O que a ectoderme mesoderme e endoderme formam?

Perguntado por: bvilela . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Folhetos Embrionários ou folhetos germinativos (ectoderma, endoderma e mesoderma) são camadas de células que dão origem aos órgãos e tecidos dos seres vivos. Surgem na fase de embrião, mais precisamente durante a gastrulação, ou seja, entre a terceira e oitava semanas de gestação no caso dos humanos.

Origem e diferenciação dos tecidos e órgãos. O folheto germinativo é o tecido embrionário que origina os diversos tecidos e órgãos de um animal adulto.

A partir da mesoderme, por multiplicação e diferenciação celular, originam-se, por exemplo, o esqueleto, os músculos, e os sistemas circulatório, excretor e reprodutor.

Endoderma. Localizada mais no interior das células, é a endoderme que forma o sistema respiratório e alguns órgãos do sistema digestório - o fígado e o pâncreas.

Localiza-se entre os outros dois folhetos, a endoderme e a ectoderme e, através de multiplicação e diferenciação celular, a mesoderme dá origem, por exemplo, ao esqueleto, músculos, sistema circulatório, excretor e reprodutor.

O endoderma subseqüentemente origina o epitélio (tecido que cobre, ou linhas, uma estrutura) da faringe, incluindo a tuba auditiva, as amígdalas, a glândula tireóide, as glândulas paratireóides e o timo; a laringe, traquéia e pulmões; o trato gastrintestinal (exceto boca e ânus), a bexiga urinária, a vagina (nas ...

Os principais "momentos" pelos quais passam os embriões de diferentes grupos são:

  • segmentação;
  • mórula;
  • blástula;
  • gástrula;
  • nêurula.

Os folhetos embrionários, também conhecidos como germinativos, são a formação do primeiro tecido de um embrião. Eles são compostos por camadas de células-tronco pluricelulares e sua função é gerar os tecidos verdadeiros e os órgãos.

Cada uma das três camadas germinativas (ectoderma, mesoderma e endoderma) dá origem a tecidos e órgãos específicos, conforme o embrião se desenvolve.

A ectoderme, além de revestir externamente o embrião, assume diversos papéis no decurso da organogénese, dando origem a várias estruturas. A ectoderme é a camada embrionária que dará origem aos componentes do sistema nervoso.

A mesoderme é um folheto embrionário que se forma na terceira semana de gestação, após a gastrulação, durante a neurulação no embrião dos animais triploblásticos, como os vertebrados.

A formação dos folhetos embrionários ocorre na fase chamada gastrulação. Resumidamente, após a fecundação, o zigoto sofre várias clivagens até formar um aglomerado de células chamado blástula. Nesse estágio, a única camada de células corresponde ao primeiro folheto embrionário, o ectoderma.

A mesoderme é uma característica de animais triblásticos ou triploblásticos, que, além desse folheto, possuem também a ectoderme e a endoderme. Os animais que apresentam apenas a ectoderme e a endoderme são chamados de diblásticos ou diploblásticos.

O mesoderma embrionário é um pouco mais diverso e se divide em mesoderma paraxial, intermediário e lateral. O mesoderma lateral dará origem aos tecidos cardíaco, hematológico, vascular e muscular liso. Ele também formará o baço e os tecidos linfático e adiposo.

Desenvolvimento embrionário

  • Segmentação. Na segmentação há uma primeira etapa, chamada mórula, na qual há um aumento significativo de células, decorrente das mitoses. ...
  • Gastrulação. Nesta etapa, há a diferenciação de blastômeros em folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma). ...
  • Organogênese.