O que a cor lilás transmite?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

O lilás é uma cor que remete à espiritualidade, à intuição e à sensibilidade. Por ser uma mistura entre o azul (que representa a tranquilidade) e o vermelho (que simboliza a paixão), essa cor é capaz de harmonizar esses dois aspectos da vida, trazendo equilíbrio emocional e paz interior.

O tom lavanda, especificamente, remete a esses rituais de autocuidado, pois transmite serenidade, estabilidade, tranquilidade e harmonia. Segundo a WGSN, “o aspecto sinestésico desta cor a torna ideal para rituais de autocuidado, práticas terapêuticas e produtos de bem-estar.

O roxo ou violeta, historicamente conhecido como cor da realeza e nobreza, também pode ser associado a calma, respeito e sabedoria. Assim como o laranja, o violeta também é uma cor capaz de estimular a imaginação e criatividade.

O significado da cor lilás é a purificação mental e física, além disso, a tonalidade também simboliza respeito, dignidade, sinceridade e espiritualidade. A cor lilás é ideal para criar uma atmosfera serena e intimista na decoração porque representa mistério e elevação espiritual.

Ao misturar as cores primárias azul e vermelho temos como resultado a tonalidade lilás. Culturalmente associada à magia, espiritualidade ou intuição, a coloração também representa a luta das mulheres por direitos iguais.

Violeta/lilás: espiritualidade bem desenvolvida; inspirações criativas; capacidade de transformar os sofrimentos pessoais em fatores positivos para o próprio destino.

Roxo ou lilás? Você pode escolher como chamar essa cor, que está ligada a espiritualidade, criatividade e sabedoria. Por ser uma das cores mais difíceis e caras de se obter no passado, o roxo também ficou conhecido como um símbolo da realeza e do poder.

A cor lilás ou violeta, principalmente, são cores do divino, da fé católica e da espiritualidade.

Diferenças entre lavanda e a cor lilás
Por mais que sejam confundidos, lavanda e a cor lilás são tonalidades diferentes de roxo. O primeiro tende a ser mais pálido e é mais próximo do azul e até do cinza. Já o segundo possui pigmentação mais alegre e subtom puxado para o rosa.

Ela representa a intuição, espiritualidade e tranquilidade. Nas produções, a cor lilás adiciona frescor e leveza aos seus momentos com boas doses de estilo.

Em resumo, a lavanda é frequentemente associada a significados espirituais de relaxamento, purificação, harmonia e espiritualidade. Isso porque seu aroma suave e calmante pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade, promovendo um estado de bem-estar e tranquilidade.

O roxo é uma cor secundária derivada da mistura em partes iguais das cores vermelho e azul. Quando essa mistura apresenta mais quantidade da cor azul, resulta em tons de lilás e anil, mas caso você misture mais vermelho que azul dará origem a cor púrpura e magenta.

Roxo é um nome genérico utilizado para indicar qualquer tonalidade existente entre o vermelho e o azul, como, por exemplo, o lilás e o púrpura. O violeta, ao contrário do que se pensa, é uma cor própria, mas o senso comum o associa ao roxo. O nome roxo vem do latim russeus, que significa vermelho escuro .

Azul

Azul: confiança, força, credibilidade e profissionalismo. A cor mais utilizada em projeto de UI e UX, está carregada de um senso de inovação e segurança.