O que a Coca ajuda?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Alívio contra gases -De acordo com algumas fontes, a Coca-Cola pode aliviar a indigestão devido à soda presente na bebida. Pode neutralizar parcialmente o ácido do estômago, o que proporciona a sensação de alívio.

Mas porque algumas pessoas sentem que a digestão fica melhor com a Coca-Cola? Bem, a presença de ácido fosfórico na dosagem de 0,06gr a 0,09gr a cada 100ml da bebida deixa o refrigerante com pH igual a 3,0, bem próximo do pH esperado para o funcionamento fisiológico do estômago, que é 2,5.

Medeiros esclarece alguns deles. :: Beber refrigerante alivia a sensação de náusea. Mito. Na realidade, as bebidas gasosas aumentam a sensação de estômago cheio e estufado, podendo até piorar a náusea.

Esses dois componentes – o sal e o açúcar – são importantes para haver absorção de água do tubo digestivo para o nosso organismo” de forma a “compensar a perda de água que temos na diarreia”, esclarece a mesma fonte.

Por que refrigerante é viciante? Os refrigerantes de cola e guaraná possuem cafeína em sua composição, uma droga que causa dependência. Além disso, a bebida possui um alto teor de açúcar, ingrediente também considerado muito viciante.

A Coca-Cola foi classificada como a poluidora de plástico número 1 do mundo pela Break Free From Plastic em sua auditoria anual. As garrafas de bebida foram as mais frequentemente encontradas descartadas em praias, rios, parques e outros locais de lixo em 51 dos 55 países pesquisados.

Beber refrigerante piora as úlceras estomacais porque essa bebida aumenta a produção de ácido clorídrico, prejudicando a cicatrização das úlceras. Além disso, trata-se de um líquido gasoso, que causa distensão gástrica e dispepsia (dor e sensação de peso no estômago)”, explica a gastroenterologista Amanda Medeiros.

Portanto, não há mais vestígios de cocaína na receita moderna da Coca-Cola.

A maioria dos refrigerantes contém uma elevada quantidade de ácido fosfórico que impede o corpo de absorver o cálcio necessário para fortalecer os ossos. Dessa forma, pessoas que bebem refrigerantes regularmente podem desenvolver problemas como cáries ou osteoporose.

Mas a mastigação da folha de coca com fins medicinais é um hábito tão antigo quanto a própria civilização inca. Outros alcaloides da coca têm efeitos levemente estimulantes, ajudam a reduzir a fome e participam do processo digestivo, além de mitigar os efeitos da falta de oxigênio em regiões de altitudes excepcionais.

O suco de limão proporciona uma acidez que equilibra a doçura dos sabores de caramelo e baunilha. Embora os ingredientes específicos possam ter mudado ao longo dos anos, uma coisa que tem permanecido constante é o processo pelo qual a Coca-Cola é feita.

Refrigerantes sem gás podem ajudar a aliviar o incômodo no estômago. Embora sejam ricos em açúcar, eles são uma opção para diminuir o enjoo e aumentar a ingestão de líquidos.

Para alívio dos sintomas de enjoo e ânsia de vômito, temos os anti-histamínicos, como o dimenidrinato, difenidramina ou o meclizina.

Purê de legumes, como batata, cenoura, mandioca, inhame, abobrinha ou abóbora; Arroz branco, macarrão, pão branco, amido de milho, mingau em água e macarrão; Frango, peru e peixe, de preferência desfiado; Gelatina ou biscoito tipo cream cracker.