O que a cabra não pode comer?

Perguntado por: epires . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

O repolho, batatas e as folhas do tomate também foram relatados como tóxicos em alguns casos. Em todos os casos, um futuro proprietário de cabra deve fazer uma pesquisa sobre plantas encontradas localmente que podem ser tóxicas para cabras.

Milho e trigo são os alimentos mais comuns fornecidos a essa categoria animal. Entretanto, os grãos devem ser introduzidos à dieta da cabra leiteira, progressivamente, e em pouca quantidade. 2. Cabras jovens, com até 14 meses de vida, também recebem grãos mistos (2 xícaras de café por dia).

Além da comida, a alimentação da cabra deve incluir água fresca e limpa a todo momento. As frutas e verduras frescas ainda precisam estar à disposição dos “pequenos grandes” chifrudos.

Muitos criadores de cabra oferecem uma pequena quantidade de sobras de frutas e vegetais (cascas de frutas, peles de vegetais) ou uma pequena fatia de pão e suas cabras parecem amar isso.

Algo muito importante para a alimentação delas, além da ração apropriada, é o sal mineral, que ajuda na formação dos ossos e do bom processo digestivo.

Uma ótima opção é construir um piso ripado com sarrafos de 3 centímetros (espessura) por 5 centímetros (largura). Nesse caso, deve haver um espaço de 2 centímetros (entre os sarrafos) e de 1,0 centímetro (altura do solo). Plantas arbustivas com folhas largas, como feijão-guandu, são uma boa fonte de nutrientes.

Animais conseguem distinguir emoções positivas e negativas de suas companheiras através dos sons emitidos. Uma nova pesquisa mostrou que cabras comunicam seus sentimentos através de berros — e suas parceiras são capazes de diferenciá-los.

O que cabras não devem comer
O primeiro item da lista de alimentos proibidos para caprinos é qualquer derivado de proteína animal, afinal, eles são herbívoros. Portanto, nunca ofereça leite, carne, ração de gato, cachorro e de qualquer outro animal, por exemplo.

O sal mineral deve ser oferecido durante todo o ano, tanto para animais criados em confinamento como em pastagens.

Fornecer grãos extras, feno e aveia para as suas cabras pode ajudar a engordá-las. Limite cerca de 400 a 600 gramas de grãos por dia. Alfafa e milho em grãos irão ajudá-las a ganhar peso, mas elas podem comer em excesso esses alimentos.

Por isso a quantidade de capim nunca deve exceder o consumo diário do rebanho. Se um animal adulto consome de 5 a 7 de massa verde por dia. Isso transformado em matéria seca dá um número entre 1,5 Kg/cabra/dia e 1,8 kg/cabra/dia.

Assim como todo ruminante, a cabra leiteira deve receber uma dieta rica em vitaminas A, D, E e K, pois os microrganismos do rúmen só sintetizam essas vitaminas hidrossolúveis.

No caso dos ovinos, o banho é recomendado uma ou duas vezes ao ano para prevenir contra piolhos e sarnas. Os animais que apresentam lã devem ser banhados entre 4 e 6 meses após a tosquia. Já os indivíduos deslanados não apresentam nenhuma restrição, ficando a critério do produtor rural a melhor época para o banho.

Errado! Do ponto de vista digestivo, o cavalo é considerado um animal frágil, pois apresenta uma inserção oblíqua do esôfago no estômago, impedindo o retorno de qualquer alimento que chega ao estômago, afirma Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso a Distância CPT Alimentação de Cavalos.

Ervas daninhas ou matos: não sendo tóxicas ou venenosas, podem ser dadas aos caprinos que gostam principalmente das arbustivas. Entre elas temos: picão, assapeixe, amendoim bravo, etc. Diversos: folhas de milho, ramas de aipim, rami, folhas de batata-doce, etc.

O leite de vaca é mais barato, podendo ser usado em substituição ao leite de cabra para aleitamento de cabritos, pois tem resultado em desempenho semelhante ao de animais alimentados com leite de sua espécie (Ribeiro, 2003).

Cabras LeiteirasP. O, animais de excelente linhagemLactação persistente, entre 250/300 diasCom média de plantel, entre 4/4.5 kg de leite/diaValor a consultar de R$ 1.500,00 a R$ 5.0...

Apesar de serem chamados de “desmaios”, o que acontece é um pouquinho diferente – as cabras nem perdem a consciência. A condição real é chamada de miotonia congênita e é resultado de uma extrema rigidez dos músculos após algum susto. Essa característica é genética e não acontece com todas as cabras.

Pode ser identificado por sintomas como vulva inchada, com muco vaginal, a fêmea se apresenta inquieta, nervosa, berrando além do normal, abanando constantemente a cauda, montando e sendo montada por companheiras.