O que a educação nos proporciona?

Perguntado por: emaldonado7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Amplia os horizontes, transforma vidas, permite desenvolver o pensamento crítico e a moral. É por meio do conhecimento que o indivíduo impulsiona a sua vida, direciona sua trajetória, desenvolve valores éticos e exerce plenamente sua cidadania, compreendendo seus direitos e deveres.

“A educação ajuda as pessoas a desenvolver habilidades, melhorar a sua condição social e ter acesso a redes que podem ajudá-las a terem mais conquistas sociais”, dizem os autores do estudo. De acordo com a pesquisa, as pessoas que estudam mais são mais felizes porque têm maior satisfação em diferentes esferas da vida.

Além de ser um direito fundamental, a educação também impacta todas as demais áreas de atuação, afinal, é a partir dela que os indivíduos se desenvolvem como cidadãos e profissionais.

A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.

Segundo um estudo divulgado em 2017 pela Universidade de York, altos níveis de educação estão associados a uma saúde mental melhor. O motivo é que as pessoas que têm acesso à educação podem fazer mais escolhas. Logo, elas têm mais controle sobre suas vidas além de sentirem maior segurança.

A Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. Por meio da Educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural.

A educação é um importante instrumento transformador, uma vez que sua função primordial é permitir a renovação da sociedade, assumindo um papel de movimento contínuo de mudanças na sua estrutura e consentindo uma reflexão sobre si mesma e consequente tomada de decisões importantes a respeito do seu futuro.

Afinal, quando falamos em educação para a vida, falamos em uma jornada de conhecimento contínuo, na qual o indivíduo aprende, experimenta, empreende e se legitima ao compreender a si mesmo e o outro.

A educação, quando integral, pode ter um papel fundamental na ampliação e apuração da compreensão e da leitura de mundo, tornando-nos mais críticos e conscientes, seja em questões individuais (controle das emoções, autoconhecimento) ou sociais (respeito às diferenças, cooperação e solidariedade).

Desenvolve o senso crítico e de trabalho em equipe, formando cidadãos prontos para atuar em sociedade; Aprimora a comunicação e desenvolve novas habilidades, melhorando também os relacionamentos interpessoais; Cria um ambiente propício, diferente do uso tradicional de uma sala de aula.

A educação gera conhecimento, conhecimento conduz à uma qualidade de vida melhor. A valorização da educação pública brasileira em todos os aspectos é condição fundamental para o desenvolvimento da nação.

A ideia de “educação para todos”, assumida como um compromisso mundial no documento, propõe o estabelecimento de garantias a todas as pessoas de que tenham acesso aos conhecimentos básicos necessários a uma vida digna, condição insubstituível para o advento de uma sociedade mais humana e mais justa.

Uma educação de qualidade na escola é resultado de um conjunto coerente de processos que devem ser planejados, rígidos e efetivados para se garantir a qualidade no sistema de ensino, potencializando a pluralidade de abordagens na educação.

Esses autores observam que a educação é uma instituição de reprodução social, ou seja, a educação serve para passar adiante as formas normalizadas de uma construção social. Para simplificar, a educação é o órgão do sistema de uma sociedade responsável por manter a constante reinstauração da ordem estabelecida.

Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento. No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte.

Aprender é encontrar um plano equilibrado que funciona para você. Desafie-se a sair da sua zona de conforto, mas evite frustrações desnecessárias advindas de metas impossíveis. Mesmo se você não atingir seu objetivo, curta a jornada — é bem possível que você tenha aprendido mais do que imagina.

PRINCIPAIS VALORES EDUCATIVOS

  • A empatia. Ao nos colocarmos no lugar das outras pessoas em termos cognitivos e emocionais, melhoramos a capacidade para resolver conflitos e entender as opiniões dos demais.
  • A igualdade de oportunidades. ...
  • O respeito pelo meio ambiente. ...
  • O cuidado da saúde. ...
  • O pensamento crítico.

O ato de aprender propicia aos estudantes a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento do raciocínio lógico, respeito a outros indivíduos, a consciência de coletividade, ampliação das maneiras de se comunicar, empatia com a diferença e a compreensão da vida como um todo.

Enquanto processo educativo, a educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.

Conheça três diferentes tipos de educação

  • Educação formal. Basicamente, a educação formal é aquela em que se usa o modelo tradicional de ensino aplicado, durante muito tempo, em escolas e universidades. ...
  • Educação não formal. ...
  • Educação informal.

A educação de base consiste em três etapas: educação infantil (entre 0 e 5 anos de idade), ensino fundamental (dos 6 aos 14) e ensino médio (dos 15 aos 17 anos). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) dita que toda essa etapa básica é obrigatória para todos os brasileiros a partir dos quatro anos de idade.