O que a ditadura militar fazia?

Perguntado por: aguterres . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Prisões arbitrárias, torturas, estupros e assassinatos foram realizados pelas forças militares e policiais no país. Desde o primeiro momento, direitos políticos foram cassados, instaurando ainda uma rígida censura aos diversos meios de comunicação e à expressão literária e artística da população.

Ditadura é um dos regimes não democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos regidos por uma pessoa ou entidade política onde não há participação popular, ou em que essa participação ocorre de maneira muito restrita.

Neste cenário, lançaram-se à luta armada dezenas de organizações, das quais destacaram-se a Ação Libertadora Nacional (ALN), o Comando de Libertação Nacional (COLINA), o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) e a Vanguarda Armada ...

O relatório final da Comissão Nacional da Verdade afirmou que, durante a ditadura, 434 pessoas morreram ou desapareceram.

Muitos foram afetados pelo sistema da repressão durante a Ditadura Militar, no entanto, as mulheres militantes de esquerda sofreram com atrocidades (e crimes contra a humanidade) particularmente fortes.

Entre 1964 e 1985, o Brasil se modernizou, mas a desigualdade social aumentou, assim como a repressão política, a dívida externa e a inflação, que voltou a ser galopante nos anos 80. A economia do país também cresceu.

O governo aprovou uma Lei de Anistia para os crimes políticos cometidos pelo e contra o regime, as restrições às liberdades civis foram relaxadas e, então, eleições presidenciais indiretas foram realizadas em 1984, com candidatos civis e militares.

salário; - Banco da Amazônia; - SUDAM; - Reforma Administrativa, Agrária, Bancária, Eleitoral, Habitacional, Política e Universitária; - Ferrovia da soja; - Rede Ferroviária ampliada de 3 mil e remodelada para 11 mil Km; - Frota mercante de 1 para 4 milhões de TDW; - Corredores de exportações de Vitória, Santos, ...

O ditador não admite oposição a seus atos e ideias, e tem grande parte do poder de decisão. É um regime antidemocrático no qual não existe a participação da população. Nos regimes democráticos, o poder é dividido entre Legislativo, Executivo e o Judiciário.

Humberto de Alencar Castello Branco (1964-1967)
Posse de Castello Branco como Presidente da República. Foi o primeiro presidente da ditadura e consolidou a presença militar no governo brasileiro.

De toda forma, os cinco presidentes do período foram:

  • Humberto Castello Branco (1964-67);
  • Artur Costa e Silva (1967-69);
  • Emílio Médici (1969-74);
  • Ernesto Geisel (1974-79);
  • João Figueiredo (1979-85).

1 de abril de 1964

Economia na ditadura militar
É verdade que a economia brasileira nunca cresceu tanto como nos primeiros anos do regime militar. A taxa média anual de crescimento do PIB naquele período girava em torno de 10% —grande parte dessa expansão foi possível graças a empréstimos tomados de instituições internacionais.

A

  • Abdias do Nascimento.
  • Alfredo Sirkis.
  • Ana Montenegro.
  • Anita Leocádia Prestes.
  • Apolônio de Carvalho.
  • Armênio Guedes.
  • Augusto Boal.

A ditadura militar no Brasil durou 21 anos, teve 5 mandatos militares e instituiu 16 atos institucionais – mecanismos legais que se sobrepunham à Constituição Federal. Nesse período houve restrição à liberdade, repressão aos opositores do regime e censura.

Como pontos negativos podemos citar o fim das instituições democráticas, a suspensão das garantias constitucionais, o fim da separação dos três poderes e o fim dos mecanismos políticos existentes que garantem o direito à diferença de opinião, voto e posição política.

A ditadura Stroessner foi a mais longeva e, provavelmente, a mais sanguinária da América Latina. Foram 150 mil presos políticos, 18 mil torturados e 3 mil mortos durante seu regime.

Principais características do regime militar no Brasil:
- Cassação de direitos políticos de opositores ao regime; - Repressão aos movimentos sociais e manifestações políticas de oposição; - Censura aos meios de comunicação; - Censura aos artistas (músicos, atores, artistas plásticos, etc.);

Observação: Foi o primeiro Presidente eleito pelo voto popular depois de 25 anos de regime de exceção. Seu curto período de Governo foi marcado por escândalos de corrupção o que levou a Câmara dos Deputados a autorizar a abertura do processo de Impeachment em 02.10.1992 e Collor foi afastado do poder.

1. Pessoa que reúne em si, temporariamente, e em circunstâncias excepcionais , todos os poderes públicos. 2. [Figurado] Pessoa autoritária, despótica.