O que a caipora gosta?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 2 votos

A Caipora aprecia o fumo. Assim, reza o costume que, antes de sair numa noite de quinta-feira para caçar no mato, deve-se deixar fumo de corda no tronco de uma árvore e dizer: "Toma, Caipora, deixa eu ir embora". A boa sorte de um caçador é atribuída também aos presentes que ele oferece.

Algumas lendas citam a caipora como um ser que adora fumo e cachaça e que engana os caçadores que não oferecem esses itens a ela. Existem versões que apresentam caipora, sendo índio ou índia, como capaz de montar um porco-do-mato, muito conhecido como caititu.

Uma versão conhecida apresenta a caipora como uma índia de baixa estatura, mas bastante forte. A caipora teria grandes cabelos, sendo que em algumas versões seus eles são de cor avermelhada. Ela teria o corpo com muitos pelos e usaria roupas indígenas.

Curupira gosta de pregar peças nos caçadores que entram na floresta. Ele pode disfarçar-se de caça e, assim, atrair a atenção do caçador, que inicia uma perseguição à sua suposta presa e, então, perde-se no meio da floresta. Ele também pode atormentar os caçadores com um assovio ensurdecedor.

Protetor dos animais e das matas, o Curupira também é chamado de Caiçara, Caapora, Pai do Mato, Mãe do Mato, Caipora, Anhangá...

Nhoc Nhoc (Diz o porquinho). A Caipora sobe em seu inseparável porquinho, e os dois saem pela floresta a passear.

Uma forma de escapar da ação do Caipora é oferecer-lhe fumo de corda e outros presentes, que devem ser deixados próximos ao tronco de uma árvore, de preferência numa quinta-feira. Mesmo assim, não é garantia de que o Caipora não irá agir, pois dizem que ele pode ser traiçoeiro.

Uma das mais famosas personagens das lendas do folclore brasileiro, a Caipora é representada na forma de uma jovem índia de cabelos avermelhados, com orelhas pontudas e dentes esverdeados. É considerada uma das principais protetoras dos animais e da floresta, como um todo.

Ele odeia os homens que caçam e destroem as matas. Por isso, gosta de deixar os caçadores perdidos dentro da floresta. Quem vê o Curupira perde totalmente o rumo, não sabe mais achar o caminho de volta…

Outro nome do Caipora, ou Caapora, é Curupira, protetor das árvores, chamado assim quando apresenta os pés normais. Em algumas regiões, há fusão dos dois duendes, em outras elas coexistem. O mito emigrou do Sul para o Norte, conforme conclusão dos estudiosos.

A presença do curupira poderia ser notada por meio de um assovio constante e contínuo que atormentava aqueles que entravam na floresta. O detalhe é que aqueles que ouviam o assovio não conseguiam identificar de onde o som era emitido e também não conseguiam encontrar quem o emitia.

22 de agosto é o dia do Folclore no Brasil. A data foi instituída em 1965 e tem por objetivo relembrar e valorizar aspectos da cultura brasileira. É o caso das lendas como a do Saci, da Mula-sem-cabeça, do Caipora e da cidade misteriosa de Jericoacoara.

Assobia, estala os galhos e assim dá falsas pistas fazendo com que ele se perca no meio do mato. Mas, de acordo com a crença popular, é sobretudo nas sextas-feiras, nos domingos e dias santos, quando não se deve sair para a caça, que a sua atividade se intensifica. Mas há um meio de driblá-la. A Caipora aprecia o fumo.

Poderiam voltar todos os mortos nessa segunda temporada e o Eric ser o boitatá , sendo filho de um boto ele se tornou uma entidade como os outros e tem o filho da menina da aldeia que engravidou do boto, ele poderia se tornar boto.

Uma outra característica e, talvez o ponto fraco do Curupira, é a sua curiosidade. Assim, a lenda adverte que para escapar de suas armadilhas, a pessoa deve fazer um novelo com cipó e esconder bem a ponta. Muito curioso, ele fica entretido com o novelo e a pessoa consegue fugir.

A comida favorita do Curupira são frutas e legumes.

Resposta verificada por especialistas
A fruta preferida do Curupira é a manga, assim como seu prato predileto é a salada de folha de manga.