O que a ciência diz sobre o medo?

Perguntado por: hmello . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O medo é uma sensação em consequência da liberação de hormônios como a adrenalina, que causam imediata aceleração dos batimentos cardíacos. É uma resposta do organismo a uma estimulação aversiva, física ou mental, cuja função é preparar o sujeito para uma possível luta ou fuga.

O medo é criado dentro das nossas mentes e, por mais que tentamos evitá-lo ou ignorá-lo, não conseguimos acabar com ele. Isso acontece porque a crença que alimenta esse sentimento não foi alterada. Essa é a única maneira de acabar com o medo e, para isso, pode ser preciso a ajuda de um psicólogo.

Como se não bastassem os sintomas físicos do medo, existem ainda outros sintomas de ordem emocional e psicológica. Quando você sente medo, você também é afligido pelo sentimento de incapacidade. Incapacidade de lidar com algo, fraqueza e falta de força. É como se o objeto que te causa medo fosse muito maior que você.

7 dicas para superar os seus medos

  1. Aceite os seus medos. Uma das piores coisas que você pode fazer é negar que tem determinado medo. ...
  2. Escreva sobre os seus medos. ...
  3. Cultive pensamentos positivos. ...
  4. Ressalte as suas vitórias. ...
  5. Converse sobre os seus medos com amigos e familiares. ...
  6. Foque na sua respiração. ...
  7. Faça terapia.

A resposta de lutar ou fugir começa na amígdala, que é um feixe de neurônios em forma de amêndoa que faz parte do sistema límbico. Ela desempenha um papel importante no processamento das emoções, incluindo o medo.

A Inteligência Emocional considera que existem dois tipos de medo: os medos reais, que nos protegem dos perigos, e os medos irreais — que são criados pela mente e impedem que o indivíduo explore todo seu potencial.

De acordo com os estudos de Freud, o medo pode ter uma fase de indeterminação, que é a angústia. Assim, anular o medo fingindo que ele não existe, ou seja, não observando o que nos causa aquele sentimento, pode levar a quadros de depressão, ansiedade e outros distúrbios emocionais.

Do ponto de vista da Psicologia, o Medo é um estado afetivo e emocional, necessário para a adaptação do organismo ao meio. Com relação ao aspecto social e cultural, o Medo faz parte da construção do carácter de uma pessoa ou de uma organização social.

O medo é uma sensação gerada a partir de situações de perigo ou da preocupação de que algo aconteça de forma contrária ao que estava previsto. Ele pode causar o estresse, a ansiedade e sensações de “luta ou fuga” – luta para enfrentar essas situações e fuga para ficar bem longe delas.

Para o ser humano, o medo pode ser considerado como um sentimento de receio em relação a uma pessoa, a uma situação ou mesmo a um objeto. É inerente à própria pessoa, o que atemoriza um individuo, pode ser indiferente para outro.

O medo é um sentimento natural e necessário para a sobrevivência humana, ou seja, não devemos fugir dele. No entanto, ele pode se tornar debilitante quando passa governar a nossa vida. Quando se tem medo da vida, alcançar objetivos, ter experiências enriquecedoras e preservar a saúde mental se torna mais complicado.

O medo atormenta e torna reais os problemas, as dificuldades e os receios que inicialmente estavam apenas na imaginação e, por isso, esse sentimento permite que nos protejamos de possíveis perigos do cotidiano, mas, se não cuidamos, o medo pode nos paralisar e nos conduzir a crises de ansiedade e de pânico.

O medo tem muitas vezes o poder de nós fazer paralisar, porque quando temos medo algures dentro de nós esse medo surge porque temos a real sensação de que estamos em perigo, de que alguma coisa de mal pode acontecer, é quase como um semáforo vermelho que se acende dentro de nós e envia a mensagens “para, estás em ...

Os nossos medos podem ser vencidos ao confiarmos em Deus, a Bíblia nos ensina a confiar n'Ele, pois Ele é fiel, sua fidelidade não dura por um dia, nem uma noite, mas para sempre. Ao sentir medo, lembre do que o Senhor já fez por você e por sua família, converse com Ele e busque paz nas Sagradas Escrituras.