O que a Depoprovera pode causar?

Perguntado por: areal9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

O uso de Depo® Provera® pode causar aumento do risco de câncer de mama, formação de coágulos sanguíneos nos braços, pernas, pulmões e olhos, Acidente Vascular Cerebral (AVC ), perda da visão ou outros problemas oculares e convulsões.

De acordo com o livro "Contraceptive Technology" (Tecnologia anticoncepcional), que é uma referência muito utilizada para todos os tipos de anticoncepcionais, a injecção de Depo-Provera pode retardar a fertilidade entre seis meses e um ano depois de se abandonar o tratamento.

Trata-se de um método de depósito, pois o músculo no qual a dose foi aplicada vai liberar o hormônio progesterona lentamente na corrente sanguínea pelos 90 dias posteriores à aplicação da injeção anticoncepcional.

Anticoncepcionais injetáveis
Efeitos colaterais como ganho de peso e inchaço são comuns às mulheres que optam por esse método, é frequente a região onde a aplicação ocorreu ficar dolorida. Além disso, esse método costuma reduzir cólicas e o fluxo menstrual.

Quais são os sinais de que o anticoncepcional faz mal à sua saúde?

  1. Alterações no fluxo menstrual. ...
  2. Perda de libido. ...
  3. Redução na lubrificação vaginal. ...
  4. Inchaço e sensibilidade nas mamas. ...
  5. Anticoncepcional faz mal ao sistema cardiovascular. ...
  6. Diversos sintomas físicos. ...
  7. Aumento na quantidade de espinhas. ...
  8. Alterações no humor.

Depo Provera 150 mg é um anticoncepcional injetável de ação prolongada, que deve ser administrado em intervalos de 12 a 13 semanas, sendo no máximo a cada 13 semanas (91 dias).

No caso da injeção anticoncepcional trimestral, ela é composta apenas de hormônio progesterona, podendo ser utilizada até por mulheres lactantes. Um dos diferenciais da injeção trimestral é que a mulher deixa de apresentar ciclos menstruais, livrando-se do incômodo da menstruação.

Uma pequena parcela de pacientes em uso de Depo-Provera para fins contraceptivos pode engravidar e uma parcela considerável que engravidar pode não perceber a gestação até o fim do primeiro trimestre.

Entre os efeitos colaterais indesejáveis, a injeção anticoncepcional pode causar dor de cabeça, acne, alterações do humor, redução da densidade mineral óssea, vertigens e aumento de peso1.

Depo® Provera® 150 mg é um anticoncepcional injetável de ação prolongada, que deve ser administrado em intervalos de 12 a 13 semanas, sendo no máximo a cada 13 semanas (91 dias).

Reações muito comuns (ocorrem em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): nervosismo, dor de cabeça, dor abdominal, desconforto abdominal, aumento de peso, redução de peso.

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, o único método contraceptivo que pode provocar ganho de peso a longo prazo, segundo comprovação científica, é a injeção trimestral.

3. Quando posso ter relação sexual? Após iniciar o tratamento contraceptivo com injeção é fundamental aguardar 30 dias para que os hormônios façam o efeito desejado. Sendo assim, qualquer relação sexual realizada sem proteção antes desse período estará sujeita à gestação.

Os anticoncepcionais que têm apenas estrogênio, ou então à base de hormônios naturais, parecem ter menos impactos sobre a libido feminina.

Anticoncepcional com menos risco de trombose: minipílula
Cerazette. Norestin. Juliet. Exluton.

Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (que é ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (que evita problemas de pele associados a anticoncepcionais) Dienogeste: Qlaira (que é ótimo para reduzir o fluxo menstrual)

O medicamento começa a agir já no primeiro mês de uso e, sendo composto por hormônios femininos sintéticos (estrogênio e progestagênios), pode causar possíveis alterações no corpo, originando os chamados “efeitos colaterais”. Os mais comuns são dores nas mamas, incômodos nas pernas, enxaqueca e enjoos.

Lista de anticoncepcionais com baixa dosagem hormonal

  • Norestin.
  • Cerazette.
  • Nactali.
  • Juliet.

A injeção pede cerca de 3 meses para ser eliminada, mas veja, também não é uma regra!