O que a codeína faz no corpo?

Perguntado por: garagao . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 14 votos

Quais são os efeitos da codeína? Com ação concentrada no sistema nervoso central, a codeína promove um efeito analgésico no paciente. Quando ligada ao ao receptor opióide mu, resulta na hiperpolarização do neurônio e provoca um aumento da tolerância à dor porque reduz a excitabilidade neuronal.

O medicamento paracetamol + fosfato de codeína é indicado para o alívio de dores de grau moderado a intenso, como nas decorrentes de traumatismo (entorses, luxações, contusões, distensões, fraturas), pós-operatório, pós-extração dentária, neuralgia, lombalgia, dores de origem articular e condições similares.

O início da ação analgésica por via oral ocorre entre 30 a 45 minutos e a duração da ação é de 4 horas, sendo que o pico do efeito analgésico é obtido entre 60 a 120 minutos. Equivalência: 200 mg de codeína por via oral equivalem a 10 mg de morfina intramuscular.

Pode ocorrer tolerância, dependência psicológica e física com o uso prolongado e/ou de doses altas. A codeína deve ser usada com cautela em pacientes em risco para efeitos aditivos no sistema nervoso central (SNC), distúrbios convulsivos, lesões na cabeça e em condições na qual a pressão intracraniana está elevada.

Podem ocorrer tonturas e sedação mais pronunciadas naqueles que não estão com dor severa. Devido aos riscos de vício, abuso e dependência, o uso da codeína é reservado para pacientes nos quais outras opções de tratamento não foram toleradas ou não propiciaram analgesia adequada.

É uma mistura de refrigerante com um remédio receitado normalmente para aliviar a tosse. “Esse tipo de xarope contém uma substância chamada codeína, que tem um potencial de dependência extremamente grande. Pode causar sérios problemas em doses elevadas.

Purple Drank (do inglês: bebida roxa), também conhecida como lean, sizzurp ou syrup (do inglês: xarope), é uma droga recreacional à base de xarope de codeína, refrigerante, bala de goma e muitas vezes misturado com remédios anti-histamínicos, como a prometazina.

02/06/2021 Profissional de saúde 1ª - Concordo, Realmente o tramadol não é superior à codeína e tem muitos mais efeitos colaterais.

A codeína não deve ser usada em menores de 12 anos para dor, e nem para os com idade inferior a 18 anos no pós-operatório. Esse cuidado se deve ao fato de que existem pessoas geneticamente predispostas a responderem de forma excessiva ao efeito do remédio sobre o controle da respiração.

Duração do tratamento
Você deve tomar o medicamento pelo tempo recomendado pelo seu médico de acordo como tipo de dor que você tem, se é uma dor que dura poucos dias (como a dor após uma cirurgia) ou se é uma dor contínua (que dura mais que um mês).

A dose deve ser ajustada de acordo com a intensidade da dor e a resposta do paciente. De modo geral, de acordo com o processo doloroso, recomenda-se: paracetamol 500mg + fosfato de codeína 7,5 mg = 1 comprimido a cada 4 horas. paracetamol 500mg + fosfato de codeína 30 mg = 1 comprimido a cada 4 horas.

Codeína – outro componente do ópio, costuma ser prescrita por médicos para o alívio da dor moderada e por supressão da tosse. Tem menos potência analgésica que a morfina e geralmente é ingerido oralmente.

Não se deve esperar o aparecimento da dor para usar os medicamentos. Você pode tomar vários medicamentos ao mesmo tempo sem nenhum problema. Exemplo: codeína, dipirona, metadona, morfina, paraceta- mol, fentanil transdérmico e tramadol.

Paracetamol + Fosfato de Codeína Eurofarma 500mg + 30mg, caixa com 12 comprimidos. Por este produto precisar ter apresentação de receita a sua venda é destinada a lojas próximas, devendo ser retirado presencialmente na farmácia.

Por ser um medicamento com risco de uso indevido e abuso, a codeína requer atenta supervisão médica. Isso porque seu uso prolongado ou o consumo de altas doses – sem os devidos cuidados – pode levar o paciente à dependência física e até mesmo psicológica.

Os analgésicos opioides, em geral, são os medicamentos mais fortes para aliviar a dor.