulto se torna mais cuidadoso com sua saúde física e mental.

Psicóloga: Na maioria dos casos, é provável que sim, pois uma vez que, socialmente, espera-se que os pais não façam distinção entre os filhos, a mãe, então, inconscientemente, mascara tal comportamento seu. Todavia, em alguns casos o favoritismo pode ser mais intenso, tornando-se consciente.

Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá. Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará".

De acordo com a decisão colegiada, a prescrição nesse caso ocorre 3 anos após a maioridade do filho, conforme dispõe o artigo 206, §3º, V, do Código Civil.

Deve estar presente a negativa injustificada dos deveres do poder familiar, haverá de ocorrer o distanciamento na convivência familiar; a omissão ou ação deve comprometer seriamente o desenvolvimento e formação psíquica, afetiva e moral; deve-lhe causar dor, submetê-lo ao vexame, causar-lhe sofrimento, humilhação, ...

O vazio emocional é a sensação de estar perdido diante do mundo, sem saber que direção deve seguir. Seus propósitos mudam diante da nova realidade e pode levar um determinado tempo para que você se encontre novamente.

O que é bloqueio emocional? É um mecanismo de defesa inconsciente que tem como objetivo evitar dor e sofrimento em situações futuras como reflexo de experiências negativas passadas e não processadas.

O ABANDONO PATERNO COMO EXPERIÊNCIA TRAUMÁTICA
De modo geral, para Freud (1920), o período no qual o pai exerce sua maior importância na vida do filho é na fase fálica, mais especificamente no período do complexo de Édipo, ocorrendo entre o terceiro e quinto anos de vida.

“Carência tem a ver com o excesso de importância que damos a outras pessoas”, diz o psiquiatra Luiz Alberto Py. Às vezes, a pessoa quer um carinho do marido, um beijo dos filhos. Mas isso não pode ser uma constante. Os grandes causadores da carência são: insegurança, medo de solidão e falta de amor-próprio.