O que a drenagem linfática elimina?

Perguntado por: dguterres . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 3 votos

Drenagem linfática é uma técnica de massagem manual (DLM) que tem como objetivo estimular o sistema linfático a eliminar o excesso de fluidos do corpo. Apoiada em evidências científicas, a DLM é reconhecida e indicada para auxiliar em vários tratamentos estéticos, além de promover relaxamento e bem-estar.

A drenagem atua potencializando e auxiliando nesse processo, ou seja, ela acelera aquilo que o nosso corpo faz naturalmente e lentamente. Os resultados da drenagem linfática no corpo dura, em média, dois a três dias, pois é esse o tempo que o sistema linfático leva para desacelerar novamente.

Os principais benefícios da drenagem linfática

  1. Diminuição do inchaço. Como dito no início do texto, a redução do inchaço corporal é o maior e principal benefício da drenagem linfática. ...
  2. Recuperação de lesão e favorecimento da cicatrização. ...
  3. Combate à celulite. ...
  4. Oxigenação dos tecidos corporais. ...
  5. Redução de hematomas.

Ela tem influência direta no aumento da oxigenação dos tecidos, favorece a eliminação de toxinas e metabólitos, aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestório, aumenta a quantidade de líquidos a ser eliminada e melhora as condições de absorção intestinal, dentre outras funções.

Uma drenagem linfática adequada pode ter um papel restaurador nas funções do corpo, eliminando toxinas, evitando os inchaços e melhorando de forma significativa o aspecto da pele. O importante é fazer o procedimento com profissionais qualificados que garantam segurança e os resultados desejados.

“É muito interessante fazer a drenagem, principalmente após os treinos, pois gera uma maior oxigenação local que auxilia no descanso dos músculos”. De acordo com Priscila, o sistema linfático tem como função retirar os líquidos em excesso do organismo e transportá-los ao sistema circulatório.

O resultado de uma massagem bem-feita, seja ela modeladora, drenagem linfática etc., dura, normalmente, de dois a três dias, pois esse é o tempo que o sistema linfático leva para desacelerar e voltar ao que era antes.

Recomenda-se a frequência de 3 vezes na semana até o primeiro mês, sendo que após esse período as sessões podem ser mais espaçadas, como 2 vezes na semana, evoluindo para 1 vez na semana. Essa avaliação da frequência será feita pelo fisioterapeuta, de acordo com a necessidade apresentada.

Drenagem Linfática é melhor antes ou depois da academia? É mais vantajoso fazer a Drenagem DEPOIS da Academia, treinos, Corridas, etc. A Drenagem Linfática gera uma maior oxigenação local que auxilia no descanso dos músculos.

A drenagem linfática abdominal serve, dentre outras funcionalidades, para acelerar o processo de eliminação de líquidos que possam estar acumulados entre as células, causando o conhecido edema (inchaço). Além disso, as técnicas também têm ação tranquilizante e relaxante.

Dicas nutricionais para acompanhar a Drenagem Linfática
Ingerir moderadamente cafeína, sal e carnes vermelhas. A dieta deve ser preferencialmente mantida a base de alimentos antioxidantes, frescos e se possível orgânicos. Consumir, em media, 3 porções de frutas, duas porções de legumes e verduras, ao dia.

Drenagem Linfática
Com movimentos suaves e mais lentos, o objetivo dessa massagem é diminuir a retenção de líquidos. Você pode fazê-la 2 vezes por semana para ter resultados mais rápidos e efetivos.

Somente após uma avaliação profissional você irá saber quantas sessões serão necessárias para o seu caso. Entretanto, em geral, 10 são indicadas em tratamentos pós cirúrgicos, podendo ser mais de acordo com a necessidade de cada um.

Drenagem linfática no pós-operatório
Substâncias como o sangue, soro e secreções podem acumular e o organismo talvez não seja capaz de expelir, causando um inchaço.

A frequência da realização de drenagem linfática manual é de 1 a 5 vezes por semana; ainda que o número de sessões necessárias seja indicado pelo terapeuta após realizar uma avaliação inicial. Entretanto, seus efeitos fisiológicos já podem ser notados desde a primeira sessão; ela promove resultados rápidos.

Uma drenagem linfática bem feita proporciona diversos efeitos positivos para a saúde e beleza como redução da retenção de líquidos, melhora da circulação sanguínea, melhora da celulite, melhora na aparência da pele, relaxamento corporal, eliminação de toxinas e melhora do sistema imunológico.

A Drenagem Linfática auxilia neste escoamento dos líquidos e toxinas do corpo, reduzindo o inchaço e evitando o acúmulo localizado de líquido (seromas) e as indesejáveis fibroses (nódulos) que podem se formar durante o processo de cicatrização da lipoaspiração.

R$ 150

Essa técnica pode ser usada sob prescrição médica ou para fins estéticos. O preço médio de uma sessão de drenagem linfática é de R$ 150. O preço deste tratamento é indicativo. É a média dos preços que as clínicas publicaram no site Cirurgia.net.

Entenda os benefícios da drenagem linfática
A técnica é feita em áreas como braços, pernas, na face e na região do tronco, incluindo a barriga.

Além do carboidrato e da fibra, presente em grande quantidade na aveia e na banana, você também pode ingerir proteínas leves, como o ovo. O mais indicado é associá-lo com o pão integral ou a própria banana, para que seu organismo receba diversas fontes de nutrientes antes do exercício.

Pré-tratamento
A drenagem linfática pré e pós-cirúrgica deve ser realizada com um profissional capacitado e mediante indicação do médico. Recomenda-se beber bastante água antes da sessão.