O que a cisticercose pode causar ao ser humano?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

A cisticercose pode causar diferentes sintomas a depender da localização do cisticerco. Quando afeta o sistema nervoso, pode provocar convulsões, dores de cabeça e até mesmo demência. Ao atingir os olhos, pode provocar alterações visuais e até cegueira.

Cólicas intestinais; Alterações no apetite; Mal estar geral; Indisposição; Fadiga fácil; Perda de peso; Sinais nervosos como insônia, irritabilidade e inquietação. Cefaleia; Convulsões; Hipertensão craniana; Deficiência visual; Loucura; Epilepsia.

A Cisticercose é causada pela larva da Taenia solium nos tecidos, ou seja, é uma enfermidade somática. A Teníase é uma parasitose intestinal que pode causar dores abdominais, nauseas, debilidade, perda de peso, flatulência, diarreia ou constipação.

Os pacientes podem apresentar convulsões, danos neurológicos (paralisias ou dormências em um segmento do corpo), sinais de aumento de pressão intracraniana (dor de cabeça, vômitos e torpor), alteração do comportamento, meningite (febre, dor de cabeça e rigidez do pescoço), entre outros sintomas.

A Cisticercose é uma doença causada no hospedeiro intermediário (por exemplo, o suíno) pelas larvas da Taenia. Os suínos, bovinos e o próprio homem adquirem esta doença ao ingerir alimentos ou tomar água contaminados com ovos da Taenia.

Tipos de Infecção
Decorre da ingestão acidental dos ovos do parasito através de água ou alimentos contaminados. Ingestão de ovos por um indivíduo que já é portador de tênia. Geralmente por maus hábitos de higiene. Causada por movimentos antiperistálticos ou vômitos.

A Teníase tem cura e, normalmente, o tratamento é iniciado através do uso de remédios antiparasitários, como Niclosamida, Praziquantel e Albendazol. No entanto, esses remédios são capazes de eliminar apenas a versão adulta da tênia nas fezes e não os ovos.

Os sintomas da enfermidade são dores abdominais, náuseas, perda de peso, flatulência, diarreia ou constipação, entre outras manifestações gastrointestinais, e o tratamento é feito com o uso de medicamentos antiparasitários.

Quais os sintomas?

  1. Neurocisticercose. Cisticercos localizados no cérebro: Dores de cabeça frequentes; Convulsões; Confusão mental.
  2. Pode se localizar na musculatura ocasionando: Inchaço; Inflamação; Dificuldade nos movimentos.
  3. Cisticercose ocular: Pode levar a cegueira.

A sorologia para cisticercose é utilizada na detecção de anticorpos IgG contra Taenia solium e seus cisticercos, esses anticorpos são formados pela reação do sistema imunitário após uma infecção. O teste é realizado em casos de suspeita de infecção ou para o esclarecimento do estado imune do paciente.

PRINCIPAIS SINTOMAS:

  • Dores de cabeça contínuas;
  • Dificuldade de locomoção;
  • Cegueira ou distúrbios da visão quando a larva se localiza no olho;
  • Demência, convulsões e até mesmo a morte, quando a doença não é tratada e a larva está localizada no sistema nervoso.

A teníase ocorre devido a presença de T. solium adulta ou T. saginata e a cisticercose é derivada da fase larvária da T. solium, que pode ser letal.

As pessoas se infectam ao comer carne de porco crua ou mal cozida contendo cistos de larvas de tênia (chamadas cisticercos). 2. No intestino, os cisticercos amadurecem em tênias adultas e se fixam à parede do intestino.

São duas parasitoses distintas, com sintomas diferentes causados pelo mesmo verme. A teníase é causada por duas espécies de tênias, a Taenia solium e T. saginata, também conhecidas como “solitárias”, e adquirida através do consumo de carne crua ou mal cozida contendo os cisticercos (larvas).

a heteroinfecção, ingestão dos ovos por intermédio de água ou alimentos contaminados. Esta é a maneira mais importante de aquisição da doença. As formas de transmissão dessa doença explicam a associação de sua alta incidência com as más condições de saneamento básico.

Depois de as pessoas ingerirem alimentos contaminados com ovos da larva de tênia, as secreções no estômago fazem os ovos eclodirem em larvas. Elas entram na corrente sanguínea e são distribuídas por todo o corpo, incluindo o cérebro e a medula espinhal.

O diagnóstico de neurocisticercose requer exames de neuroimagem, que não estão amplamente disponíveis em regiões altamente endêmicas.