O que a espinheira-santa cura?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Atua como reguladora das funções estomacais e promove a proteção da mucosa gástrica1,2,3. Em revisão realizada sobre as propriedades farmacológicas da Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek, há relato de dois ensaios clínicos sobre a atividade da planta em pacientes com dispepsias e úlcera péptica.

A Espinheira Santa auxilia no combate as dores de estômago, acidez estomacal, gastrites e ulceras, evitando a fermentação e formação de gases.

  • Tonificante;
  • Carminativa;
  • Cicatrizante;
  • Antiúlcera;
  • Antisséptica;
  • Levemente diurética e laxativa;
  • Auxiliando também na eliminação de gases intestinais.

Faz mal tomar chá de espinheira-santa todos os dias? Efeitos colaterais e contraindicações no consumo do chá – Segundo a nutricionista “não existem contraindicações para o consumo do chá.

Composição do Espinheira Santa Herbarium
Plantas ricas em taninos, como a Maytenus ilicifolia, em doses excessivas, podem causar irritação da mucosa gástrica e intestinal, gerando vômitos, cólicas intestinais e diarreia. Em caso de superdosagem, suspender o uso e procurar orientação médica de imediato.

Quais as contraindicações do Espinheira Santa EC? Não se deve administrar a tintura, por conter álcool, a pessoas sensíveis e ou dependentes do álcool e a pacientes hipersensíveis a droga. Este medicamento é contra-indicado para crianças menores de 12 anos.

Os chás emagrecedores, fitoterápicos e alguns Shakes que substituem refeições devem ser evitados pelo seu potencial de induzir hepatite tóxica. Os compostos que contêm Chá Verde, Espirulina, Erva Cavalinha, Espinheira Santa, Óleo de cartamo, Centelha Asiática, Noni e Babosa são particularmente perigosos.

Essa planta medicinal normalmente é consumida em forma de chá ou em cápsulas. Chá de Espinheira Santa – é recomendado o consumo após as refeições, ou de acordo com a orientação de um profissional habilitado.

Como tomar espinheira santa? Tomar 1 ou 2 cápsulas três vezes ao dia antes das principais refeições.

De maneira geral, esta planta serve como aliada no tratamento de gastrites, refluxos, úlceras e azias estomacais. Mas atenção! Não adianta buscar o tratamento com a Espinheira Santa se outros aspectos da sua saúde forem negligenciados.

A planta com propriedades digestiva e antiácida não é recomendada a pacientes em uso de anti-hipertensivos (medicação para Hipertensão arterial sistêmica), sob risco de elevação do efeito do fármaco, necessitando de reajuste na dose.

Melhorar problemas no estômago
A espinheira-santa é rica taninos, como a epigalocatequina, e polissacarídeos, como o arabinogalactano, com forte ação antioxidante, anti-inflamatória e protetora gástrica, que ajudam a melhorar problemas de estômago como úlcera gástrica, azia, gastrite, má digestão ou dor de estômago.

Erva Cidreira, também conhecida como capim limão, tem poder calmante, anti depressivo e nos casos de insônia e ansiedade; Além dessas ervas, o Chá da boa Noite contém espinheira santa, melissa e a macela.

Mais evidências mostram que a alimentação pode ter relação com a infecção, graças ao estudo realizado em Barein. Estudos encontraram que o consumo de mel, café e chá verde tinham relação com a proteção contra a infecção por H. pylori, por conta do poder antibacteriano desses alimentos.

Espinheira Santa tem efeito comprovado na cura da gastrite.

Tomar uma xícara de chá cheia (150ml) e 3 a 4 vezes ao dia. O chá deve ser mantido na geladeira. O tratamento deve ser utilizado por mais de uma semana. Toxicidade e precauções: A espinheira-santa é muito segura e não possui nenhum efeito colateral.

Na água fervente, adicione as folhas de espinheira santa e tampe o recipiente, deixando-a em descanso por 10 minutos. Após isso, você deve coar e ingerir o líquido quando morno. O chá pode ser ingerido três vezes ao dia e é recomendado que seja consumido em jejum ou meia hora antes de sua próxima refeição.

Com poderes medicinais valiosos, a espinheira-santa pode ser usada no tratamento das gastrites e úlceras pépticas.

A ESPINHEIRA SANTA É UM FITOTERÁPICO QUE APRESENTA IMPORTANTE AÇÃO TERAPÊUTICA E EFEITOS EFICAZES SOBRE ACIDEZ E ULCERAÇÕES DO ESTÔMAGO, SUAS FOLHAS SÃO UTILIZADAS HÁ MUITO TEMPO PELO POVO BRASILEIRO COMO RECURSO TERAPÊUTICO E TAMBÉM É UM TRATAMENTO ALTERNATIVO APROVADO E OFERECIDO DE FORMA GRATUITA ATRAVÉS DO SUS, E ...

Mas, a literatura refere que a espinheira santa, em doses altas, pode causar arritmias cardíacas e queda da pressão arterial e pode interagir com algumas medicações.

A Espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) regula as funções gastrointestinais, pois os componentes presentes nesta planta têm uma forte ação antioxidante e protetora celular, além de reduzir a acidez gástrica, protegendo assim a mucosa do estômago. Combate também a H. Pylori e auxilia nas funções hepáticas.

A bactéria H. pylori desenvolve-se na camada mucosa protetora do revestimento gástrico, local em que se encontra menos exposta aos sucos altamente ácidos produzidos pelo estômago. Além disso, o H. pylori produz amônia, que ajuda a protegê-lo do ácido gástrico e lhe permite romper e penetrar a camada mucosa.