O que a DCTFWeb vai substituir?
Já está estabelecido que a DCTFWeb vai substituir a DCTF a partir dos fatos geradores ocorridos em janeiro de 2024 quanto ao Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e às retenções relativas a IRPJ, CSLL, PIS/Pasep e Cofins.
Como ficará o IRRF Folha na DCTFWeb a partir de maio 2023?
A partir do período de apuração (PA) de maio de 2023 (mês de pagamento), os valores de retenção de Imposto de Renda decorrentes de rendimentos do trabalho passarão a ser declarados na DCTFWeb e recolhidos por meio de DARF Numerado emitido pela própria declaração.
Quais obrigações acessórias são substituídas pela DCTF web?
Instituída pela Instrução Normativa nº 1.787/2018, já revogada e substituída pela IN RFB nº 2005/2021, a DCTFWeb substituiu a GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social), o SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social).
O que muda na DCTFWeb em maio 2023?
O normativo define que, a partir do período de apuração (PA) de maio de 2023 (mês de ocorrência dos fatos geradores), o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) decorrente de rendimentos do trabalho, informado no eSocial, passará a ser declarado na DCTFWeb.
Qual a data de entrega da DCTF Mensal 2023?
O prazo para apresentação da DCTF-Mensal, exigida pela Receita Federal do Brasil (RFB), sem incidência de multas, é até 21.08.2023, relativa ao mês de junho/2023.
O que a DCTF substitui?
Já está estabelecido que a DCTFWeb vai substituir a DCTF a partir dos fatos geradores ocorridos em janeiro de 2024 quanto ao Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e às retenções relativas a IRPJ, CSLL, PIS/Pasep e Cofins.
Qual a diferença entre DCTF e DCTF web?
Outros dois pontos que as diferem são a data de envio e quais empresas são obrigadas a enviá-las: objetivo: DCTF: gerar informação sobre IRPJ, IRRF, IPI, IOF, CSLL, PIS, Cofins, CIDE, CPRB; DCTFWeb: em substituição à GFIP e ao SEFIP, visa o informe de débitos de contribuições previdenciárias.
Quando entra o IRRF no eSocial?
A partir de maio de 2023, a DCTFWeb passará a receber informações do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) transmitidas através do eSocial.
Porque o IRRF não aparece na DCTFWeb?
Essa situação acontece pois o eSocial considera a data de pagamento configurada nos Parâmetros e não a data informada no RPA. Já estamos trabalhando para ajustar essa situação, para que o eSocial considere a data informada do RPA.
Como vai funcionar o IRRF no eSocial?
Diferentemente do INSS, o eSocial não realiza cálculos com relação ao IRRF, ele considera o valor que foi efetivamente descontado pelo empregador. Serão esses valores que alimentarão os sistemas da Receita Federal do Brasil no que diz respeito ao Imposto de Renda da Pessoa Física.
Quando a DCTFWeb vai substituir a sefip?
A DCTFWeb terá a sua entrega obrigatória a partir do mês de abril de 2023, em caso de confissão de dívida relativa a contribuições previdenciárias e contribuições sociais devidas, por lei, a terceiros em decorrência de decisões condenatórias ou homologatórias proferidas pela justiça do trabalho.
Quando a DCTFWeb substitui a GPS?
Dessa forma, para pagamentos a partir de 01/11/2022, não mais serão realizadas conversões de GPS para Darf.
Qual o documento que deixou de existir após a implantação da DCTFWeb?
O DARF avulso deixou de ser utilizado em maio de 2021.
Está dispensado da entrega da DCTFWeb?
Quem está dispensado de apresentar a DCTFWeb? d) a contratação de empresa para prestação de serviço sujeito à retenção de que trata o art. 31 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991. Portanto, estão dispensados do pagamento da guia o MEI que não possui funcionários registrados.
Quando o FGTS vai entrar na DCTFWeb?
FGTS na DCTFWeb
Conforme a notícia disponibilizada no site do Gov.br, o FGTS Digital está prevista para entrar em produção na competência janeiro/2024. A partir de 16 de setembro todos os grupos de envio podem realizar testes no portal.
Quem deve entregar a DCTF mensal?
Quem é obrigado a entregar a DCTF? Todas as empresas enquadradas no regime de Lucro Real e Lucro Presumido devem fazer a DCTF. Empresas do Simples Nacional que tenham a possibilidade de INSS sobre a Receita Bruta também precisam entregar em janeiro de cada ano.
O que vai na DCTF Mensal?
DCTF Mensal
Ela abrange impostos como o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e outros.