O que a epistemologia defende?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Epistemologia é o nome dado ao estudo do conhecimento e suas formas. Tenta descobrir como o conhecimento é adquirido pelas pessoas a partir dos princípios da crença, verdade e justificativa.

O cerne da epistemologia trata de quatro áreas fundamentais: Análise filosófica da natureza do conhecimento e como o conhecimento se relaciona com a verdade, crença e justificação. Problemas relativos ao Ceticismo, ou questões derivadas deste. Critérios para se afirmar que algo é conhecido e justificado.

A Epistemologia se configura em torno de três questões principais: o que é o conhecimento. quais são as fontes de conhecimento. quais são as possibilidades e limites do conhecimento.

De forma geral, epistemologia — ou teoria do conhecimento, é uma área da filosofia que estuda o conhecimento. Como sempre, a origem da palavra ajuda a entender melhor o conceito. Epistem, do grego, significa conhecimento e logia significa estudo. Assim, epistemologia é o estudo do conhecimento.

A epistemologia ou teoria da ciência é um ramo da filosofia que trata dos problemas relacionados à crença e ao conhecimento, ou seja, estuda a origem, a estrutura, os métodos e a veracidade do conhecimento, que está atrelada com a lógica e o empirismo, é indispensável no estudo da ciência.

Tipos de epistemologia
Filósofos empiristas como John Locke e Francis Bacon estão entre os que defendem que o conhecimento humano é adquirido através das experiências que um indivíduo tem ao longo de toda a vida. A teoria racional da epistemologia defende que o conhecimento tem como origem a razão humana.

Epistemologia é o nome dado ao estudo do conhecimento e suas formas. Tenta descobrir como o conhecimento é adquirido pelas pessoas a partir dos princípios da crença, verdade e justificativa. Atualmente é compreendida como a Teoria do Conhecimento, mas nem sempre foi assim.

A alternativa correta é a letra d) A epistemologia está preocupada com o conceito de conhecimento e com a sua validade. A epistemologia é uma área da filosofia que se dedica ao estudo do conhecimento, buscando compreender como ele é adquirido, justificado e validado.

A epistemologia, por tratar da origem do conhecimento, é um campo vasto de estudo das várias áreas, inclusive na área pedagógica, na medida em que lança luzes para evidenciar o entendimento da prática docente e das intervenções a serem realizadas frente à complexidade do ensino/aprendizagem.

A EPISTEMOLOGIA LÓGICA, que estuda a linguagem científica e a pesquisa das regras lógicas do empirismo; A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, que estuda a atividade científica partindo de uma psicologia da inteligência, que finda em um estruturalismo genético; A EPISTEMOLOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, que estuda a produção das teorias e ...

Esses conhecimentos podem ser classificados em cinco principais vertentes: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento filosófico e conhecimento tácito.

Dois dos grandes problemas da epistemologia são o das origens e fundamentação do conhecimento (quais os processos pelos quais o adquirimos, em que ele se fundamenta) e o dos seus limites, ou extensão (quais as coisas que podem, em princípio, ser conhecidas e quais as que não podem).

Assim, de acordo com esta abordagem, o individuo aprende quando consegue apreender um conteúdo e formular uma representação pessoal de um objeto ou realidade. Esse processo é determinado por experiências, interesses e conhecimento previsto (LAKOMY, 2008).

5 sinônimos de epistemologia para 1 sentido da palavra epistemologia: Ciência da origem e da natureza do conhecimento: 1 filosofia do conhecimento, gnoseologia, gnosiologia, teoria da ciência, teoria do conhecimento.

A epistemology of education
O conhecimento em Educação é examinado segundo o processo que toda ciência efetivamente realiza, na definição de seu objeto. Este objeto por sua vez é definido pelo paradigma que o sujeito científico assumir.

Jonathan Dancy definiu a epistemologia em quatro áreas principais. A partir disso, foram desenvolvidos três pontos essenciais em relação à natureza do conhecimento: “saber que”, “saber como” e “conhecimento por familiaridade”.

O sujeito epistêmico refere-se às características mais gerais de estruturação mental. O foco está na investigação das grandes categorias do pensamento: espaço, tempo, causalidade, etc.

Outrossim, com o advento da ciência moderna, a epistemologia passou a está intimamente relacionada ao estudo dos postulados, métodos e técnicas do conhecimento científico, da relação entre as diversas dimensões da pesquisa científica, bem como, a relação entre os diversos tipos de conhecimento.

Por consequência, a epistemologia deve ser entendida como uma atividade epistêmica de segunda ordem, pois ela pretende compreender a própria ciência. A ciência, nesse caso, passa a ocupar o lugar de objeto de estudo, o qual se pode dizer, então, ser de segunda ordem.