O que a BNCC fala sobre o projeto de vida?

Perguntado por: nconceicao . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 18 votos

O projeto de vida traz a possibilidade de arquitetar, conceber e plasmar o que está por vir. O ser humano tanto pode idealizar uma bomba, quanto a cura para uma doença.

As habilidades socioemocionais são fundamentais para o desenvolvimento do projeto de vida na escola, pois permitem que os estudantes lidem com os desafios e estabeleçam relações interpessoais saudáveis. Assim, é importante que a escola trabalhe essas habilidades, sobretudo por meio da educação socioemocional.

O componente curricular Projeto de Vida busca oferecer aos estudantes paulistas condições de se posicionarem diante dos contextos e dos desafios, limites e possibilidades deste século.

A elaboração de um Projeto de Vida pressupõe elementos muito importantes, como a definição de uma visão de futuro; sonhos; compromisso e engajamento e sentido.

Componente Curricular de Projeto de Vida
A proposta pedagógica do componente curricular Projeto de Vida é pautada em referências importantes para a concepção de Educação Integral, como: os Quatro Pilares da Educação (Unesco, 1996), desenvolvimento socioemocional, a pedagogia da presença e o protagonismo.

Para que isso ocorra, o documento prevê o desenvolvimento de cinco competências:

  • autoconsciência;
  • autogestão;
  • consciência social;
  • habilidade de relacionamento;
  • tomada de decisão responsável.

O Projeto de Vida é uma iniciativa cujo objetivo é criar uma ponte entre quem o aluno é e quem ele quer ser. Por meio desse planejamento, o aluno ganha uma melhor compreensão sobre os interesses profissionais, sociais e pessoais que compõem sua personalidade.

O projeto de vida está presente em várias passagens da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define as diretrizes para o ensino nas escolas brasileiras. Ele recebe destaque entre as 10 competências gerais determinadas para a educação básica.

Habilidade: EF15LP02 - Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre ...

O que é habilidade na BNCC? As habilidades da BNCC são os conhecimentos necessários para o pleno desenvolvimento das competências. Em outras palavras, ao desenvolver uma competência, estamos mobilizando várias habilidades que juntas proporcionam o domínio em determinado contexto.

O que é o Projeto de Vida
No âmbito escolar, é um componente curricular transversal, que visa a auxiliar crianças e adolescentes a refletirem sobre sua condição atual e sobre o seu futuro.

espaço de acesso ao conhecimento; ampliação do universo cultural; ascensão social e profissional.

Por isso, o Projeto de Vida pode ser ministrado por um professor de qualquer área do conhecimento e não precisa ser, necessariamente, um psicólogo ou pedagogo.

Três jovens amigas - Silvia e Mônica, fonoaudiólogas, e Lêda, psicóloga - uniram-se para colocar em prática alguns dos ensinamentos da vida acadêmica e tornar realidade o anseio de criar um projeto dedicado à Educação. Assim, em 1991, nasceu a Escola Projeto Vida! Quantos desafios!

seguinte organização:

  • 1 – Identidade. ...
  • 2 – Valores. ...
  • 3 – Responsabilidade social. ...
  • 4 – Competências para o século XXI. ...
  • 1 – Sonhar com o futuro. ...
  • 2 – Planejar o futuro. ...
  • 3 – Definir as ações. ...
  • 4 – Rever o Projeto de Vida.

O Projeto de Vida, em um sentido mais amplo, é um plano que tem o objetivo de tornar consciente nossa trilha de aprendizagem ao longo da vida, além de valores, competências e dificuldades. Quando essa reflexão acontece na vida escolar de uma criança, mais tempo ela terá para correr atrás dos seus sonhos.

As três dimensões do projeto de vida
As três dimensões a serem desenvolvidas no projeto de vida são: pessoal (autoconhecimento), social (vida em sociedade) e profissional (mundo do trabalho).

Ser professor de Projeto de Vida significa atuar como mediador, num espaço rico em possibilidades, com extrema sensibilidade e capacidade de ouvir os adolescentes e compreender seus diferentes pontos de vista, estabelecendo um diálogo de igual para igual, considerando que, muito além do conhecimento acadêmico, cada um ...

O ciclo de vida de um projeto é uma série de fases pelas quais o projeto passa desde seu início até a sua conclusão. O ciclo de vida do projeto é constituído pelas fases: o início do projeto; a organização e preparação; a execução do trabalho do projeto, e; o encerramento do projeto.

EF15LP01. Habilidade: (EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.