O que a Coca tem que vicia?

Perguntado por: ibelem . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

“A Coca-Cola é, sim, capaz de causar dependência química e psicológica. A cafeína atinge o sistema nervoso, deixando a pessoa mais agitada, enquanto o açúcar desencadeia um efeito energético.

Os refrigerantes podem levar a um aumento gradual da pressão arterial, especialmente devido as suas elevadas quantidades de sódio e de cafeína. Além disso, a cafeína em conjunto com o açúcar pode promover inflamação do sistema digestivo, desidratação e desequilíbrio da flora bacteriana intestinal.

Mito. Muitas pessoas pensam que os refrigerantes podem viciar, mas isso não é verdade. Caso haja um consumo exagerado do produto, acima de 2 litros por dia, pode gerar algumas alterações no organismo, como aumento do peso e ritmo cardíaco.

Como a "descocainização" começou a ser feita
Em 1886, a Coca-Cola tinha uma fórmula baseada na coca, planta da qual a cocaína é extraída, e a noz de cola, que tem a cafeína como ingrediente ativo.

O sabor mais intenso e mais gostoso nas garrafas de vidro acontece porque o material é inativo e impermeável, ou seja, não se mistura com o conteúdo. Isso permite à bebida o sabor e a cor naturais, além de preservar o gás e ter uma durabilidade até duas vezes maior do que outros materiais.

Alívio contra gases -De acordo com algumas fontes, a Coca-Cola pode aliviar a indigestão devido à soda presente na bebida. Pode neutralizar parcialmente o ácido do estômago, o que proporciona a sensação de alívio.

É a castanha de uma planta nativa da África tropical. A árvore chegou às Américas trazida pelos escravos e ganhou nomes como noz-de-cola, orobó e café-do-sudão. As árvores coleiras produzem uma noz de 2 a 5 centímetros, com a cor avermelhada típica dos refrigerantes feitos com ela.

Asa Griggs Candler

Asa Griggs Candler foi um magnata dos negócios que fez a maior parte de sua fortuna comprando a fórmula da Coca-Cola. Ele também serviu como prefeito da cidade de Atlanta, Geórgia, Estados Unidos de 1916 a 1919.

1º lugar: Refrigerante Diet
Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet.

Para exceder a recomendação da OMS, é necessário consumir 40 latas de Coca-Cola sem açúcar em um único dia.

Ainda, o refrigerante orgânico tende a ser mais saudável por não conter nem açúcar refinado, nem sódio em sua composição. Esses componentes, quando consumidos em excesso, podem trazer graves problemas de saúde, como obesidade, diabetes, pressão alta e doenças do coração.

Por exemplo, você pode ser estimulado e ficar com mais energia com a cafeína, ao tomar café ou uma xícara de chá, que também possuem antioxidantes que protegerão o seu organismo contra doenças, ao contrário dos refrigerantes que te deixam mais suscetível a sofrer com problemas de saúde.

"O açúcar nas bebidas atravessa o cérebro, você recebe a dopamina em recompensa e, em seguida, o efeito do aumento da dopamina desaparece quase tão rápido quanto chegou, deixando o cérebro querendo mais", disse Wenk. De fato, uma revisão concluiu que o açúcar pode ser ainda mais gratificante e atraente que a cocaína.

É claro que beber muita água é recomendado, já que ajuda a eliminar a substância do seu organismo mais rapidamente, assim como praticar uma atividade física e manter uma alimentação saudável.