O que a cor da roupa transmite?

Perguntado por: iperes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Vermelho: paixão, desejo, ira, energia e excitação. Preto: sofisticação, negação, elegância e formalidade. Azul: espiritualidade, lealdade, fé, tranquilidade e confiança. Amarelo: conhecimento, sabedoria, alegria, otimismo e esperança.

O que podemos comunicar por meio das roupas que usamos
As cores, por exemplo, são capazes de transmitir sensações específicas de acordo com o contexto de uso. Cores mais sóbrias e discretas, em geral, são associadas a seriedade, elegância etc. Cores mais vivas e vibrantes tendem a comunicar extroversão e informalidade.

As cores expressam sentimentos, transmitem emoções, despertam desejos, vontades e influenciam em nosso comportamento.

“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.

Cores que se harmonizam com cada subtom
Quem tem subtom frio combina melhor com cores como o lilás, rosa, roxo, vermelho, prata e azul, por exemplo. Já as peles que fazem parte do subtom quente se harmonizam melhor com marrom, bege, dourado, tons terrosos e amarelo.

Preto: elegância e minimalismo
Outra cor que toda mulher tem no armário, e se não tem, precisa ter, para compor looks com pretinho básico – que de básico não tem nada. Afinal, como não falar preto? Essa cor ultra versátil transmite elegância e distinção, além daquele ar de mistério que todo mundo gosta.

O preto pode transmitir a mensagem de pessimismo, luto tristeza e dor, mas também mostra luxo, seriedade, mistério e distinção.

A cor é clara quando há mais branco em sua composição. A mensagem das cores claras é de flexibilidade, acessibilidade, informalidade e leveza.

As vestimentas são uma forma das pessoas se comunicarem e através dessa comunicação nascem os grupos sociais. Todos nós possuímos uma autoimagem e ela é formada por itens que refletem nossos valores pessoais e sociais. Por exemplo, se você é fã de uma banda, com certeza comprará uma camiseta com o nome dela.

O azul é uma cor fria e se relaciona com as sensações de harmonia, confiança, credibilidade, tecnologia, higiene, tranquilidade e inteligência. Já os tons mais escuros de azul transmitem profundidade, poder e sabedoria. Este tom é muito usado para determinar profissionalismo e seriedade.

A roupa é ferramenta para comunicação, é a linguagem visual que comunicamos ao mundo. Dentro do universo do estilo temos códigos visuais que podem funcionar como pistas para comunicar uma mensagem, seja para nós mesmos (como queremos nos sentir naquele dia) ou para as outras pessoas.

Significado das cores: cor amarela
Porém, alguns conceitos negativos também estão diretamente ligados à cor, como: alerta, falsidade, covardia, traição, cobiça, inveja, engano e perigo. Geralmente a cor é utilizada em contextos de positividade.

Azul: confiança, força, credibilidade e profissionalismo. A cor mais utilizada em projeto de UI e UX, está carregada de um senso de inovação e segurança.

Laranja. É a cor da emotividade. Também se relaciona ao bem-estar e à alegria. Está muito ligada à vitalidade, à energia e à criatividade.

marrom

O marrom: é lembrado como a cor da humildade e costuma não transmitir muita emoção.

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