O que a enfermagem deve observar no dia da cirurgia?

Perguntado por: ecardoso9 . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Verificar lista de cirurgia: quais os pacientes que serão operados, nome da cirurgia, horário, se há pedido de sangue, preparos especiais ou de rotina; Providenciar material e colher a amostra de sangue para tipagem sanguínea; Observar sintomas como tosse, coriza, febre, variação de pressão arterial e outros.

Na véspera da cirurgia:
Tomar banho no dia do procedimento antes de ir para o hospital auxilia a diminuir infecções no corte da cirurgia, porém não faça a depilação em casa na véspera, caso seja necessário, faça dias antes ou será feita no próprio momento da cirurgia após a anestesia.

– Verificar lista de cirurgia quais os pacientes que serão operados, nome da cirurgia, horário, se há pedido de sangue, preparos especiais ou de rotina. – Providenciar material e colher a amostra de sangue para tipagem sanguínea. – Observar sintomas como tosse, coriza, febre, variação de p.a e outros.

O técnico de Enfermagem, sob supervisão do enfermeiro, tem a função de verificar o funcionamento dos equipamentos que serão usados durante a cirurgia. Desse modo, ele deve conhecer bem a instrumentação cirúrgica e as máquinas, avisando a equipe caso algo não esteja funcionando de modo correto.

ARecuperaçà o Pós-Anestésica (RPA) é o local onde o paciente submetido a um procedimento anestésico-cirúrgico de e permanecer até que recupere sua consciência e tenha estabilidade dos sinais itais.

Técnico de Enfermagem
Realizar a conferência e registro do Checklist de Cirurgia Segura de acordo com cada fase. Comunicar ao enfermeiro qualquer intercorrência durante a assistência prestada. Preparar e montar a sala operatória de acordo com o procedimento a ser realizado.

O perioperatório é o lapso de tempo que envolve o ato cirúrgico. Está subdividido em três etapas: pré-operatório, operatório e pós-operatório. Elas devem cumprir ações específicas para alcançar seu objetivo final. É um “processo” 6.

5 cuidados de enfermagem no pós-operatório

  1. 1 – Administração de medicamentos. Mesmo que seja um procedimento rápido e simples, é comum ter alguns remédios para tomar no pós-operatório. ...
  2. 2 – Acompanhamento de reações. ...
  3. 3 – Passagem de sondas. ...
  4. 4 – Ajudar com cuidados pessoais e de higiene. ...
  5. 5 – Prevenção de lesões por pressão.

Portanto, os principais indicadores para o monitoramento de paciente na cirurgia são:

  • Frequência cardíaca.
  • Frequência respiratória.
  • Temperatura corporal.
  • Pressão arterial.
  • Eletrocardiografia.
  • Oximetria.
  • Capnografia (gás carbônico expirado)

Técnicos de enfermagem: Eles auxiliam na preparação dos pacientes e da sala de cirurgia, assistem durante a cirurgia, ajudam nos cuidados pós-operatórios, e são responsáveis por documentar os cuidados prestados.

Uma anotação de enfermagem eficaz precisa incluir data, hora, assinatura e identificação do profissional com o número do COREN. Além disso, deve constar no documento a observação e o registro de como o paciente chegou até a clínica ou o hospital (de onde veio, se tem acompanhante, se está em condições de locomoção).

O QUE É UM CENTRO CIRURGÍCO. É um ambiente hospitalar de setor restrito, composto por diversas áreas que buscam promover condições adequadas para a realização de procedimentos anestésicos e cirúrgicos. Esse ambiente é dividido em zonas: a zona de proteção, a zona limpa e a zona estéril.

Realizar coleta de exames laboratoriais. Verificar as condições gerais dos clientes, segundo prescrição médica e de enfermagem. Realizar a inspeção da pele do paciente quanto a presença de edemas ou úlceras. Fazer a leitura do prontuário do paciente para apreender suas condições gerais no início do plantão.

Sua estrutura comporta seis salas cirúrgicas, operando 24 horas por dia, de forma ininterrupta, 17 leitos no CRPA (Centro de Recuperação Pós-Anestésica) e uma sala de hemodinâmica.

O período de Pós-operatório Imediato (POI) corresponde às primeiras 24 horas após o término da cirurgia. Esse momento exige muita atenção da equipe de saúde, visto que é quando o paciente necessita de cuidados específicos até que recupere a consciência e a homeostase.