O que a diabetes pode causar nos olhos?

Perguntado por: ipimenta6 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Pessoas com diabetes podem ter maior probabilidade de contrair infecções oculares. Quando o diabetes não é controlado adequadamente, pode afetar o sistema imunológico do corpo, diminuindo sua capacidade de combater infecções. Isso pode levar a conjuntivite (olho vermelho) e outras infecções oculares.

Desse modo, o melhor é só utilizar colírios com indicação médica. No caso do diabético, que muitas vezes tem outras doenças associadas, alguns colírios devem ser especificamente evitados, como, por exemplo, os que contêm corticóides e que só podem ser aplicados com indicação médica.

Sempre gosto de lembrar que NÃO é normal um paciente diabético perder a visão. A grande maioria dos casos tem tratamento e conseguem reverter ou estacionar a perda visual. Caso os sintomas da retinopatia diabética se apresentem, devemos buscar o tratamento adequado para retornar ao normal o mais breve possível.

Diabetes e cegueira: retinopatia diabética
Com o tempo, o sangue extravasa os vasos e capilares, formando um edema. A pessoa começa a experimentar a visão turva, e esta condição pode progredir até que ocorra a perda parcial ou total da visão.

À medida que a doença progride, os sintomas de retinopatia diabética podem incluir:

  • Pontos ou manchas escuras flutuando na visão; 1-4
  • Visão embaçada; 1-3
  • Visão que muda periodicamente de borrada para clara; 2,3
  • Visão noturna prejudicada; 1,2
  • Perda de visão central ou periférica.

O edema macular diabético é causado por acúmulo de líquido na zona mais “nobre” da retina, a mácula, e é a principal causa de cegueira nas pessoas com diabetes e idade economicamente ativa.

Controle regularmente os níveis de açúcar no sangue. Manter a glicemia sob controle é a maneira mais importante de gerenciar sua diabetes e evitar a perda da visão. Mantenha a pressão arterial sob controle. Mantenha um peso corporal saudável e gerencie sua dieta com sua equipe de saúde.

Com isso, o valor da cirurgia de descolamento de retina pode variar bastante. Porém, em média, esse procedimento fica em torno de 8 e 22 mil reais — ou mais, caso seja necessário algum tratamento pós-cirúrgico. Vale dizer que somente um oftalmologista poderá dizer qual é o procedimento ideal para o paciente.

O exame de fundo de olho deve ser feito prontamente em todo paciente diagnosticado com DM tipo 2 e após 5 anos de diagnóstico no paciente com DM tipo 1.

Pode sim! Olá , pode usar sem problemas. Este é um colírio lubrificante ocular , não tem potencial de agravar o glaucoma ou interferir na pressão do olho .

Foi aprovado pela FDA (Food And Drug Administration) nos Estados Unidos, um medicamento capaz de reverter os efeitos da cegueira causada pelo diabetes ou retinopatia diabética.

Quem tem diabetes precisa saber que a doença pode sim causar a perda de peso repentina porque, quando o organismo não tem energia, ele necessita recorrer a outras fontes, como as reservas de gordura, propiciando a perda de peso não intencional.

Como segundo problema, 56% das pessoas recebem o diagnóstico do diabete tardiamente – quando a doença está descompensada, o que eleva as chances de um problema ocular e de uma cegueira. Sem um tratamento, os diabéticos podem perder mais de duas linhas de visão em até dois anos.

A visão turva é um dos sintomas de retinopatia diabética mais frequentes e ocorre, habitualmente, na fase proliferativa da doença, quando a mácula possui edema e quando os neo-vasos se rompem e sangram para o vítreo. A hemorragia pode reaparecer e causar visão muito turva.

O consumo de álcool deve ser evitado pelos diabéticos porque as bebidas alcoólicas podem alterar as taxas de açúcar no sangue, tanto aumentando os valores da glicemia como diminuindo e causando hipoglicemia (quando o estômago está vazio, por exemplo).

A cegueira pode ser congênita (quando já nasce com a pessoa) ou adquirida, que pode ser causada por diferentes fatores, entre eles: Glaucoma: danos nas fibras do nervo óptico. Catarata: opacidade no cristalino (espécie de lente do olho)

A visão embaçada pode estar associada a diversos problemas e os mais comuns são os erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo). A sensação de “turvamento” ou “enevoamento” também pode ocorrer como um sintoma secundário de outras moléstias, entre as quais a enxaqueca, a diabetes e a pressão alta.

7 dicas para equilibrar o seu nível de glicose

  1. Reduza os processados. ...
  2. Coma mais fibras. ...
  3. Escolha proteínas de qualidade. ...
  4. Consuma gorduras saudáveis. ...
  5. Prefira alimentos integrais. ...
  6. Cuidado com o jantar. ...
  7. Beba bastante água.

O diabetes é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares como: infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e entupimentos das artérias, especialmente das pernas e pés, além de formação de aneurismas – dilatação de um vaso sanguíneo.

Se a condição de incapacidade se tornar permanente, é possível a aposentadoria por invalidez. A aposentadoria por invalidez para pessoas com diabetes é possível desde que seja comprovada a incapacidade permanente para o trabalho. Enquanto for possível permanecer trabalhando, o benefício não será concedido.