O que a decepção nos ensina?

Perguntado por: lduarte . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Você aprende que não importa o que você faça, o tanto que se dedique, sempre existirão aqueles que nunca vão dar valor. Então você aprende que não deve viver para os outros, e sim para você mesmo. Aprende que não pode parar no tempo e esquecer de buscar o seu objetivo principal felicidade.

Compreenda que todas as pessoas podem cometer erros. Você pode sentir muita raiva nos dias posteriores à decepção amorosa e não querer aceitar essa concepção. Tudo bem. Permita que alguns dias passem para que as emoções mais fortes percam a intensidade e, então, comece a ponderar sobre o perdão.

É possível voltar a confiar depois da decepção?

  1. Dê tempo ao tempo. Permita que o tempo cure as feridas causadas pela decepção. ...
  2. Não idealize as pessoas. ...
  3. Aproveite cada pequeno progresso da relação. ...
  4. Aprenda com os seus erros. ...
  5. Mantenha o diálogo aberto e sincero. ...
  6. Reconstrua a sua autoconfiança.

Isso é algo que acontece com muita frequência: nosso tipo de personalidade pode se encaixar com quem menos nos convém. Tudo isso se deve a carências não atendidas, àquela baixa autoestima que nos leva a sentir atração por pessoas que fazem com que nos sintamos vistos.

A frustração impede a liberdade emocional. Expressar a frustração com intuito de superá-la é saudável, mas somente numa posição não irritável, não hostil. A decepção é uma forma de frustração que ocorre quando as expectativas não são atendidas.

A maior decepção é aquela que vem de quem nunca esperamos. A intensidade da decepção é proporcional a amizade, ao afeto, ao amor e ao carinho que você tem por quem lhe proporcionou tal dor.

6 Dicas de como lidar com a frustração

  1. Desenvolva sua inteligência emocional. ...
  2. Seja resiliente. ...
  3. Analise a situação como um todo. ...
  4. Alinhe suas expectativas. ...
  5. Foque em suas vitórias. ...
  6. Conte com uma ajuda profissional para lidar com a frustração.

Quando sofremos uma decepção, parece que a desconfiança invade tudo o que nos rodeia, sejam pessoas ou projetos. Isso é normal depois de uma decepção, que pode ser uma traição de um ente querido ou a decepção por um sonho não realizado. Podemos cair em uma desconfiança total.

Decepção é o substantivo feminino que significa desilusão ou desengano. A decepção é um sentimento negativo de tristeza e mágoa que é causado por uma situação ou pessoa. Esta palavra tem origem no latim deceptio, que remete para a ideia de engano, trapaça, dolo.

1 desapontamento, desencanto, descontentamento, desengano, desilusão, frustração. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Desgosto: 2 contrariedade, desgosto, desprazer, dissabor, dor, insatisfação, mágoa, sofrimento, tristeza.

O que a decepção pode causar? Tristeza, frustração, raiva, remorso, sentimento de humilhação e de fracasso, ou até mesmo desconforto físico, como dores no corpo, falta de ar, entre outros sintomas. Tais sinais podem nos acometer ao mesmo uma vez no decorrer de nossa vida, principalmente a decepção amorosa.

Um dos principais fatores que fazem com que a desconfiança surja na vida das pessoas é o medo. Medo de perder, de ser julgado e, principalmente, de viver frustrações , que podem levá-lo a um sofrimento, com o qual este tem grande dificuldade de lidar ao longo de sua existência.

O que é o Transtorno de Personalidade Paranoide? Já demos a entender que o Transtorno de Personalidade Paranoide é justamente uma desconfiança em demasia das pessoas, mas profundamente discutindo o TPP é uma suspeição, descrença nas pessoas de forma generalizada, em que os motivos de quem age sempre são negativos.

A decepção vem sempre de quem menos esperamos... Por mais que o tempo passe há feridas que nunca cicatrizam. BARBOSA, J. A. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Quando vemos alguém sofrer, somos capazes de nos colocar em sua pele, sentirmos empatia. Isso ocorre porque partes do cérebro ligadas à nossa própria dor são ativadas. Mas nosso estado emocional também pode impactar o nível de empatia que sentimos. Ou seja, mudam a forma como o nosso cérebro reage à dor dos outros.

A decepção só pode estar relacionada à alguém, ou alguma situação, com os quais nós convivemos. Não conseguimos depositar nossa esperança em alguém que não conhecemos. Em contra partida, adoramos criar expectativas sobre as pessoas que amamos, os lugares onde vivemos, sobre os amigos.

Frustração pode gerar raiva, agressividade, revolta, decepção, depressão, falta de motivação e auto estima rebaixada. Frustração pode provocar stress.

Apesar de ter seu lado bom, o sentimento de frustração não pode durar muito tempo. Apesar de isto variar de pessoa para pessoa, as especialistas chegaram ao consenso de que a dor precisa diminuir em até uma semana.

Frustrado é um adjetivo que qualifica aquilo que foi gorado, inútil, fracassado, que não chegou a se desenvolver, que ficou incompleto e imperfeito. Ex.: O plano foi frustrado. O Frustrado é aquele que não alcançou seu ideal, a sua ambição, o seu desejo. É o indivíduo que não conseguiu concretizar seu objetivo de vida.

Ás vezes a decepção e causada por nós mesmos que esperamos das pessoas além do que elas podem nos dar.

Como superar uma desilusão amorosa

  1. Confie no tempo. O tempo é capaz de curar todas as dores, pois permite que você acalme suas emoções, reestruture sua base e encontre o aprendizado por trás da desilusão amorosa. ...
  2. Pratique o perdão. ...
  3. Combata a baixa autoestima. ...
  4. Viva o “luto” ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.