O que a cor do pus indica?

Perguntado por: uramires . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

“Na maioria das vezes, o catarro verde ou amarelo indicam a presença de uma infecção e a necessidade de tratamento”, explica o pneumologista Mauro Gomes.

Sintomas de infecção
Ligue para o seu médico ao primeiro sinal de infecção, como por exemplo, se ocorrer: Secreção amarelada, amarelo-esverdeada ou uma secreção com mau cheiro saindo de dentro da ferida. Piora da dor, inchaço ou vermelhidão na ferida ou na região em torno dela. Alguma mudança na cor ou tamanho da ...

Pus contém neutrófilos que morreram depois de fagocitar bactérias, algumas células mortas, tecido, bactérias presas e leucócitos. Todo esse material forma uma substância amarela, grossa que parece tão nojento. Ele é o resultado final da ação de nossas células de defesa contra uma infecção.

Não aperte o machucado.
Ainda que isso pareça expulsar a secreção alojada ali, é uma prática perigosa, que pode fazer com que o pus acabe “descendo” e ficando ainda mais complicado de ser acessado. Além disso, é possível que o corte acabe se abrindo ainda mais e facilite a piora da infecção.

A coleção de pus, se não tratada, evolui para necrose tecidual e pode acarretar diversas complicações e atingir outras estruturas vizinhas! Toda infecção que nos atinge, desde leve ou gravíssima, circula em nossa corrente sanguínea. Por isso o tratamento e eliminação da causa da infecção é de caráter urgente.

Principais sinais de inflamação
O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada.

Para tratar o furúnculo mais rápido, pode-se aplicar compressas de água morna na região, porque ajuda a aliviar a dor e o desconforto, além de ajudar a retirar o pus, acelerando a cicatrização.

Os principais sintomas de uma lesão infectada são: secreção amarelada ou com mau cheiro saindo da ferida; agravamento da dor, vermelhidão e inchaço local; mudanças no tamanho e na cor do ferimento e em alguns casos, febre. O tratamento dependerá do tipo do ferimento do paciente.

7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações

  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.

Em geral, o medicamento que atua inibindo a proliferação bacteriana começa a atuar no organismo cerca de 30 minutos após a sua ingestão. Porém uma regressão significativa dos sintomas é notada pelos pacientes apenas 48 horas após o início do tratamento.

O que fazer quando o ferimento tem pus ou secreção amarelada? A saída de pus ou de secreção amarelada é forte indicador que o ferimento está infectado por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica para matar as bactérias causadoras da infecção.

Este irá, por vezes, promover a espontânea drenagem de abscesso o que é importante uma vez que o tratamento primário de abscessos é drenar-los. No entanto, também é importante você não tentar drenar o abscesso . Isso pode levar a trauma do tecido circundante e, potencialmente, ajudar a espalhar a infecção subjacente.

De 5 a 7 dias, dependendo é claro do tipo de infecção e do tratamento empregado pelo paciente.

Essa cor amarelada indica a suspeita de uma infecção bacteriana no local da ferida. Significa que o seu sistema de defesa não está sendo suficiente para dar conta de invasores. Isso significa que você deve procurar um médico para obter indicação de um tratamento mais eficaz do que o que está sendo adotado.

O esfacelo é o tecido reconhecido como inviável. Ele é um tecido não vascularizado, de modo que se apresenta numa cor amarelada e com uma consistência macia. Em sua composição são encontrados microrganismos, leucócitos, elastina, fibrina e colágeno.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

A limpeza da ferida pode ser feita aplicando uma a solução de cloreto de sódio 0,9% com uma gaze em toda região atingida pela infecção, após isso faça um curativo.

Evite tocar a ferida, para afastar o risco de contaminação e infecção em outras partes do corpo. E procure imediatamente um médico para o tratamento correto e o uso de curativos adequados o quanto antes, evitando que a infecção avance e chegue a outras partes do corpo.

Continuar lendo Qual é a cor do pus?