O que a dependência digital provoca?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

A dependência digital provoca compulsão, depressão, TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), agitação, irritabilidade, perda de sentimentos e perturbação.

Causas da dependência química
Dificuldades de lidar com frustrações e resolver problemas, além de traumas da infância, sintomas de depressão, tristeza sem motivo, quadros de ansiedade ou qualquer outro sentimento são alguns deles.

Dentre eles, o uso exagerado de tecnologias tem se tornado um dos principais determinantes de problemas emocionais e psicológicos. Vários são os riscos da tecnologia para o bem-estar mental, sendo que o excesso pode causar perturbações comportamentais, estresse, insônia, dependência e ansiedade.

Umas das possíveis causas da dependência digital é adolescência conturbada, evitação de problemas e problemas psicológicos, além de fatores ocultos. Os jovens sofrem por constante mudança, tendo como exemplo da puberdade.

A dependência digital é caracterizada quando o indivíduo começa a sofrer prejuízos na sua vida pessoal, social ou profissional, pela necessidade - incontrolável na maioria das vezes - de utilizar os meios digitais e que normalmente se dá de modo excessivo.

Psicoterapia. O acompanhamento psicológico é importante durante qualquer tipo de tratamento para a dependência química. Além de ajudar a manter a estabilidade emocional do paciente, a psicoterapia proporciona orientações que ajudam o paciente a evitar comportamentos e situações de risco.

A dependência tecnológica é quando não é possível controlar a necessidade de utilizar smartphones, internet ou jogos, como um vício. Essa dependência causa prejuízo em vários aspectos da vida, além de sofrimento intenso.

Afinal, vício tem cura? O vício é um problema crônico e, por isso, não tem cura. No entanto, essa condição pode ser tratada, levando o adicto a ter uma vida normal, controlando sua compulsão e reprogramando o seu sistema de crenças e responsabilidades.

A verdade é que, no parecer de muitos especialistas, o uso das redes sociais — incluindo aplicativos de mensagens instantâneas — pode chegar a criar sérias dependências com suas respectivas consequências: ansiedade, depressão, irritabilidade, isolamento, distanciamento da vida real e das relações familiares, perda de ...

Como não deixar que as redes sociais atrapalhem seu relacionamento e convívios sociais

  1. Entrem em acordo para não usarem as redes durante as refeições. ...
  2. Determine horários para os dois. ...
  3. Estabeleça limites para o uso da internet. ...
  4. Separe um tempo para a cultura. ...
  5. Seja sincero com você mesmo.

Veja aqui os sete maiores riscos que as crianças correm na Internet:

  • Bullying virtual. ...
  • Predadores virtuais. ...
  • Publicação de informações privadas. ...
  • Phishing. ...
  • Vítimas de golpes. ...
  • Download acidental de malware. ...
  • Postagens que podem se voltar contra seu filho no futuro.

Notou-se que o uso excessivo das tecnologias nas crianças e nos adolescentes acarretam prejuízos na aprendizagem e também nas relações sociais, já nas fases adulta e idosa os prejuízos associam-se em grande escala com as relações sociais não virtuais assemelhando-se a um isolamento social.

A dependência digital é a busca incessante pela utilização da internet que age de forma semelhante à dependência química, pois ocorre como consequência do uso prolongado da internet que, por sua vez, proporciona prazer físico à pessoa.

Poderá levar ao isolamento social, sedentarismo, diminuição do rendimento escolar, dificuldades em estabelecer relações e em casos mais graves, quando está instalada a dependência da internet, poderá surgir sintomatologia ansiosa e/ou depressiva.

Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2021, 22,3 milhões dos brasileiros com idades entre nove e 17 anos são usuários de internet. São 93% das pessoas nessa faixa etária, um índice maior do que a média da população (85%).