O quê a desconfiança pode causar?

Perguntado por: ovargas4 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

A desconfiança excessiva, a falta de confiança em si, é uma grande vilã que pode impedir o seu crescimento pessoal e profissional, pois ela atua como um alerta constante de algo ruim pode acontecer a qualquer momento e que em alguns casos é melhor nem arriscar determinadas ações.

Busque caminhos diferentes, alternativas para contornar o problema e melhorar o cenário. Certamente, ao racionalizar, você conseguirá superar a desconfiança. Outro fator importante é o diálogo. Faça um planejamento mental de como irá dialogar com a pessoa que está ao seu lado e não abra mão de uma boa conversa.

Thiago de Almeida, psicólogo da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em relacionamentos amorosos, verificou em uma pesquisa realizada com 45 casais que o ciúme desperta a infidelidade: quanto maior o ciúme maior será a infidelidade do parceiro, esse efeito é conhecido como autorealizador.

7 dicas para vencer a desconfiança e tornar-se uma pessoa mais segura

  1. Alinhe suas expectativas. ...
  2. Conheça os seus sentimentos. ...
  3. Invista no diálogo. ...
  4. Cuide de sua autoestima. ...
  5. Confie em seu par. ...
  6. Mantenha a Individualidade. ...
  7. Procure ajuda expecializada.

Você sabe o que é pistantrofobia? Poucas pessoas, realmente poucas pessoas, sabem o que significa pistantrofobia. Trata-se da nomenclatura técnica para o medo de confiar em outras pessoas.

Desconfiar de quem se ama é não confiar na própria capacidade de amar. Se desconfia da minha fidelidade, não merece minha lealdade e nem estar do meu lado. Eu te amo e sinto que me ama também, mas você precisa superar essas suas desconfianças. Desconfiança: o maior sabotador das relações.

Que tem dificuldade em confiar: 1 cismado, prevenido, desconfioso, cético, descrente, duvidador, duvidante, duvidoso, hesitante, suspeitador, suspeitoso, suspicaz, ressabiado, intrigado, arisco, esquivo, arredio, arrepiado, escabreado, cabreiro.

Pois bem, este sentimento de desconfiança a nós mesmos de vez, em quando é muito natural a gente sentir. Diferente da insegurança crônica que vem para desestabilizar a nós mesmos e as nossas relações. A insegurança crônica rouba sua paz e impede que você possa se envolver com seu parceiro de forma relaxada e autêntica.

Um relacionamento tóxico é caracterizado pela falta de apoio mútuo, pela competição, desrespeito e, muitas vezes, pelo conflito. Ele mina a sua autoestima, faz você se sentir triste e enche você de culpa.

O que gera a falta de confiança no namoro
Diversos fatores reais ou emocionais podem levar uma pessoa a não ter confiança no relacionamento. As situações reais que geram desconfiança estão relacionadas a experiências de traição, mentiras, fofocas, e decepções que foram vividas e não superadas.

Desconfiar de pessoas é normal, mas só enquanto isso não afeta de forma negativa sua maturidade, crescimento pessoal, bom senso, trabalho, estudos ou relações importantes. Se sua suspeita causa prejuízo em uma ou mais dessas áreas, você pode estar vivendo uma paranoia.

Com base nas informações do site Ashley Madison, dedicado a casos extraconjugais de pessoas comprometidas, os homens que mais traem são os que têm 29, 39, 49 e 59 anos. Fique de olho, portanto: o término de um ciclo de 10 anos de vida costuma mexer com as fantasias masculinas.

Demonstre empatia pelo que o seu companheiro fez.

  1. Retire a pressão das costas dele. Fale algo que demonstre que você entende o que ele fez. ...
  2. Encoraje-o com frases como “Eu sempre fui sincero com você” ou “Por favor seja sincero se você estiver me traindo. Gostaria de saber quem você é de verdade”.

(Pv 14.15; Pv 26.24,25). Há ocasiões em que é sensato e apropriado desconfiar dos outros, protegermo-nos e proteger as pessoas que nos são queridas daquilo que constitui uma ameaça real. Há ocasiões em que as atividades suspeitas devem ser denunciadas à polícia (Rm 13.1-7; Tt 3.1; 1 Pe 2.13).

Seja honesto com seus sentimentos
A falta de confiança no relacionamento nem sempre se manifesta com palavras. Atitudes como distanciamento, frieza, desinteresse, entre outras, afetam a outra metade do casal, sem que ela saiba as razões. É preciso se abrir e conversar a respeito.

Confie em si mesmo.
Quando estiver aprendendo a confiar nos outros, decida confiar em si mesmo também. Nós projetamos nossos medos nos demais quando enxergarmos o mundo com as lentes da desconfiança. Há muitas pessoas autênticas e verdadeiras no mundo, portando, concentre-se em si mesmo e aprenda a confiar em você.

5 dicas práticas de como voltar a confiar em alguém

  1. Tenha autoconfiança. É normal que, quando alguém erra com você, apareçam pensamentos do tipo: “eu sou muito ingênuo! ...
  2. Observe as atitudes. ...
  3. Estabeleça o diálogo. ...
  4. Seja confiável. ...
  5. Saiba que falhas futuras poderão acontecer.