O que a falta de afeto na infância pode causar?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

A carência afetiva pode trazer diversos impactos para a vida das crianças, entre eles: desconfiança, problemas de relacionamento social, insegurança, desânimo, baixo desempenho acadêmico, timidez excessiva, agressividade, comportamento inadequado etc.

Como superar a carência afetiva

  1. Reconheça o problema. Adquirir consciência do problema é o primeiro passo para superá-lo. ...
  2. Encare o seu problema sem culpa. Todos nós sempre teremos problemas e desafios a enfrentar. ...
  3. Não sufoque o outro. ...
  4. Concentre esforços para se transformar. ...
  5. Aprenda a confiar.

As pessoas carentes são muito exigentes e muito permissivas ao mesmo tempo. Se por um lado exigem demasiado do parceiro ou parceira, por outro fazem de tudo para receber uma migalha de atenção, chegando a suportar o impossível e inimaginável, tudo porque não suportam a ideia da perda e da solidão.

Os transtornos afetivos, também chamados transtornos do humor, são um conjunto de transtornos psiquiátricos que afetam o estado basal de ânimo das pessoas. Os principais tipos de transtornos afetivos são depressão, transtorno bipolar e transtorno de ansiedade, mas há outros de menor significância clínica.

Seu principal argumento afirma que a carência orgânica, e sobretudo suas repetições, é estruturante do funcionamento dos processos psíquicos. O psiquismo se constitui, a partir desse pressuposto, através de sua própria insuficiência, expressa na ausência de um objeto de satisfação a priori.

O afeto desenvolve adultos seguros e confiantes. A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações. Segundo Piaget, tal estado psicológico é de grande influência no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo.

A afetividade dá cor para as nossas vidas
Assim, ter um filho, ser médica, se relacionar com vizinhos e, até mesmo, ser síndica do condomínio ganha um significado especial quando há afeto. Afinal, é por meio dos sentimentos que podemos criar laços com pessoas e situações que fazem parte das nossas vidas.

Em alguns casos, a carência afetiva é experimentada desde a infância e pode persistir pela idade adulta. A carência afetiva pode ser desenvolvida ainda no seio da família, cujos laços sofreram enfraquecimento sentimental, seja por trauma familiar, morte, abandono, abusos, doença ou separação.

COMO CURAR AS FERIDAS DA SUA CRIANÇA INTERIOR. Cuidar da criança interior significa oferecer atenção, cuidados, referenciais de pensamentos, sentimentos e atitudes saudáveis e construtivos. Podemos criar novos referenciais mais saudáveis de amor e afeto, estabelecendo também limites saudáveis e disciplina positiva.

Os especialistas reforçam que as principais características de uma pessoa dependente emocionalmente envolvem:

  • Medo de ficar sozinho.
  • Dificuldade de tomar decisões sozinho.
  • Submissão.
  • Baixa autoestima.
  • Apego excessivo.
  • Ciúme excessivo, que pode se tornar até uma violência física.

5 Dicas Para Lidar Com Pessoas Carentes

  1. 1 – Deixe Claros os Seus Limites. ...
  2. 2 – Evite Cair em Chantagens Emocionais. ...
  3. 3 – Mantenha o Diálogo Aberto Sobre o Relacionamento. ...
  4. 4 – Incentive a Pessoa a Se Amar e Se Valorizar. ...
  5. 5 – Cuide da Relação e Mantenha-a Saudável.

O tempo de carência exigido pelo INSS para a concessão de benefícios pode variar de 10 meses a 180 meses, mas também existem benefícios que não exigem carência. A carência é um dos requisitos básicos para recebimento de alguns benefícios do INSS.

A que falta algo; que tem carência, necessidade; NECESSITADO: pessoas carentes de amor.

Confira, na sequência, quais são os 7 sistemas afetivos, ou 7 necessidades básicas, definidos por Panksepp.

  • Necessidade de buscar. ...
  • Necessidade de fuga. ...
  • Necessidade de luta. ...
  • Necessidade de sexualidade. ...
  • Necessidade de amor. ...
  • Necessidade de cuidar. ...
  • Necessidade de dominar.

Na tradição psicopatológica distinguem-se 5 tipos básicos de vivências afetivas:

  • Humor ou estado de ânimo;
  • Emoções;
  • Sentimentos;
  • Afetos;
  • Paixões.

Transtornos Afetivos – Segundo a “Classificação Internacional de Doenças” Transtornos nos quais a perturbação fundamental é uma alteração do humor ou do afeto, no sentido de uma depressão (com ou sem ansiedade associada), ou de uma elação.

No caso de acompanhamento com o psicólogo, a carência máxima determinada pela legislação é de 180 dias.

Observamos então, que afeto na visão psicanalítica, refere-se a um dos estados emocionais, cujo conjunto constitui a gama de todos os sentimentos humanos, do mais agradável ao mais insuportável, que se manifesta por uma descarga emocional violenta, física ou psíquica, imediata ou adiada.

Necessidade afetiva com ansiedade: ocorre quando a pessoa sente carência por um momento e não busca conforto ou mesmo se preocupa com o que o(a) parceiro(a) sente, apenas busca preencher imediatamente a lacuna emocional, passando a agir de forma manipuladora.

Piaget (1962) considera que a afetividade precede as funções das estruturas cognitivas e que os estágios da afetividade correspondem exata- mente aos estágios do desenvolvimento das estruturas. Há, entre eles, uma correspondência e não uma sucessão.

Segundo Freire (1996, p. 141), “a afetividade não se acha excluída da cognoscibilidade”, mas é preciso tomar cuidado tanto com a falta de afeto como com afetos desordenados que podem descontrolar os verdadeiros sentimentos.