O que a cervicite crônica pode causar?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Ao avançar, a cervicite pode causar, por exemplo, infecção de todo o trato genital, do útero (endometrite) e doença inflamatória pélvica aguda.

A cervicite tem cura e o tratamento depende da causa. Os tratamentos das DSTs são conhecidos e abrangentes. Enquanto o paciente ainda estiver com a inflamação, é recomendado evitar qualquer tipo de relação sexual, até o cumprimento do tratamento, para não haver reinfecções.

Sintomas da cervicite
A cervicite pode não apresentar qualquer sintoma. Quando isso acontece, o mais comum é um corrimento anormal da vagina (às vezes verde-amarelo e purulento) e sangramento vaginal entre as menstruações ou após a relação sexual. Algumas mulheres têm dor durante a relação sexual, micção ou ambos.

Essa doença é causada por bactérias, muitas delas naturais da flora vaginal, ou transmitidas por meio de relação sexual.

Os sintomas de câncer no colo do útero incluem sangramento vaginal, dores locais, corrimento vaginal e outros. Nesses casos, a presença de sintomas pode indicar casos já avançados, necessitando de auxílio profissional para avaliação e tratamento.

A cervicite é a inflamação do colo do útero e pode ser dividia em dois tipos: Crônica: sem relação com infecções, mas com trauma, produtos químicos e alergênicos como: látex de preservativos, diafragma, cremes etc.; Aguda: infecções frequentemente assintomáticas.

Cervicite crônica
É uma alteração no colo do útero, causada por inflamações decorrentes de ISTs, como gonorreia, clamídia e outras. Se não tratada, a cervicite pode provocar infertilidade e complicações como gravidez ectópica, quando o feto se desenvolve fora do útero.

Ao se alojar no colo do útero, provoca uma infecção que além de causar infertilidade, pode evoluir para um quadro de câncer. Os sintomas da infecção, geralmente não são percebidos pelas mulheres, o que torna a doença ainda mais perigosa.

Como realizar o teste do cotonete do conteúdo cervical
A cervicite pode ser um sinal de infecção genital alta e por isso todas as mulheres com sinais e sintomas sugestivos de cervicite devem ser avaliadas também para doença inflamatória pélvica (DIP) com toque vaginal e palpação de colo uterino e anexos [1,3].

Após a realização do procedimento de cauterização do útero, a mulher poderá apresentar sangramentos e dores abdominais por alguns dias. Para amenizar a dor, o médico receitará algum tipo de analgésico. Além disso, o médico ginecologista fará algumas recomendações.

A cervicite crônica é uma irritação constante do colo do útero. Ela atinge principalmente as mulheres em idade fértil. Nem sempre apresentam sintomas, mas quando são percebidos, normalmente estão associados a algum tipo de corrimento vaginal patológico.

Metaplasia escamosa é a regeneração celular que ocorre no colo do útero. O colo do útero é formado por um tecido escamoso e esse tecido escamoso se junta com o tecido glandular da face interna do útero.

A inflamação no útero é, basicamente, uma irritação dos tecidos uterinos. Embora alguns sintomas de inflamação no útero se manifestem, muitas vezes, ela pode ser assintomática. Isso, justamente, é o que tende a desencadear complicações, aumentando a gravidade da situação.

Além de detectar lesões precursoras deste tipo de câncer, o Papanicolaou ajuda a diagnosticar infecções vaginais, como Gardnerella vaginalis, Tricomoníase e Candidíase, além de DSTs, incluindo HPV.

Trata-se de um tipo de neoplasia maligna que se desenvolve nas células da parte inferior do útero que se conecta à vagina. Com a evolução dos estudos e pesquisas é possível afirmar que mais de 90% dos diagnósticos estão relacionados ao Papilomavírus humano (HPV).

É um achado que indica grande risco de existirem lesões pré-malignas moderadas/avançadas (NIC 2 ou 3) ou mesmo câncer já estabelecido. O risco de um resultado HSIL ser NIC 3 na biópsia é de 50%. O risco de um resultado HSIL ser um câncer é de 7%.

Como é feito a cauterização do útero
Durante a cauterização do colo do útero, o ginecologista irá utilizar um aparelho para queimar as lesões no colo do útero, fazendo com que células saudáveis novas possam nascer e se desenvolver no local. A cauterização do colo do útero é feito de forma semelhante ao papanicolau.