O que a CCB proíbe?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Violinos, trompas, trompetes e demais instrumentos sinfônicos são proibidos para as mulheres. Às mulheres, são destinados os cargos de organistas, apenas. Isso causa muita angústia para as musicistas das Igrejas da CCB.

A interpretação da CCB leva ao [sic] membro que cometeu adultério ou algum pecado de natureza sexual a perder toda a sua esperança em Deus, ignorando a misericórdia divina (Jo 10.10; 1Jo 2.1,2).

No entanto, algumas pessoas perguntam se a mulher cristã pode ir à praia com o marido e família, normalmente. A resposta é: claro que sim!

De acordo com as regras da CCB, somente quem é visitante ou quem não recebeu o batismo não usa o véu. O culto continua e, repentinamente, o ancião dirige a fala a um irmão que se faz presente. Ninguém sabe quem é, mas, acredita-se que este será tocado pelo Espírito Santo.

As igrejas evangélicas, em geral, seguem o seu próprio padrão e costume de vestimenta para a celebração religiosa, tanto para os homens quanto para as mulheres. Enquanto eles vão de terno ou calça social e camisa, as mulheres variam entre saias compridas e vestidos.

QUEM PARTICIPA
A Ceia, como ritual de aliança que é, destina-se, portanto, aos que já se encontram em aliança com Cristo; ou seja, aos que já nasceram de novo e estão em plena comunhão com Deus.

Na CCB, o batismo não segue um cronograma com datas específicas, segundo uma fiel: “tendo necessidade, o ancião revelado, convoca o batismo”. Como a maioria dos cultos rituais da CCB, o batismo também é por revelação divina, bem como as pessoas que vão ser batizadas.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos aaltivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

Para as igrejas com usos e costumes, devemos nos preocupar primeiramente quais são as regras e o que posso usar. Nas igrejas mais tradicionais ou mais antigas, como por exemplo batistae presbiterianas, não existe a regra dos usos e costumes, mas existe uma doutrinas, essa, por exemplo, é liberado o uso de calça.

As mulheres podem usar rendas e transparências, desde que com uma segunda peça por baixo, mas não podem usar em hipótese alguma calças justas no estilo legging. Os jeans também estão proibidos, apesar de "megaconfortáveis".

Às fiéis, estão vetados vestidos curtos, roupas legging, blusas transparentes e roupas curtas em geral. Aos homens, é proibido usar boné, camisa estampada, bermuda jeans ou shorts esportivos. Mulheres devem usar, idealmente, vestidos longos, que cubram os joelhos, e não exponham decote.

Na tradição cristã, o véu era um símbolo de dignidade, castidade e virgindade. De modo mais geral, a questão do código de vestimenta feminina - e sua relação com a devoção e a observância dos códigos morais - faz parte do cristianismo e tem sido imposta ao longo dos séculos pelos chefes das Igrejas.