O que a Cuca tem medo?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Uma versão feminina do "bicho-papão", a Cuca é conhecida por devorar as crianças mal-comportadas. O escritor e folclorista brasileiro Amadeu Amaral resumiu a sua simbologia, descrevendo-a como uma “entidade fantástica com que se mete medo às criancinhas”.

A Cuca é representada por uma velha bruxa, com cabeça de jacaré, que assusta e rouba as crianças travessas que desobedecem aos pais. A lenda da Cuca originou-se da lenda europeia "Coca", que também assustava as crianças.

A Cuca é um ser mítico que está presente no folclore brasileiro, sendo muito conhecida por ser a responsável por sequestrar as crianças desobedientes. A Cuca espreita as casas das pessoas durante a noite e captura as crianças que não dormem na hora correta e que são inquietas.

A personagem se tornou popular entre as crianças por meio do livro O Saci, de Monteiro Lobato. Nesse livro, Cuca é retratada como uma bruxa em forma de jacaré e cabelos loiros. Sua origem está na península Ibérica, e ela veio para o Brasil durante a colonização. A personagem aparece também nas canções de ninar.

Algumas pessoas acreditam que a entidade seja uma bruxa velha ou até mesmo um animal noturno, como corujas ou mariposas. Ou seja, em uma das versões da crença brasileira, a Cuca pode, sim, se transformar em uma borboleta, ou mariposa, para chegar aos quartos das crianças.

59 anos (7 de junho de 1963)

- Em dias frios, a massa pode não crescer o suficiente. Neste caso, a dica é dobrar a quantidade de fermento e deixar a massa descansar próximo a um lugar aquecido. - Uma alternativa para ajudar a massa a crescer o necessário é colocar água para ferver e deixar a fôrma perto do fogão, junto à chaleira quente.

TEMPERATURA DO FORNO: É ela o principal motivo dos bolos desabarem. Isso por que se muito alta faz com que o bolo cresça muito rápido. Sem ter assado internamente. Por falta de tempo ele não ganha estrutura suficiente para crescer e colapsa, formando um buraco no meio.

Ela é conhecida popularmente como uma velha feia na forma de jacaré que rouba as crianças desobedientes. A origem desta lenda está em um dragão, coca das lendas portuguesas, esta tradição foi trazida para o Brasil na época da colonização. Diz a lenda, que a Cuca rouba as crianças que desobedecem a seus pais.

Segundo a lenda, a Cuca é uma velha feia que tem forma de jacaré e que rouba as crianças desobedientes, sendo usado por muitas vezes como uma forma de fazer medo em crianças que não querem dormir.

De recitais de ballet de crianças até companhias de dança internacionalmente reconhecidas, as bailarinas usam tutus como uma maneira esteticamente agradável de ressaltar sua graça, beleza e feminilidade. No início do ballet, a dança era um passatempo social em que os dançarinos usavam suas próprias roupas.

Veio da Alemanha
Então, a cuca chegou ao Brasil por meio dos europeus e é, essencialmente, uma espécie de bolo-pão tradicional da Alemanha que, na região Sul do Brasil, passou a fazer parte do cardápio cotidiano desde a imigração alemã.

Pesadelo: um monstro corcunda e com os dentes para fora e unhas grandes, ele é o ajudante (ou seja, "atrapalhante") da Cuca. Ele apareceu em 2002, e se juntou a ela em 2003 e, desde então, ele sempre acompanha a bruxa em suas maldades, mas acaba quase sempre pondo tudo a perder.

De 2001 a 2006, a personagem foi vivida pela atriz Jacira Santos, mas a voz era da dubladora Mônica Rossi. A última mudança na fantasia da Cuca aconteceu no ano de 2007.

Nessa mesma história é revelado que sua maior fraqueza é um pingo d'água que cai em sua caverna. Cuca também retornou em outras histórias tentando incomodar o pessoal do Sítio, mas sempre se saiu mal no final.

Alexi Stival, mais conhecido como Cuca, é um ex-jogador de futebol e dirigiu o comando técnico do Atlético por duas oportunidades: 2011 a 2013 e posteriormente em 2021.