O que a evolução tem a ver com a biodiversidade?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

A biodiversidade é considerada, sob a ótica da evolução biológica, o resultado da variação e transformação de populações ao longo do tempo, propiciando o surgimento de novas espécies a partir das preexistentes.

A evolução contemporânea, por sua vez, compreende os modos com que a união da seleção natural com outros processos evolutivos (como mutações) alteram a distribuição de características genéticas, de modo a influenciar a biodiversidade.

Por garantir variabilidade genética, ou seja, garantir que indivíduos apresentem DNA diferentes, as mutações são consideradas um ponto importante para o processo de evolução dos seres vivos. É por meio delas que características adaptativas importantes surgem, o que garante a seleção de espécies mais adaptadas.

Essa teoria considera que as mutações, combinações gênicas, e seleção natural são os fatores principais que culminam na evolução; sendo as combinações gênicas consequências da segregação independente dos cromossomos, e permutações que ocorrem durante a meiose.

Evolução é um processo no qual ocorrem mudanças nos seres vivos ao longo do tempo, levando frequentemente ao surgimento de novas espécies. Essas modificações são passadas para os descendentes, e é por isso que muitos definem evolução também como a descendência com modificação.

A Teoria da Evolução afirma que é o ambiente, por meio de seleção natural, que determina a importância da característica do indivíduo ou de suas variações, e os organismos mais bem adaptados a esse ambiente têm maiores chances de sobrevivência, deixando um número maior de descendentes.

A evolução é a chave para entendermos a história da vida no nosso planeta, uma vez que é através dela que compreendemos as modificações de formas de vida no decorrer do tempo. A Evolução é uma das partes mais importantes da Biologia.

A evolução não só explica as semelhanças e diferenças entre os seres vivos, seu parentesco e a evidência do registro fóssil, como permite prever e entender eventos como o surgimento de bactérias resistentes a antibióticos. É uma chave para compreender o mundo dos seres vivos.

As principais evidências da evolução são os registros fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas, celulares e moleculares entre os seres vivos. Segundo as teorias evolutivas, a vida surgiu no planeta e desde então espécies têm surgido, desaparecido e mudado ao longo do tempo.

Neodarwinismo, ou teoria sintética da evolução, é o nome dado à teoria que reconhece a seleção natural, a recombinação gênica e a mutação como fatores evolutivos.

Artigos Relacionados

  • Darwinismo.
  • Evolução.
  • Lamarckismo.
  • Macroevolução.
  • Microevolução.
  • Tipos de seleção natural.
  • Órgãos análogos e homólogos.

Evolução é o processo de mudança e adaptação dos seres vivos às modificações ocorridas no meio ambiente com passar do tempo. A ideia de evolução como recurso biológico começou a ser discutida no século XVIII, pois até então acreditava-se na teoria do criacionismo.

Adaptação é a capacidade que um ser tem em manter-se em determinado ambiente, ou equilibra-se à ele. A evolução por seleçao natural ocorre porque características hereditárias que ajuda na sobrevivência e reprodução se tornam mais comuns em uma população.

a) (2 pontos) As mutações estão relacionadas com a evolução biológica porque originam novas versões de genes (variabilidade gênica), que podem levar a novas características (ou diferenças genéticas) nos portadores de mutação.

A seleção natural é um importante mecanismo de evolução proposto por Darwin. Ela garante que os organismos mais aptos a viver em determinado ambiente sejam selecionados. A seleção natural é um dos principais mecanismos da evolução.