O que a candidíase não gosta?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

A alimentação tem grande importância nos quadros de candidíase e figura entre os fatores que colaboram para a ocorrência da doença. Fungos necessitam de acidez para que se reproduzam, portanto, proteínas animais, gorduras e carboidratos simples, alimentos que podem deixar o organismo mais ácido, devem ser evitados.

O sistema imunológico é um dos responsáveis por manter o equilíbrio da flora vaginal. Por isso, a queda da imunidade é um dos principais fatores que levam ao aparecimento da candidíase, tanto a comum como a de repetição.

Higiene inadequada ou excessiva, como o uso de duchas vaginais ou produtos de higiene íntima perfumados, que podem irritar a vagina e perturbar a flora vaginal natural.

Usar roupa íntima de algodão
A calcinha de algodão é respirável, o que significa que pode ajudar a reduzir a coceira na vagina.[ 8] O tecido ajuda a evitar doenças e alergias na região da virilha, pois ele contribui para a respiração local.

Iogurte natural
O chá de camomila tem efeito anti-inflamatório e calmante e ajuda a diminuir sintomas da candidíase, como coceira e irritação da pele.

Durma sem calcinha
Essa é outra dica interessante para manter a saúde da sua região íntima. Dormir sem calcinha também ajuda para que a ventilação na região genital seja mais adequada, pelo menos no período da noite.

Infecção feminina é associada a baixa presença de vitamina D.

Os pacientes com suspeita deverão apresentar indícios de cegueira, disfagia, lesões cutâneas e de mucosa, febre, choque, oligúria, queimação e corrimento vaginais, coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal, prurido e oligúria.

Investir no fortalecimento da imunidade é essencial e a vitamina D pode ajudar.

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:

  1. Iogurte natural. ...
  2. Banho de assento com camomila. ...
  3. Banho de assento com vinagre de maçã ...
  4. Bicarbonato de sódio. ...
  5. Alho. ...
  6. Chá de uva-ursina. ...
  7. Chá de poejo. ...
  8. Óleo de orégano.

Gino-Canesten Calm vai além dos sabonetes íntimos de higiene diária por ser o único indicado para o alívio por 12 horas das coceiras e incômodos. Sua ação colabora no abrandamento do desconforto causado por problemas como Candidíase e pelo uso de absorventes ou calcinhas com tecido sintético.

Água e sabonete neutro
Na área externa da vagina, a vulva, basta usar água em temperatura fria ou morna e sabonete próprio para a região ou um sabonete comum preferencialmente líquido, com pouco perfume e sem cor (branco ou transparente).

Nistatina. Esse é um dos tratamentos mais conhecidos para candidíase. A nistatina é uma pomada que impede o crescimento do fungo que causa a candidíase. Ela é comercializada como Micostatin ou com o seu nome genérico, nistatina.

Banho de assento com bicarbonato de sódio
Ele é supersimples de fazer: dilua uma colher de sopa de bicarbonato para cada 500 ml de água quente, coloque em uma bacia e permaneça sentada com a ppk totalmente coberta por essa mistura por alguns minutos ou até sentir a água começar a esfriar.

Banho de assento com barbatimão
Ele atua no combate à proliferação de fungos que causam a candidíase e, por isso, pode ser utilizado para um banho de assento.

Alguns exemplos são saltar depois de ter relações sexuais ou introduzir desinfectante, vinagre ou sumo de limão na vagina, o que põe em risco a sua saúde. Estes podem causar irritações e infecções no órgão genital.

Kefir: iogurte caseiro que combate candidíase é antibiótico e regula intestino

  • Tipos de Kefir. Há dois tipos. ...
  • Recolonização de bactérias. O intestino é habitado por bactérias boas e ruins. ...
  • Kefir combate candidíase e infecção urinária. O kefir pode ajudar a saúde vaginal de diferentes maneiras. ...
  • Como fazer kefir.

Tratamento e prevenção para a candidíase
O consumo de vitamina D e probióticos (bactérias que fazem bem) também costuma ser eficaz em pacientes que apresentam os sintomas repetidamente. Para o tratamento, são receitados antifúngicos via oral, ora em cremes, ora em pomadas vaginais.